WRC na Espanha: Neuville vence, Tanak é campeão

Encerrado o Rali da Espanha neste domingo, se encerrou também uma era de Sebs campeões (foram nove campeonatos consecutivos para Sebastien Loeb, seguidos por seis campeonatos consecutivos para Sebastien Ogier), todos franceses. Abre-se uma nova era (quem sabe?) de campeões Ott.

O estoniano Ott Tanak chegou em segundo lugar, num rali vencido pelo belga Thierry Neuville, e também venceu o Power Stage, com isso acumulando 28 pontos na Espanha, e se sagrando campeão – um título inédito para ele – com uma etapa de antecipação.

Não faltou a presença interessante do espanhol Daniel Sordo no pódio de sua casa, piloto que não muito frequentemente tem aparecido no pódio nos últimos anos, embora já tenha acumulado 50 pódios na categoria, onde começou em 2003.

Depois dos pilotos no pódio apareceram Sebastien Loeb, Jari-Matti latvala, Elfyn Evans, Teemu Suninen e Sebastien Ogier, que completou o Top 8 e sai da Espanha sem ter mais condições de tirar a diferença para Tanak, que subiu para 46 pontos, e até perdeu a vice-liderança para Neuville.

Estes dois agora vão para a Austrália, dia 17 de novembro, para decidir quem será o vice-campeão e quem terá que se contentar com o terceiro lugar, já que o quarto colocado, o norueguês Andreas Mikkelsen – mas que não disputa a temporada completa -, tem menos de metade dos pontos de Ogier.

Veja o Resultado Completo do Rali da Espanha
Veja um Resumo deste Rali e os Vencedores das Especiais
Veja como ficou o Campeonato de Pilotos
Reveja os Pódios de cada rali já disputado
Confira as Estatísticas dos Pilotos na Temporada
Confira os Resultados das Equipes na Temporada

» Veja os melhores colocados no Rali da Espanha:

1º Thierry Neuville  (Hyundai)  28 pontos (5 especiais vencidas)
2º Ott Tanak  (Toyota)  23 (5)
3º Daniel Sordo  (Hyundai)  17 (3)
4º Sebastien Loeb  (Hyundai)  12 (3)
5º Jari-Matti Latvala  (Toyota)  10
6º Elfyn Evans  (Ford)  12
7º Teemu Suninen  (Ford)  6
8º Sebastien Ogier  (Citroen)  5 (1)
9º Mads Ostberg  (Citroen)  2
10º Eric Camilli  (Citroen)  1

Neuville lidera no sábado

Após disputadas 13 especiais, e finalizando a terceira perna do Rali da Espanha neste sábado, Thierry Neuville volta a liderar na Catalunha, e colocando 21,5s de frente sobre seu companheiro na Hyundai WRT, Daniel Sordo.

O preferido para levar o título de campeão de 2019, Ott Tanak, que começou diminuindo o ritmo após os problemas com Sebastien Ogier, retomou seu ritmo normal, após verificar que Ogier vinha subindo na tabela de tempos.

No momento o estoniano chegou à terceira posição provisória, mas vê seu único oponente ao título, chegar à oitava posição. Assim sendo, para Tanak se sagrar o campeão na Espanha, vai ter que chegar do nono lugar para cima. Terá também – exceto se finalizar na quarta colocação – que se preocupar em cercar Ogier no Power Stage, e portanto se arriscar mais, para não deixar escorrer o título entre os dedos.

Neste domingo serão disputadas as últimas quatro especiais, num percurso cronometrado de 74,14 km, do Rali da Espanha.

O “Power Stage” é sempre é a última especial que é disputada num rali do Mundial de Rali (WRC) – premia os cinco melhores nessa especial e que tem uma transmissão integral pela TV ao Vivo. O bônus para o P1 é de 5 pontos, diminuindo até o P5 que leva 1 ponto.

» Veja abaixo os melhores na parcial:

PosPilotoEquipeDiferença
Thierry NeuvilleHyundai WRTlíder
Daniel SordoHyundai WRT+00:21,5s
Ott TanakToyota Gazoo Racing+00:24,6s
Sebastien LoebHyundai WRT+00:25,2s
Jari-Matti LatvalaToyota Gazoo Racing+00:46,8s
Elfyn EvansM-Sport WRT+01:09,2s
Teemu SuninenM-Sport WRT+01:24,5s
Sebastien OgierCitroen Total+04:09,9s
Mads OstbergCitroen Total+06:35,2s
10ºEric CamilliEric Camilli+06:38,2s

Ogier enfrenta drama e cai para 17º

Sebastien Ogier enfrentou um problema em sua direção hidráulica e perdeu mais de 40 segundos para dar um jeito e poder prosseguir disputando o Rali da Espanha – penúltima etapa do WRC (Mundial de Rali) – crucial para suas pretensões de obter seu sétimo título mundial.

Mas ao longo desta segunda perna sua performance continuou caindo, e ao final da especial #6 já estava na 17ª colocação na geral e com mais de 4 minutos de atraso.

Com isso Ott Tanak ficou mais tranquilo, pois se terminar à frente do oponente levará o título inédito já na Espanha – se Ogier não pontuar Tanak só precisará chegar na nona colocação. Tanak no momento se encontra na quinta colocação, já com 21,7s de desvantagem para o líder atual, Sebastien Loeb, único piloto a conseguir três vitórias nas especiais do rali espanhol.

Thierry Neuville, Daniel Sordo e Kris Meeke também estão à frente do estoniano, mas que vê Ogier cada vez mais distante, e já começa a desacelerar, tentando se manter vivo, pois só precisa de 2 pontos para sair campeão já na Espanha.

Veja o Resultado Parcial do Rali da Espanha
Veja os últimos pódios e os Vencedores das Especiais
Reveja os Ralis já disputados e os Pódios de cada um

» Veja os melhores após a especial #6:

#PilotoCarroDiferença
Sebastien LoebHyundailíder
Thierry NeuvilleHyundai+00:01,7s
Daniel SordoHyundai+00:07,6s
Kris MeekeToyota+00:13,0s
Ott TanakToyota+00:21,7s
Jari-Matti LatvalaToyota+00:30,1s
Elfyn EvansFord+00:44,0s
Teemu SuninenFord+00:51,8s
Takamoto KatsutaToyota+01:50,3s
10ºMads OstbergCitroen+02:59,8s
17ºSebastien OgierCitroen+04:01,4s

Tanak a um passo do título inédito

Neste fim de semana Ott Tanak já poderá se sagrar campeão do Mundial de Rali (WRC). Mas o título – que será inédito para o jovem estoniano – só viria agora se ele vencer o Rali da Espanha. Outra hipótese será Tanak não perder mais que três pontos para o vice-líder.

Se não vencer Tanak vai depender do resultado do vice-líder, o francês Sebastien Ogier. Tirando os pontos de bonificação do Power Stage, para Tanak levar a taça precisaria que Ogier não vencesse, daí bastaria chegar em terceiro lugar na Espanha.

Outra possibilidade seria Ogier chegar em terceiro, daí Tanak precisaria chegar em quarto lugar. Tanto nesta quanto na hipótese anterior, os dois empatariam em pontos, mas no primeiro critério de desempate – o número de vitórias – Tanak levaria o título, pois já venceu seis vezes, contra as três de Ogier.

Agora se Ogier vencer na Espanha, e depois repetir a dose na Austrália, Tanak se veria obrigado a obter no mínimo um quarto e um quinto lugares nesses dois últimos ralis do ano, para ser o campeão na última etapa.

Já para o terceiro colocado no campeonato, o belga Thierry Neuville, as chances são muito reduzidas.

E o título só viria para Neuville na hipótese, pouco provável, dele vencer os dois últimos ralis desta temporada e, além disso, se Tanak só alcançar no máximo dois oitavos lugares nestas duas últimas etapas da temporada.

» Veja como está o Campeonato:

#PilotoEquipePon
tos
Espe
ciais
Ott Tanak (EST)Toyota Gazoo Racing24071
Sebastien Ogier (FRA)Citroen Total21223
Thierry Neuville (BEL)Hyundai WRT19933

1.637.540FJPB1.289

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/wrc-na-espanha-tanak-a-um-passo-do-titulo-inedito/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.