«

»

mar 11 2014

Imprimir Post

Caruaru volta a abrir a temporada da F-Truck

Desde que passou a integrar o calendário da Fórmula Truck, em 1997, o Autódromo Ayrton Senna, em Caruaru (PE), foi palco da primeira etapa da categoria em nove ocasiões. A única pista do Nordeste a integrar o calendário nacional, justamente por conta da tradição que conquistou na categoria, volta em 2014 à condição de sede da abertura de uma temporada, depois de oito anos.

A primeira das dez corridas do ano, que dará início à disputa pelos dois títulos da Fórmula Truck – dos campeonatos Sul-Americano e Brasileiro –, será disputada neste domingo (16), sob uma expectativa de reunir mais de 45.000 pessoas no autódromo. A programação de pista já terá início nesta sexta-feira, quando estão marcadas duas sessões de treinos livres de 60 minutos, cada.

A etapa pernambucana foi a primeira do campeonato da Fórmula Truck em suas nove primeiras edições, realizadas sempre no mês de março dos anos de 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2004, 2005 e 2006. Em 2007, a corrida aconteceu em agosto. As seis edições entre 2008 e 2013 foram disputadas no mês de maio, sempre valendo como terceira etapa. A cidade deixou de receber a categoria apenas duas vezes, nas temporadas de 1996 e 2003.

“O fato da Fórmula Truck voltar a abrir o calendário em Caruaru é muito importante para Pernambuco e para o Nordeste”, opina o piloto Beto Monteiro, pernambucano que corre pela Scuderia Iveco. “Nós recuperamos a condição que tínhamos, que é a honra de abrir o campeonato da categoria mais popular da América do Sul. Recuperamos as nossas origens. Hoje a Fórmula Truck já é parte da cultura dos pernambucanos”, aponta o piloto.

O público pernambucano, historicamente um dos mais participativos da Fórmula Truck, tem um motivo a mais para comparecer ao autódromo neste domingo para a abertura da temporada de 2014: Monteiro, tido como ídolo do automobilismo local, estará na pista como atual campeão. “Conto com a torcida me apoiando outra vez, sabendo que eu trouxe para Pernambuco os títulos de campeão brasileiro e de campeão sul-americano da Truck”, diz.

Monteiro figura na lista de vencedores da etapa de Caruaru. Ele ganhou a corrida em 2004, mesmo ano em que conquistou o primeiro de seus dois títulos brasileiros – na época, com um Ford. Ele esteve no pódio caruaruense outras quatro vezes. Foi segundo colocado em 2002, igualmente competindo com um caminhão Ford. Terminou em quarto lugar em 2010 e 2013 e ficou em terceiro em 2012, nesses três casos já pilotando o caminhão Iveco.

“Todas as vezes que consegui levar o caminhão até o fim da corrida sem problemas fui para o pódio”, observa Monteiro. “Tenho uma expectativa muito grande. Os dois títulos que conquistamos no ano passado me dão motivação para iniciar outro ciclo vencedor. Eu vou para cima, quero repetir a campanha e ser campeão também neste ano”, anima-se o único piloto nordestino no grid da Fórmula Truck, que esteve no pódio de cinco das dez etapas de 2013.

PROGRAMAÇÃO

» sexta-feira (14): treinos livres de 60 minutos, começando às 11h e às 14h
» sábado (15): treinos livres, de 45 minutos, a partir das 8h30 e das 10h15
» sábado (15):  classificação, a partir das 13h
» domingo (16): prova, a partir das 13h.

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=10176

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>