F2: Disputa do título de 2019 deve ser definida em Sochi

A etapa de Sochi, rodada dupla da Fórmula 2 na Rússia, nos dias 28 e 29 de setembro, embora sendo a penúltima da temporada 2019 da categoria, pode decidir o título de campeão, e até de forma bastante tranquila.

A vantagem de Nyck de Vries – que já assinou contrato para correr a temporada 2019/2020 da Fórmula E com a nova equipe de fábrica da Mercedes – é bem tranquila, com o holandês 59 pontos à frente do canadense Nicholas Latifi.

Lembrando que ainda restam, nas duas últimas etapas da temporada, um total de 96 pontos em disputa, e portanto até mesmo o quinto colocado, o brasileiro Sergio Sette Camara, teria chances matemáticas de levar o título, as estatísticas mostram que isso está bem fora do razoável.

Isso é melhor verificado se conferir os Ranks dos Pilotos da F-2. De Vries tem mais de 7,5 pontos de vantagem para Latifi, o que é muito para tirar em duas etapas, desde que os resultados não sejam fora do padrão anterior.

Para Latifi ser o campeão precisaria vencer todas as quatro provas que faltam levando também as poles e as voltas mais rápidas, e ainda torcer para que De Vries não seja melhor que quinto colocado nas provas #1 e quarto nas provas #2.

Já para De Vries sair campeão agora em Sochi, bastaria conseguir a vitória na prova #1 e o segundo lugar na prova #2. Não dependeria de nenhum resultado, seja nesta ou na outra etapa, do seu maior oponente, Latifi. O holandês só precisa fazer 37 pontos em Sochi para ser campeão, quaisquer que sejam os resultados de Latifi.

Na verdade o que se espera é que quatro pilotos briguem muito, mas pelo vice-campeonato. Latifi, Jack Aitken, Luca Ghiotto e o próprio Sette Camara, estão próximos, tanto nos pontos (onde a diferença entre eles fica abaixo dos 15 pontos) quanto no rank (onde a diferença entre eles não chega à 12 pontos).

Mas nesta comparação, as estatísticas ficam mais complicadas para o brasileiro e Ghiotto, devendo a taça de vice-campeão ficar mesmo apenas entre Latifi e Aitken.

» Veja abaixo como estão os Top 5 no Rank de Pilotos:

Nyck de Vries58,74 pontos
Nicholas Latifi50,22
Jack Aitken46,06
Luca Ghiotto39,00
Sergio Sette Camara38,94

» Veja abaixo como estão os Top 5 no Campeonato de Pilotos:

#PilotoPon
tos
Vitó
rias

dios
VMRPo
les
Nyck de Vries22531034
Nicholas Latifi1664620
Luca Ghiotto1552712
Jack Aitken1533720
Sergio Sette Camara1511631
FJPB133

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=10325

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com