Para evitar exclusão McLaren teria pedido desculpas à FIA

A informação abaixo, apareceu hoje na imprensa e em sites de automobilismo:

O The Times – um dos jornais mais conceituados da Inglaterra – garantiu que a McLaren pediu desculpas oficialmente à FIA pelos fatos ocorridos na Austrália, na qual a escuderia mentiu aos comissários para tentar garantir a terceira posição a Hamilton.

De acordo com a publicação londrina, o novo chefe de equipe de Woking, Martin Whitmarsh, enviou uma carta ao presidente da FIA, Max Mosley, admitindo a quebra do artigo 151 do regulamento da F-1 – o que acontece quando se deixa o esporte desacreditado.

As desculpas de Whitmarsh são claramente uma tentativa da McLaren de limitar os eventuais danos da punição que ela deve encarar em 29 de abril, quando o Conselho Mundial da entidade julgará a atitude da equipe, que corre o risco até de ser excluída do Mundial 2009.

Especulações dão conta de que o mais provável é o time ser multado e perder 30 pontos no campeonato de construtores, mas poderia haver ainda uma suspensão automática válida por dois ou três GPs.

Toda a confusão envolvendo a escuderia começou nas últimas voltas da corrida australiana. Hamilton estava no quarto posto quando, após um erro de Jarno Trulli, viu-se obrigado a ultrapassar o italiano, devolvendo a posição em seguida já que a bandeira amarela estava acionada.

Entretanto, o então diretor esportivo dos britânicos, Dave Ryan, que acabaria demitido, e o próprio Hamilton garantiram aos comissários da prova que o piloto da Toyota recuperou seu lugar porque quis, recebendo uma penalização que após o estouro do escândalo acabaria revogada.

Como consequências da polêmica, o atual campeão da Fórmula 1 chegou a pedir desculpas às vésperas da etapa da Malásia, chegando a chorar durante entrevista coletiva.

Há alguns dias um novo passo foi dado: Ron Dennis, ex-chefão da McLaren – abandonou definitivamente suas atividades no setor esportivo da McLaren, atitude interpretada pelo Times como uma estratégia para diminuir a pena da equipe, pois o dirigente é notório desafeto de Mosley.

1.638.273FJPB1.12

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/para-evitar-exclusao-mclaren-teria-pedido-desculpas-a-fia/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.