Fábricante Única de Pneus é uma Boa?

A concorrência sempre fez muito pela busca do melhor. Sempre que houve mais de um fornecedor de pneus na F-1 melhor foi para o espetáculo, e mais garantia de desenvolvimento dos fabricantes era conseguido.

A F-1 embarcou na onda do fornecedor único. Uma concorrência (ai, ai… isso lembra as possibilidades de ser escolhida não o melhor, mais um outro com melhores “qualificações” – vocês me entendem, não?) é feita, mas ao final quem ganhou não precisa se preocupar, não precisa investir em tecnologia, simplesmente entrega os compostos de sua preferência, e os pilotos e equipes que se virem….

A Bridgestone está fazendo algo assim, desde a primeira etapa: entrega o que quer, sempre um macio (que na verdade é um extra-macio) e um duro (que na verdade é um extra-duro). E o que vemos na pista: um carro andando 7 a 20 segundos (vou repetir: sete a vinte segundos) mais lento que um outro. Pneus que se desintegram em 7 ou 8 voltas…

Alonso hoje falou que a escolha para o GP da China, foi ridícula:

“Creio que é a pior decisão que eles tomaram nos últimos tempos, porque é um pneu ridículo para esta pista, para Xangai.”

Ele continuou:

“Não sei se a Bridgestone tomou a decisão ou a FIA, mas eles têm de reconsiderar este tipo de decisão, porque parecemos ridículos na televisão e para os espectadores, é uma piada estar na frente da TV seis segundos mais lento. Vamos ter de trocar os pneus após cinco ou seis voltas, esse é nosso cálculo, porque a pista é mais exigente do que Melbourne e lá nós fizemos oito ou nove voltas.

Se eles querem misturar os resultados e ter ultrapassagens, podem fazer um trabalho melhor – uma solução divertida, talvez possam nos obrigar a usar pneus de chuva ou algo assim. Dessa maneira, ficaria mais espetacular – a diferença de velocidade. Estou muito preocupado e triste com isso, porque parecemos estranhos diante das pessoas.

Um será duro demais e o outro macio demais. O pneu certo está em casa! O pneu macio está em casa, e isso também ocorreu na Austrália. O entendimento é que isso visa melhorar o espetáculo, as ultrapassagens. Como eu disse, talvez possamos escolher um número, e quem tirar o número 15 usa pneus de chuva ou algo assim, é divertido e melhor para o espetáculo. Desta maneira, não é divertido.”

Isso, não só para mim, é uma vergonha…

1.645.162FJPB1.10

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/fabricante-unica-de-pneus-e-uma-boa/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.