Análise do Rank de Pilotos de 2011

Este é a nossa última avaliação do Rank de Pilotos do ano de 2011. Temporada que já tinha se encerrado nas categorias GP-2, IndyCar, Indy Lights, Nascar Sprint Cup e Nascar Nationwide Series, neste domingo viu a última grande categoria do automobilismo mundial realizar sua última etapa do ano.

A Fórmula 1 definiu o vice-campeão e o terceiro colocado – já que o campeão já tinha sido decidido há várias etapas atrás. Com isso fechamos o retrato dos melhores pilotos em cada uma dessas categorias, e vamos agora fazer uma análise global do Rank de 2011.

As poucas variações que apareceram, no comparativo entre o Rank desta e da semana anterior, obviamente se devem às mudanças de rank de alguns dos pilotos da F1, que podem ter favorecido ou prejudicado alguns pilotos das demais categorias.

Mark Alan Webber, vencedor da etapa do Brasil, subiu uma posição, enquanto Fernando Alonso caiu duas posições – por tabela Dario Franchitti, da IndyCar, subiu uma posição, a que era de Alonso até ontem. Webber fechou o ano como o quinto melhor piloto, em nosso Rank de Pilotos.

Felipe Massa chegou em quinto, mas isso já garantiu duas posições à mais para o brasileiro, que fecha como o 46º em nosso Rank. Este foi, realmente, um ano horrível para o brasileiro da Ferrari. Basta comparar com seu Rank ao final de 2010: 27º, mesmo já tendo aquele ano sido bastante ruim para o piloto.

Outro brasileiro também caiu, foi Bruno Senna que nem aparece entre os Top 200 neste ano. Ele piorou 71 posições (caiu do 144º em 2010 para o 215º em 2011) de um ano para outro, mesmo tendo marcado 2 pontos em 2011, contra zero no ano anterior. Mas isso se explica pela metodologia de cálculo do Rank, que considera também quantas posições ele galgou ao longo dos GPs – e em 2010, correndo por uma nanica, ele conseguiu galgar 67 posições nos 18 GPs disputados. Neste ano, correndo por uma equipe bem melhor, largou bem mais à frente, e nos 8 GPs disputados, galgou apenas 6 posições.

Mas uma queda vertiginosa atingiu o terceiro brasileiro na F1. Rubens Barrichello, que lutou com alguma ajuda do carro Williams de 2010, quando terminou o ano como o 73º no Rank de Geral (com um rank de 12,84) nesta temporada despencou – junto com a qualidade do carro e da equipe Williams – para a 189ª posição (foi uma queda para ninguém botar defeito, de 116 posições), com seu rank de apenas 4,21.

Voltando para nossos comparativos do restante do ano, isto é, comparando as subidas e descidas relativos à semana anterior (ou corrida anterior), notamos que quem mais subiu foi o inglês Paul di Resta, que nesta semana teve rendimento que lhe permitiu galgar 7 posições. Assim ele encerra 2011 como o 125º colocado no Rank de Geral (14º no Rank da F-1).

Pelo lado negativo, vimos que a batida do alemão Michael Schumacher, com o brasileiro Bruno Senna, definiu uma grande queda para Schummy, que caiu 13 posições. Assim ele encerra o ano na 75ª posição (9º no Rank da F-1).

A se destacar os recordes quebrados pelo piloto Top do Rank de Pilotos. Sebastian Vettel não só é o responsável pelo maior valor já alcançado pelo nosso índice – o que ocorreu em 3 de abril deste ano, quando atingiu os 130,00 pontos – como também pelo maior número de semanas consecutivas no topo: ele ficou até aqui 38 semanas consecutivas liderando todos os demais.

Agora retornaremos em meados de fevereiro de 2012, quando mais uma temporada da Nascar irá novamente movimentar o Rank II de Pilotos,

Até!

 

 

Rank II – Geral de 2011:

 

Rank II de Pilotos – Geral de 2011

 

1.639.168FJPB1.13

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/analise-do-rank-de-pilotos-de-27112011/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.