24H Le Mans: Conheça o novo formato da classificação para 2020

A qualificação para a 24 Horas de Le Mans 2020 mudou com relação aos formatos adotados nas outras edições da mais famosa corrida de carros do mundo. Hyperpole é o formato que usarão.

A Hyperpole começa com uma sessão de 45 minutos na quinta-feira, 17 de setembro (das 12:15h às 13:00h), onde participarão todos os carros de todas as categorias. Os organizadores da corrida esperam que seja uma sessão tensa e emocionante para os competidores e para os fãs.

Os seis melhores carros de cada uma das quatro categorias (LMP1, LMP2, LMGTE Pro e LMGTE Am) nessa classificação de 45 minutos na quinta-feira terão acesso à sessão de 30 minutos da Hyperpole na sexta-feira (das 06:30h às 07:00h), onde serão decididos as seis primeiras posições para a corrida, que começará no sábado, 19 de setembro.

O restante, do 7º até o último, já estarão definidos de acordo com os tempos de qualificação de quinta-feira. Às 07h de sexta-feira, dia 18 de setembro, saberemos a ordem de largada de todos os participantes (sujeito a verificações técnicas).

Os 24 carros que vão para a sessão ‘Hyperpole’ (seis por categoria) só poderão fazer uma saída, então não poderão regressar ao seus boxes nesses 30 minutos. Se o fizerem, sua sessão será considerada terminada. As equipes poderão escolher livremente os pneus entre os atribuídos para a qualificação e a corrida.

Pierre Fillon, presidente do Automóvel Clube de l’Ouest (organizador da 24 Horas de Le Mans), explicou que o novo formato visa “garantir duas sessões emocionantes tanto para os pilotos como para os espectadores, com tudo focado na velocidade e na procura da volta perfeita”.

“A adrenalina, o suspense e a concentração vão estar no máximo em cada equipe”, disse. “Será um emocionante prelúdio para a batalha de 24 horas em nossa icônica pista de 13 km. Le Mans será mais uma vez uma corrida de vários dias e não apenas de um fim de semana.”

O novo procedimento da Hyperpole substitui o formato de qualificação anterior, que era dividido em três sessões de duas horas na quarta e quinta-feira.

Os treinos livres agora vão começar às 10:30h de quarta-feira com uma sessão de quatro horas e meia, seguida por outra sessão mais curta antes da qualificação. Mais duas sessões de treinos livres serão intercaladas antes da qualificação para o Hyperpole na quinta-feira.

A corrida terá início no sábado às 09:30h, 3h mais cedo que o horário costumeiro dos últimos anos.

» Confira a programação completa do evento:
– Quarta, 16 de setembro – 03h – 13h – Inspeção técnica
– Quinta, 17 de setembro – 05h – 08h – Primeiro treino livre
09h – 11h – Segundo treino livre
12:15h – 13h – Treino classificatório
15h – 19h – Terceiro treino livre (sessão noturna)
– Sexta, 18 de setembro
05h – 06h – Quarto treino livre
06:30h – 07h – Hyperpole
– Sábado, 19 de setembro – 09:30h – Largada das 24 Horas de Le Mans
– Domingo, 20 de setembro – 09:30h – Chegada das 24 Horas de Le Mans

Quem são os brasileiros na 24 Horas Le Mans 2020:

Bruno Senna – LMP1 – Rebellion Racing
André Negrão – LMP2 – Signatech Alpine
Daniel Serra – LMGTE Pro – AF Corse
Felipe Fraga – LMGTE Am – Team Project 1
Oswaldo Negri Jr – LMTE Am – Luzich Racing
Marcos Gomes – LMGTE Am – HubAuto Corsa
Augusto Farfus Jr – LMGTE Am – Aston Martin Racing

182.384FJPB182

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=15021

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com