MotoGP em Valência: Marquez vence na despedida de Lorenzo

Marc Marquez não largou bem, caindo para o sexto lugar, mas foi galgando o pelotão, vencendo o último GP da MotoGP de 2019, no circuito Ricardo Tormo, na Comunidade Valenciana, por 1,026s sobre o pole Fabio Quartararo.

O pódio valenciano foi completado por Jack Miller, e mostrou três nacionalidades diferentes (espanhola, francesa e austríaca), além de três marcas diferentes (Honda, Yamaha e Ducati).

Aliás, tirando a moto oficial de Marquez, os outros dois pilotos eram de equipes satélites: a Yamaha SRT de Quartararo e a Alma Pramac de Miller.

Andrea Dovizioso chegou na quarta colocação sendo seguido pelos espanhóis Alex Rins, Maverick Vinhales e Joan Mir. Valentino Rossi completou o Top 8 da corrida final da temporada 2019 da MotoGP.

Na despedida do tricampeão Jorge Lorenzo, o espanhol terminou a etapa na 13ª colocação, ajudando a equipe Repsol Honda Team a levar o título de campeã da temporada.

Lorenzo, de 32 anos, é um tricampeão da classe rainha, levando os títulos em 2010, 2012 e 2015, além de ter se sagrado campeão duas vezes pelas 250cc, em 2006 e 2007. Na MotoGP ele acumulou 47 vitórias, 114 pódios e 12 voltas mais rápidas, nos 12 anos em que disputou a categoria em 201 GPs disputados.

Marc, que chegou à sua 56ª vitória – e assim ficou à 12 vitórias de Giacomo Agostini e à 23 de Valentino – bateu outro recorde em Valência. Ele acumulou 420 pontos na temporada, a maior pontuação da história da classe rainha numa temporada.

Com estes resultados o terceiro colocado no campeonato foi Vinhales,que ficou 6 pontos à frente de Rins.

Veja o Resultado Completo do GP de Valência
Saiba como terminou o Campeonato de Pilotos
Reveja as provas disputadas e os Pódios e Pole de cada
Confira as Estatísticas dos Pilotos nesta Temporada
Confira o Resumo dos Resultados das Equipes na Temporada

» Veja abaixo os melhores classificados:

#Piloto (Nac)EquipePontos
Marc Marquez (ESP)Repsol Honda Team25
Fabio Quartararo (FRA)Yamaha SRT20
Jack Miller (AUS)Alma Pramac Racing16
Andrea Dovizioso (ITA)Mission Ducati13
Alex Rins (ESP)Team Suzuki Ecstar11
Maverick Vinhales (ESP)Yamaha MotoGP10
Joan Mir (ESP)Team Suzuki Ecstar9
Valentino Rossi (ITA)Yamaha MotoGP8
Aleix Espargaró (ESP)Team Gresini7
10ºPol Espargaró (ESP)Red Bull KTM Factory6

Quartararo larga da última pole do ano

A disputa da etapa final da MotoGP 2019, a ser disputada em Valência, terá Fabio Quartararo largando da pole. O piloto francês chegou à sua sexta pole – e logo em sua temporada de estreia – e só perde neste quesito para o já campeão Marc Marquez.

Marquez vai largar ao seu lado, junto com Jack Miller, na primeira fila do grid. Da segunda fila largam Maverick Vinhales, Franco Morbidelli e Andrea Dovizioso.

Quem não teve um bom desempenho foi Valentino Rossi, que vai largar da 12ª posição do grid – oito posições atrás do companheiro da Yamaha MotoGP, Vinhales.

O estreante Iker Lecuona, que substitui Miguel Oliveira sem condições médicas de participar da corrida na KTM Tech3, vai largar da 19ª posição do grid.

» Veja abaixo os melhores no grid da prova:

# Piloto (Nac)MotoEquipe
Fabio Quartararo (FRA)YamahaYamaha SRT
Marc Marquez (ESP)HondaRepsol Honda Team
Jack Miller (AUS)DucatiAlma Pramac Racing
Maverick Vinhales (ESP)YamahaYamaha MotoGP
Franco Morbidelli (ITA)YamahaYamaha SRT
Andrea Dovizioso (ITA)DucatiMission Ducati
Joan Mir (ESP)SuzukiTeam Suzuki Ecstar
Alex Rins (ESP)SuzukiTeam Suzuki Ecstar
Cal Crutchlow (ING)HondaLCR Honda
10ºDanilo Petrucci (ITA)DucatiMission Ducati
11ºPol Espargaró (ESP)KTMRed Bull KTM Factory
12ºValentino Rossi (ITA)YamahaYamaha MotoGP

Lorenzo anuncia saída da MotoGP

O espanhol Jorge Lorenzo confirmou, nesta quinta-feira em Valência, que vai sair da MotoGP ao final desta triste temporada para o tri-campeão, quando ele retornou à Honda, depois de dois anos também sofríveis pela Ducati, mas acabou se machucando e sem condições de melhoras tem se posicionado sempre nas últimas posições.

O histórico do natural de Palma de Maiorca é muito forte: além dos três campeonatos, Lorenzo venceu 47 vezes – mas sua última vitória foi há um ano, no circuito austríaco de Spielberg. Em 200 GPs, Lorenzo subiu ao pódio 114 vezes, por doze vezes fez a volta mais rápida, além de ter por 43 vezes largado da pole.

Lorenzo e Rossi, quando foram companheiros na Yamaha

Seu principal adversário nas pistas, Valentino Rossi, do alto de seus sete títulos, lamentou a decisão de Lorenzo. O italiano declarou que “… Lorenzo foi um dos mais importantes pilotos da era moderna da MotoGP. O esporte perde com a partida do #99”.

“Ele é um grande campeão e me impressionou muito por sua velocidade, concentração e, desde que chegou na MotoGP, ele foi sempre muito forte, desde 2008, então mais de dez anos”, lembrou o italiano.

Neste domingo, Lorenzo vai para a pista para disputar seu 201º – e último – GP. E terá os aplausos de seus compatriotas, no circuito da Comunidade Valenciana.

FJPB240

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=11295

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com