Chances de Título no Dakar 2020

O Dakar 2020 chega à decisão amanhã. Praticamente todas as classes já tem seu vencedor definido. Apenas um acidente ou grave problema mecânico poderá alterar nossas predições.

Nas cinco categorias dentro do Dakar: Carros, Motos, Trucks, Quadris e UTVs, seus pilotos enfrentaram mais de 7.850 km de poeira, areia, cascalho, pedras e dunas fortíssimas, desses quase 5.100 km foram de trechos cronometrados, a maior extensão de um Dakar.

Vamos então às estatísticas.

» Confira um Resumo Geral do Dakar 2020 aqui!

Como se pode conferir acima, nos Trucks e nos Quadris, basicamente já temos os campeões: Andrey Karginov e Ignacio Casale, respectivamente, só não levam o título se uma gigantesca tragédia se abater sobre eles.

Nos UTVs Casey Currie mais do dobro das chances de Francisco Contardo, terceiro na geral, muito mais que para o vice-líder, Sergei Kariakin, que só numa especial apareceu entre os Top 3. Pelo tempo de folga, só uma tragédia tira a taça do americano.

Nos Carros a briga está muito apertada, com os Top 3 distantes menos de 11 minutos, mas o histórico do espanhol Carlos Sainz permite colocar as fichas em seu título. Entretanto se tiver um problema, nem precisando ser mais grave, ele pode ficar a ver navios na final. Nessa situação Stephane Peterhansel, em terceiro agora, tem muito mais chances de sair campeão do que Nasser Al-Attiyah, que não venceu até agora, mas está sendo muito constante.

Nas Motos é onde os Top 3 disputam com chances um pouco mais parecidas o título de 2020. As maiores chances são de Ricky Brabec, o dobro que a dos seus oponentes mais diretos. Venceu duas especiais até aqui, mesma quantidade que Toby Price, o terceiro. Mas sua vantagem de tempo fica abaixo dos 25 minutos, portanto tem que ir com cuidado na última especial, para não perder o título, que está muito próximo.

Mas temos que lembrar que existe, dentro das disputas do Rali Dakar, uma variável completamente independente, e não temos como prevê-la de jeito algum: a quebra – ou a perda de tempo excessivo – do líder atual. No Dakar isso é sempre uma espada pairando sobre a cabeça de cada piloto.

Vamos conferir amanhã, quais serão os campeões de fato da edição de 2020 do Rali Dakar.

1.614.929FJPB1.196

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/chances-dos-pilotos-em-levar-o-titulo-no-dakar-2020/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.