«

»

fev 02 2014

Imprimir Post

Nascar muda quase tudo para a temporada 2014

A NASCAR resolveu fazer grandes mudanças para a temporada 2014. A primeira delas atinge todas as categorias ligadas à Nascar, isto é a Sprint Cup, a Nationwide Series e a Truck Series. Ela altera o modo como as classificações são realizadas, colocando-as próximas de outras categorias do automobilismo mundial.

A partir de agora e para todas as etapas, exceto a Daytona 500 e a Eldora (apenas Truck Series) as classificações ocorrerão de um dos seguintes modos.

O formato tem leve variação, dependendo do tamanho da pista. Para aquelas com extensão igual ou superior à 1,25 milhas (2,011 km) os carros serão divididos em 3 sessões de qualifying. No Q1 todos os carros vão para a pista simultaneamente e terão 25 minutos para tentar suas melhores voltas. Os 24 mais rápidos vão para o Q2, que durará 10 minutos. Os 12 mais rápidos vão para o Q3 onde se completará a definição do grid, com duração de 5 minutos.

Uma particularidade que se manterá presente na nova classificação: a regra dos 35 carros mais bem classificados no campeonato de donos de carros se mantém, além de uma vaga garantida para o melhor ex-campeão da categoria. Ou seja, no Q1, o posicionamento final de pista pode não ser a posição de largada entre os últimos colocados.

Já para as pistas curtas (com extensão inferior à 1,25 milhas – isto é: Bristol, Dover, Iowa, Martinsville, New Hampshire, Phoenix e Richmond) haverá apenas duas sessões de qualifying. Na Q1 sempre todos os carros participam, mas a sessão terá a duração de 30 minutos. Para o Q2 vão apenas os 12 carros mais rápidos que disputarão as melhores posições do grid durante 10 minutos.

Acidentes ou problemas na pista causarão a bandeira vermelha, que interromperá a contagem do tempo, que recomeçará quando for dada bandeira verde novamente. Mas se a interrupção for por chuva as posições de largadas serão definidas pela última volta de classificação do carro, o que também define o desempate em caso de tempos iguais durante as sessões.

 » Veja um resumo da nova classificação da Nascar:

1. Pistas Curtas
Q1 de 30 minutos com todos os carros na pista
Q2 de 10 minutos com apenas os 12 mais rápidos da Q1

2. Pistas Médias e Longas
Q1 de 25 minutos com todos os carros na pista
Q2 de 10 minutos com os 24 mais rápidos da Q1
Q3 de 5 minutos com os 12 mais rápidos da Q2

A Nascar também mudou, e também substancialmente, as regras de formação de disputa do Chase, mas isso é assunto para um novo post, veja aqui

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=10025

1 menção

  1. Nascar muda completamente o Chase para 2014 » EsportesMotor

    […] « Nascar muda quase tudo para a temporada 2014 […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>