Ayrton Senna da Silva

Última foto de Ayrton Senna vivo

Foi num 1º de maio, o ano era 1994, num certo GP (San Marino em Imola), que a Fórmula 1 viu acontecer o que jamais antes tinha acontecido, em qualquer categoria de corrida de carros no mundo: a morte de dois pilotos. Tudo começou nos treinos da sexta-feira, quando o carro de Rubens Barrichello voou sobre a proteção de pneus na Variante Bassa e bateu sem diminuir sua velocidade (a mais de 225 km/h). Ele não morreu por milagre, mas depois Deus nos deu as costas…

A primeira morte aconteceu no classificatório do sábado dia 30 de abril, quando o austríaco Roland Ratzenberger sofreu gravíssimo acidente e morreu na hora. A segunda no próprio dia da corrida, no domingo dia 1º de maio, e que vitimou mortalmente o piloto brasileiro Ayrton Senna da Silva.

O choque e o horror por duas tragédias, principalmente porque afetou o grande tricampeão do mundo, calou fundo em todos: espectadores, colegas, dirigentes. A FIA se mexeu, criou novas regras, aumentou a segurança para um patamar superior. Tanto que nunca mais tivemos uma outra morte na F-1.

Hoje, em mais um ano sem Ayrton, vamos ao nosso primeiro especial, falando – um pouco – sobre nosso maior representante na categoria máxima do automobilismo – e dos esportes à motor. Meu ídolo também.

Ayrton Senna da Silva começou a correr ainda em sua infância. Mesmo enfrentando um diagnóstico médico que acusava problemas de coordenação motora, seu pai comprou um kart com 1 HP de potência e incentivou o filho a praticar nos finais de semana.

O primeiro kart de competição, com motor de 100cc, ganhou aos dez anos. Porém, precisou esperar até os 13 para poder competir regularmente, ganhando o campeonato sul-americano em 1977. Depois de repetir o título no ano seguinte, seguiu o caminho lógico de todo piloto talentoso, continuando a carreira na Europa. Sempre no karting, conseguiu o sexto lugar no mundial em Le Mans, um resultado excepcional para um corredor com pouca experiência internacional.

Em 1981 foi para Inglaterra. Correu na Fórmula Ford 1600, com um Van Diemen. Competia em duas categorias ao mesmo tempo, e acabou vencendo a ambas. Em 1983 foi disputar corridas na Fórmula 3 Inglesa, uma categoria que sempre foi considerada um teste perfeito para provar a capacidade de qualquer piloto.

A partir daí a carreira de Senna decolou, pois estreou em 1984 na Fórmula 1, no GP do Brasil. Mas foi na corrida das ruas de Mônaco, sob a chuva, que a lenda de Ayrton nasceu.

O brasileiro foi levando sua fraquíssima Toleman cada vez mais perto do primeiro pelotão e, já na sétima volta, estava na sexta posição. Perto do terço final da prova Alain Prost estava em 1º com Senna em 2º, mas com 33,8s de desvantagem. Na volta 31, com a chuva caindo muito forte, a diferença já havia caído para 7,4s quando os comissários determinaram o final da corrida. A vitória lhe foi negada, porém Senna saiu de Mônaco como piloto-revelação, iniciando em seguida conversações secretas com a Lotus para a temporada de 1985.

O resto é história!

A única coisa que pode nos consolar, é que depois do acidente, e por causa dele, as condições das pistas, e de suas áreas de escape, foram sensivelmente melhoradas, tanto que até 2015* – 21 anos após as mortes de Ratzemberg e de Senna – mais nenhum piloto morreu. A segurança da Fórmula 1 hoje é a melhor entre todos os esportes de velocidade em todo o mundo. Nosso Senna nos deu muitas e imensas alegrias, e contribuiu com a segurança das pistas de hoje.

Algumas pistas marcaram a passagem de Senna de forma indelével para a eternidade:
» a de Monte Carlo (onde até hoje ele domina – com 6 vitórias + 5 poles + 4 voltas mais rápidas)
» as Hockenheim, Hungaroring, SPA e Interlagos, onde ele só perdeu seu domínio após sua morte
» já nestas pistas Senna nunca foi dominante: Melbourne, Montmeló, Paul Ricard, Silverstone, Monza e Suzuka
Obs: a lista acima são apenas das pistas que ainda estavam na ativa dentro do calendário da F-1 até 2019.

» Os Números de sua Carreira:
* 161 grandes prêmios disputados,
* 41 vitórias,
* 65 pole position,
* 87 largadas na primeira fila do grid,
* 19 recordes de pista
* 614 pontos
* 2.986 voltas na liderança, e
* 13.672 km na liderança.
* 3,79 pontos ganhos em média por cada GP que disputou

» Marcos de sua carreira na F-1:
* 25/03/1984 – 1º GP de F-1 disputado (GP do Brasil)
* 21/04/1985 – 1ª pole ganha (GP de Portugal)
* 21/04/1985 – 1ª vitória na F-1 (GP de Portugal)
* 07/11/1993 – última vitória (GP da Austrália)
* 03/06/1984 – 1ª vez que subiu ao pódio (GP de Monte Carlo)
* 07/11/1993 – última vez que subiu ao pódio (GP da Austrália)

» Colocações nos Campeonatos que disputou na F-1:
1984 9º Toleman Hart Turbo
1985 4º Lotus Renault Turbo
1986 4º Lotus Renault Turbo
1987 3º Lotus Honda Turbo
1988 campeão McLaren Honda Turbo
1989 vice-campeão McLaren Honda
1990 campeão McLaren Honda
1991 campeão McLaren Honda
1992 4º McLaren Honda
1993 vice-campeão McLaren Ford
1994 não pontuou Williams Renault

» Equipes em que Correu na Fórmula 1:
Toleman + Lotus + McLaren + Williams

Uma das últimas fotos de Senna, no dia da corrida – ele parece não estar nada satisfeito com seu carro.

Estátua de Ayrton Senna no circuito de Imola

Você pode conhecer a biografia de mais de 1520 pilotos visitando o site PilotosDB.com
» o link do site é este aqui: https://www.pilotosdb.com

* Em 17 de julho de 2015 morreu Jules Bianchi, depois de nove meses em coma, por causa de um sério acidente no GP do Japão de 2014.

1.601.826FJPB1.498

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/ayrton-senna-da-silva/

2 menções

  1. […] Ayrton Senna da Silva […]

  2. […] » Resumo Biográfico de Ayrton […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.