Leclerc dá a vitória para a Ferrari em Monza após 9 anos

Foram nove anos desde que a Ferrari tinha vencido pela última vez em seu GP em casa. Agora foi o monegasco Charles Leclerc que levou à fanática torcida ao novo delírio doméstico, deixando a dupla da Mercedes para trás, com Valtteri Bottas em segundo e Lewis Hamilton em terceiro.

Esta foi a segunda vitória de Leclerc na temporada e na carreira, e consecutivas. De quebra o resultado ruim de Sebastian Vettel na prova – terminou sem pontos, na 13ª colocação – deu a chance de Leclerc subir para terceiro no Campeonato de Pilotos, e ficar a apenas três pontos de Max Verstappen, que terminou em oitavo, depois de largar da última posição do grid.

As Renault fizeram bonito em Monza, e se ontem se classificaram em quinto e sexto para o grid, na corrida deste domingo conseguiram avançar outra posição, terminando em quarto e quinto lugares, com Daniel Ricciardo sempre à frente de Nico Hulkenberg.

Assim como no treino, a melhor Red Bull foi a de Alexander Albon, que acabou a prova na sexta colocação.

Vettel, numa fase de maré bem vazante, foi punido duas vezes neste GP da Itália. A primeira, ainda durante a corrida, quando ao rodar na pista, voltou em cima do carro de Lance Stroll, que rodou pelo choque com a asa dianteira da Ferrari. Vettel levou um “stop-and-go” de 10 segundos, a punição mais severa antes da desclassificação. Depois da corrida levou mais três pontos “na carteira”, o que significa que ficou à uma punição com banimento de uma corrida se repetir a situação até o final da temporada.

A melhor volta da prova foi a de Hamilton, completada em 1min21,779s à uma velocidade de 255,014 km/h. Mas os líderes foram Leclerc com 45 voltas lideradas e Bottas com oito.

Hamilton ainda lidera com muita folga (lembrando que ele tem 8 vitórias e os demais – Bottas, Leclerc e Verstappen – tem “apenas” duas cada um), O inglês tem 62 pontos de vantagem sobre Bottas e cerca de cem pontos à frente dos outros dois.

Veja o Resultado Completo do GP da Itália
Veja o Histórico Completo deste Circuito
Veja um Resumo de como ficou a Temporada da F-1
Veja como ficou o Campeonato de Construtores
Veja como ficou o Campeonato de Pilotos
Veja os Resultados dos Pilotos nesta Temporada
Veja como ficou a Batalha entre Companheiros de Equipe

PosPilotoNac.EquipeTempo
Charles LeclercMONFerrari53 voltas
Valtteri BottasFINMercedes+0,835s
Lewis HamiltonINGMercedes+35,199s
Daniel RicciardoAUSRenault+45,515s
Nico HulkenbergALERenault+58,165s
Alexander AlbonTAIRedBull+59,315s
Sergio PerezMEXRacing Point+73,802s
Max VerstappenHOLRedBull+74,492s
Antonio GiovinazziITAAlfa Romeo-1 volta
10ºLando NorrisINGMcLaren-1 volta

— Resumo da Classificação —–

O monegasco Charles Leclerc conseguiu sua quarta pole – a segunda consecutiva – na temporada 2019 da Fórmula 1. Mas a pole em Monza teve um final bizarro, situação que parece querer se tornar normal tanto na F-1 quanto na F-3.

Depois de uma bandeira vermelha no Q3, devido à batida de Kimi Raikkonen, os carros de todos os demais nove pilotos foram enviados para uma última volta tarde demais. Além disso vários pilotos pilotaram de forma muito lenta na chamada volta de aquecimento dos pneus, atrapalhando os demais e fazendo com que ninguém conseguisse tentar mudar o resultado prévio.

No final, a organização apenas advertiu alguns pilotos – Nico Hulkenberg, Carlos Sainz Jr e Lance Stroll – e nenhuma punição foi dada – diferentemente do que aconteceu na sexta-feira com os pilotos da F-3, onde quinze pilotos foram punidos por fazer algo muito similar.

Assim ao lado de Leclerc na primeira fila estará Lewis Hamilton, enquanto Valtteri Bottas e Sebastian Vettel estarão lado-a-lado na segunda fila. Já as Renault dividirão a fila #3, com Daniel Ricciardo à frente de Nico Hulkenberg.

Lá do fim do grid vai largar Max Verstappen. O jovem holandês já largaria dessa posição, por causa de punições por trocas de peças de seu motor, mas seu Red Bull acabou apresentando perda de potência (ou assim foi relatado pelo piloto) e ele só deu três voltas lançadas.

Veja o Grid Completo para o GP da Itália
Veja o Histórico Completo deste Circuito
Veja um Resumo de como está a Temporada da F-1
Veja como está o Campeonato de Construtores
Veja como está o Campeonato de Pilotos
Veja os Resultados dos Pilotos nesta Temporada
Veja como ficou a Batalha entre Companheiros de Equipe

» Veja os melhores no grid:

PosPilotoNac.EquipeTempo
Charles LeclercMONFerrari79,307s
Lewis HamiltonINGMercedes79,346s
Valtteri BottasFINMercedes79,354s
Sebastian VettelALEFerrari79,457s
Daniel RicciardoAUSRenault79,839s
Nico HulkenbergALERenault80,049s
Carlos Sainz JrESPMcLaren80,455s
Alexander AlbonTAIRedBullSem Tempo
Lance StrollCANRacing PointSem Tempo
10ºKimi RaikkonenFINAlfa RomeoSem Tempo
FJPB143

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=10224

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com