Dois veteranos na berlinda na F1: Barrichello e Trulli

A Fórmula 1 hoje conta com três veteranos nas pistas. Um deles é o heptacampeão Michael Schumacher, que atualmente pilota pela Mercedes, onde voltou à categoria em 2010, depois de ter dado adeus ao automobilismo ao final de 2006. Tem um enorme passado de glórias, diversos recordes batidos.

Mas a Fórmula 1 tem outros dois veteranos nas pistas, pilotos com pelo menos 15 anos de corridas na categoria, e que estão na berlinda para a temporada 2012: o italiano Jarno Trulli, atualmente correndo pela Lotus, e o brasileiro Rubens Barrichello, atualmente na Williams.

Trulli iniciou a carreira em 1997, e é o mais novinho dos três que cito aqui. Já disputou 258 GPs, mas suas estatísticas de resultados são fracas: 1 vitória, 11 pódios, 4 poles e 1 volta mais rápida. Nesses anos todos (foram 15, contando o que se encerra amanhã em Interlagos) e depois de ter passado por equipes menores, no máximo médias, está na nanica Lotus de onde não pode fazer quase nada – tanto que seu melhor resultado foi um 13º e sua melhor posição de largada foi um 18º.

Ele declarou, aqui em São Paulo, que vai estar no cockpit da Lotus – que será chamada de Caterham a partir de 2012 – mas a equipe ainda não confirmou seu nome para um de seus carros para a próxima temporada. Motivado para o terceiro ano com a Lotus e ciente do lugar da equipe na categoria, Jarno declarou que não cria grandes expectativas e que prefere não fazer planos para o futuro.

Com certeza Trulli teria tido melhores resultados se tivesse passado por uma das grandes da categoria. Mas Trulli parece mais apático do que nunca, sem nenhuma perspectiva de resultados numa equipe como a atual Lotus, que nem sombra faz para a original, de grandes resultados.

Barrichello é o mais veterano de todos. Está na Fórmula 1 desde 1993 (tem 19 anos de experiência, já que não interrompeu sua carreira, como Schumacher). Suas estatísticas de resultados não são fracas: 325 GPs disputados – recorde na categoria -, 11 vitórias, 68 pódios, 14 poles e 17 voltas mais rápidas. Nesses 19 anos acumulou 658 pontos, e passou por seis equipes, algumas fortes, como a Ferrari, a Honda e a Brawn GP.  Veio para a Williams em 2010, mas essa já era uma equipe decadente, e que se acentuou de forma muito significativa em 2011.

Em São Paulo Barrichello declarou que não pretende abandonar a Fórmula 1, que espera continuar na Williams em 2012, mas a equipe está com muita necessidade de dinheiro, e Barrichello está atrás de patrocínios, que devem superar os 5 milhões de dólares, para começar. Rejeitou até a sugestão de seu amigo Felipe Massa, que sugeriu a ele a aposentadoria, sem ter que se sujeitar a mendigar patrocínios.

|Comparativo Rubens x Trulli|

Barrichello é, com total certeza, um piloto bastante persistente. Queria ser campeão na F-1, mas hoje já sabe – e aceita – que esse sonho não mais poderá ser realizado, já que sua idade – 39 anos – não é propícia para superar os pilotos mais jovens e arrojados.

Entretanto ele diz que gosta de fazer o que faz: correr na Fórmula 1, e que pode fazer isso por mais alguns anos. Ele já declarou várias vezes que ainda se sente no auge da forma.

Devemos conhecer a situação destes dois veteranos em algumas semanas, ou no início de 2012. Possivelmente suas equipes anunciarão seus pilotos titulares até, no máximo, o início de fevereiro de 2012. Mas Barrichello queria – a qualquer custo – que a Williams anunciasse sua decisão neste mês.

 

1.645.810FJPB1.14

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/dois-veteranos-na-berlinda-na-f1-barrichello-e-trulli/

1 menção

  1. […] « Dois veteranos na berlinda na F1: Barrichello e Trulli […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.