F1 no México: Hamilton vence a prova e amplia a liderança

Mesmo com um carro que não tinha o desempenho ideal, Lewis Hamilton venceu de forma convincente, deixando Sebastian Vettel e Valtteri Bottas para trás. Todos subiram ao pódio diferente, com o carro do inglês sendo levado ao pódio – como se fosse uma “Victory Lane”.

Esta foi a décima vitória de Hamilton na temporada, sua segunda no circuito Hermanos Rodrigues, e sua 83ª na categoria, onde corre desde a temporada de 2007.

Charles Leclerc terminou a corrida na quarta colocação, à frente de Alexander Albon e Max Verstappen, ambos pilotos da Red Bull. Sergio Perez cruzou a linha de chegada na sétima colocação, à frente de Daniel Ricciardo, e das duas Toro Rosso, com Daniil Kvyat à frente de Pierre Gasly.

A melhor volta desta corrida ficou com Leclerc, completada em 1min19,232s à uma velocidade de 195,557 km/h.

Atualização:
Algumas horas após a corrida os comissários puniram Kvyat, por ter batido no carro de Nico Hulkenberg, na última curva da corrida. Com isso o russo caiu para 11º, enquanto Gasly sobe uma posição, assim como Hulkenberg, que conseguiu o ponto final da corrida

Veja o Resultado Completo do GP do México
Veja o Histórico Completo deste Circuito
Veja um Resumo de como ficou a Temporada da F-1
Veja como ficou o Campeonato de Construtores
Veja como ficou o Campeonato de Pilotos
Veja os Resultados dos Pilotos nesta Temporada
Veja como ficou a Batalha entre Companheiros de Equipe

» Veja abaixo os melhores na prova:

#PilotoNac.EquipeTempo
Lewis HamiltonINGMercedes71 voltas
Sebastian VettelALEFerrari+1,766s
Valtteri BottasFINMercedes+3,553s
Charles LeclercMONFerrari+6,368s
Alexander AlbonTAIRed Bull+21,399s
Max VerstappenHOLRed Bull+68,807s
Sergio PerezMEXRacing Point+73,819s
Daniel RicciardoAUSRenault+74,924s
Daniil KvyatRUSToro Rosso-1 volta
10ºPierre GaslyFRAToro Rosso-1 volta

Verstappen é punido e perde a pole

Deu o que tinha que dar: Max Verstappen foi punido por não ter respeitado as bandeiras amarelas, por causa da batida de Valtteri Bottas na volta final do Q3, obtendo a pole acelerando tudo.

Os comissários deram como pena a perda de três posições no grid da prova deste domingo. Com isso Charles Leclerc herda a pole do GP do México, com os pilotos Sebastian Vettel e Lewis Hamilton subindo uma posição cada. Max largará da quarta posição do grid.

Os comissários deram todas as razões para a punição, e concluíram: “Levando em conta todas as evidências disponíveis e as declarações do piloto, os comissários impuseram a perda de três posições no grid e dois pontos de penalidade para o holandês.”

Verstappen fica com a pole

Max Verstappen conseguiu a pole para o GP do México da Fórmula 1, com uma volta em 1min14,758s, deixando Charles Leclerc para trás por 0,266s. Esta foi apenas a segunda pole do holandês da Red Bull, que já tem sete vitórias em seu currículo.

Mas a volta de Verstappen veio após a batida de Valtteri Bottas, que aconteceu a menos de 200 metros da linha de chegada, quando já estavam agitadas as bandeiras amarelas duplas, que obrigam a todos os pilotos diminuir sua velocidade.

Não se sabe ainda que punição Max sofrerá, mas se for a perda de sua volta, não haverá problemas para ele, pois sua segunda melhor volta ainda é mais rápida que a de Leclerc.

Da segunda fila vão largar Sebastian Vettel e Lewis Hamilton, com Alexander Albon abrindo a terceira fila, onde terá a companhia de Bottas. As duas McLarens ficaram com a fila #4, com Carlos Sainz Jr à frente de Lando Norris, assim como as duas Toro Rosso ficaram com toda a fila #5, com Daniil Kvyat à frente de Pierre Gasly.

Lá no fim do grid apareceram as duas equipes com o pior rendimento no México. A Haas com Kevin Magnussen à frente de Romain Grosjean na penúltima fila, e a Williams com George Russell à frente de Robert Kubica.

O recorde da pista foi quebrado (à confirmar pelos comissários) com a volta de Verstappen ficando 0,001s abaixo da marca de Daniel Ricciardo, que ele conseguiu no ano passado.

Veja o Grid Completo para o GP do México
Veja o Histórico Completo deste Circuito
Veja um Resumo de como está a Temporada da F-1
Veja como está o Campeonato de Construtores
Veja como está o Campeonato de Pilotos
Veja os Resultados dos Pilotos nesta Temporada
Veja como ficou a Batalha entre Companheiros de Equipe

» Veja abaixo os melhores tempos do Q3:

#PilotoNac.EquipeTempo
Max VerstappenHOLRedBull74,758s
Charles LeclercMONFerrari75,024s
Sebastian VettelALEFerrari75,170s
Lewis HamiltonINGMercedes75,262s
Alexander AlbonTAIRedBull75,336s
Valtteri BottasFINMercedes75,338s
Carlos Sainz JrESPMcLaren76,014s
Lando NorrisINGMcLaren76,322s
Daniil KvyatRUSToroRosso76,469s
10ºPierre GaslyFRAToroRosso76,586s

Leclerc lidera 1-2 da Ferrari no TL3

O treino livre 3 foi uma pasmaceira total, mas quando chegou a marca de 50 minutos, tudo começou a rolar, e freneticamente. E a dupla da Ferrari fez um 1-2 com Charles Leclerc 0,027s à frente de Sebastian Vettel, deixando a dupla da Mercedes para trás.

Valtteri Bottas ficou 0,114s atrás de Leclerc, mas 0,122s à frente de Lewis Hamilton. Carlos Sainz Jr levou a McLaren para a quinta posição no TL3, ficando à frente da Red Bull de Max Verstappen.

Lá atrás apareceram as duplas da Haas e da Williams, que só ficaram à frente das Renault de Nico Hulkenberg, que conseguiu fazer apenas uma volta de instalação, e a de Daniel Ricciardo, que nem foi para a pista. Segundo a equipe apareceu sujeira no sistema de refrigeração, e eles tiveram que fazer uma limpeza em regra, para evitar maiores problemas para os motores na classificação.

» Veja abaixo os melhores tempos no TL3:

#PilotoCarroTempo
1Charles LeclercFerrari76.145s
2Sebastian VettelFerrari0.027s
3Valtteri BottasMercedes0.114s
4Lewis HamiltonMercedes0.236s
5Carlos Sainz Jr.McLaren0.493s
6Max VerstappenRed Bull0.758s
7Pierre GaslyToro Rosso0.945s
8Alexander AlbonRed Bull0.949s
9Lando NorrisMcLaren1.001s
10Sergio PerezRacing Point1.062s

Vettel lidera na sexta, à frente de Verstappen

Sebastian Vettel colocou a Ferrari na frente do grid no TL2 desta sexta-feira, em preparação ao GP do México, deixando a Red Bull de Max Verstappen 0,115s para trás.

A segunda Ferrari ficou com o terceiro melhor tempo, com Charles Leclerc deixando as duas Mercedes para trás. Valtteri Bottas foi 0,349s mais rápido que o companheiro Lewis Hamilton.

Em seguida apareceram as duas Toro Rosso, com Daniil Kvyat à frente de Pierre Gasly. O Top 10 foi completado por Nico Hulkenberg, da Renault, e Lando Norris, da McLaren.

A outra Red Bull ficou com o último lugar no TL2, após Alexander Albon ter dado apenas cinco voltas, antes de rodar e bater mais forte na proteção de pneus, o que causou uma demorada bandeira vermelha.

Veja o Histórico Completo deste Circuito
Veja um Resumo de como está a Temporada da F-1
Veja como está o Campeonato de Construtores
Veja como está o Campeonato de Pilotos
Veja os Resultados dos Pilotos nesta Temporada
Veja como está a Batalha entre Companheiros de Equipe

» Veja os melhores tempos no TL2:

#PilotoCarroTempoVol
tas
1Sebastian VettelFerrari76.607s 35
2Max VerstappenRed Bull/Honda0.115s37
3Charles LeclercFerrari0.465s34
4Valtteri BottasMercedes0.614s39
5Lewis HamiltonMercedes0.963s35
6Daniil KvyatToro Rosso/Honda1.140s40
7Pierre GaslyToro Rosso/Honda1.396s39
8Carlos Sainz Jr.McLaren/Renault1.472s38
9Nico HulkenbergRenault1.654s23
10Lando NorrisMcLaren/Renault1.742s36

México pode ver Hamilton hexacampeão

Para Lewis Hamilton sair do México, neste final de semana, com o hexacampeonato garantido, o inglês da Mercedes precisa vencer, acumular com o ponto extra de bonificação pela melhor volta e torcer para Bottas não subir ao pódio.

Nessa situação Hamilton já alcançaria 364 pontos, e poderia no máximo ver Bottas empatando consigo, mas só se ele não pontuar mais e ver Bottas chegar em quarto lugar, e depois vencer e levar o bônus nas três últimas etapas. Mesmo com o empate, levaria o título pelos critérios de desempate.

Embora a decisão do título possa até se estender ao GP de Abu Dhabi, o mais provável é que Hamilton feche a conta do hexa no GP dos EUA.

1.601.858FJPB1.237

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/f1-no-mexico-vettel-lidera-na-sexta-a-frente-de-verstappen/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.