«

»

abr 08 2014

Imprimir Post

Stock Car começa em Santa Cruz do Sul

Stock Car inaugura rodadas duplas em Santa Cruz do Sul

Stock Car inaugura rodadas duplas em Santa Cruz do Sul

Não é erro o título desta notícia, não! Com muitas mudanças para a temporada 2014, a primeira etapa, disputada em São Paulo no fim do mês passado (23), valeu mais pelo lado marketing da coisa, com a corrida sendo disputada em duplas, com os pilotos titulares, correndo com convidados especiais.

Mas além disso, foi bem usado como um segundo teste coletivo, já que a pontuação só foi dada pela metade (aproximadamente), e para apenas os 12 primeiros colocados. Lembrando que na Stock Car sempre pontuam os 20 primeiros.

Mas a partir da etapa de Santa Cruz do Sul, neste fim de semana, com a volta do circuito, que ficou dois anos afastado do calendário da categoria, começa o lado que mais mudanças trará à categoria, que é o topo do automobilismo nacional: as rodadas duplas, com provas com duração e pontuação diferenciadas.

Saem as duplas de pilotos e entram as rodadas duplas.

Na primeira prova, a prova longa, que terá 40 minutos + 1 volta de duração, os vinte primeiros pontuam como nos anos anteriores: começa com 24 pontos, para o primeiro e vai até 1 ponto, dado para o vigésimo colocado. O início será às 11:00h do domingo.

Já na segunda prova, com duração de 20 minutos + 1 volta (isto é: metade da prova longa), a pontuação será menor e será dada começando por 15 pontos ao vencedor, e indo até 1 ponto para o 14º colocado. Seu início será às 12:20h do mesmo domingo.

Um ponto a destacar é que a segunda prova não terá um classificatório para definir a ordem do grid. Simplesmente o segundo grid terá a inversão de posições entre os Top 10 da primeira prova, enquanto as posições a partir da 11ª manterá a mesma ordem de chegada da primeira prova. Se esperam grandes brigas entre os que estiverem perto do décimo lugar, nas voltas finais da prova longa, já que quem finalizar em  décimo largará na pole da outra prova.

A única preocupação de todos, incluindo principalmente pilotos e mecânicos das equipes, é que a segunda prova começa aproximadamente 30 minutos após o encerramento da primeira. Com isso, qualquer problema nos carros, como batidas ou desregulagens maiores em suspensão, freio ou motor, ficará muito difícil para colocar novamente competitivo o carro para a segunda prova.

De qualquer forma, o valor de duas vitórias num único fim de semana, significarão 39 pontos na carteira. Não vai dar para perder tudo isso, usando uma estratégia irrazoável.

Vamos ver como ficará tudo isso, neste domingo, dia 13 de abril.

Confira como é o novo sistema de pontuação da categoria.

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=10439

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>