SuperBike: Toprak e Davies vencem no domingo no Estoril

Chaz Davies e Scott Rerdding fazem 1-2 da Ducati na prova #3 da SuperBike

Toprak Razgatlioglu voltou a vencer no domingo, na prova #2 da final da SuperBike, enquanto na prova #3 foi a vez de Chaz Davies, sua segunda vitória em 2020.

Jonathan Rea, seis vezes consecutivas
campeão da SuperBike

Garrett Gerloff chegou em segundo e Michael van der Mark em terceiro, fechando o pódio da prova #2, enquanto Scott Redding conseguiu seu melhor resultado do fim de semana, com um segundo lugar, seguido do turco Toprak, que assim subiu ao pódio nas três corridas portuguesas.

Com os resultados desta etapa, que deu o sexto título consecutivo para o irlandês Jonathan Rea, que pilota uma moto Kawasaki, com duas corridas de antecipação, o turco Toprak superou o piloto holandês Van der Mark, assegurando desse modo o quarto lugar no Campeonato de Pilotos desta temporada encurtada pela pandemia – por uma diferença de 5 pontos, após a última corrida das três disputadas no circuito do Estoril, próximo da capital Lisboa.

A se destacar, também, o desempenho do jovem estreante, Garrett Gerloff, que iniciou timidamente a temporada, mas que nas últimas três etapas pontuou – e bem – em oito das nove corridas disputadas. O americano de Spring, terminou o campeonato na 11ª colocação, mas à frente de veteranos como Sandro Cortese, Marco Melandri, Eugeny Laverty e Tom Sykes.

Veja os Resultados Completos da última etapa
Saiba como ficou o Campeonato de Pilotos
Confira tudo sobre a temporada 2020 da SuperBike

» Confira os melhores na prova #2:

#PilotoMotoPtos
Toprak RazgatliogluYamaha12
Garrett GerloffYamaha9
Michael van der MarkYamaha7
Chaz DaviesDucati6
Jonathan ReaKawasaki5
Scott ReddingDucati4

» Confira os melhores na prova #3:

#PilotoMotoPtos
Chaz DaviesDucati25
Scott ReddingDucati20
Toprak RazgatliogluYamaha16
Michael van der MarkYamaha13
Alvaro BautistaHonda11
Michael RinaldiDucati10
Leon HaslamHonda9
Xavi ForesKawasaki8
Federico CaricasuloYamaha7
10ºTom SykesBMW6

Toprak vence a prova #1 no Estoril, Rea já é campeão

Irlandês Jonathan Rea se sagrou hexacampeão na prova #1 do Estoril
Toprak Razgatlioglu largou da pole e venceu a prova #1

A prova #1 da final da SuperBike 2020, disputada neste sábado no retorno da categoria ao Estoril, terminou com uma vitória do piloto turco Toprak Razgatlioglu.

Esta foi sua segunda vitória na temporada – ele tinha vencido a primeira corrida do ano – e sua quarta na categoria, onde corre desde 2018. Toprak já tinha conseguido a pole – inédita – de onde largou e não perdeu a liderança até o fim da prova.

O pódio português foi completado por Chaz Davies, que chegou 3,039s atrás do vencedor, e por Garrett Gerloff, que chegou mais 1,181s atrás.

Jonathan Rea chegou na quarta colocação da prova, o que foi muito mais do que precisava para assegurar o sexto título – consecutivo – de campeão da SuperBike, e Scott Redding, seu único oponente ao título, nem pontuou, caindo na volta #5.

Com os resultados deste sábado além do hexacampeonato de Rea, também o vice-campeão foi definido, Redding, assim como o terceiro colocado, Davies, não importando para estes pilotos nenhum dos resultados das duas corridas de domingo.

» Confira os melhores classificados na prova #1:

#PilotoMotoPontos
Toprak RazgatliogluYamaha25
Chaz DaviesDucati20
Garrett GerloffYamaha16
Jonathan ReaKawasaki13
Leon HaslamHonda11
Alex LowesKawasaki10
Michael RinaldiDucati9
Xavi ForesKawasaki8
Loris BazYamaha7
10ºTom SykesBMW6

SuperBike decide título na volta ao Estoril

A SuperBike vai definir o título de sua temporada 2020 num circuito que ficou fora do calendário por 26 anos. A última vez que a SuperBike correu no Estoril foi em 1993.

O Autódromo do Estoril, em Cascais – à cerca de 23 km do centro da capital Lisboa – era o mais importante de Portugal até a construção do Autódromo do Algarve, no sul de Portugal, em 2008. Ele tem uma extensão de 4,36 km com 13 curvas. Antes de 1993 ele só tinha sido sede de outro GP da SuperBike, mas isso no ano de 1988. Ou seja, em 32 anos Estoril só sediou duas outras corridas da categoria.

Um dado estatístico interessante é que o atual décimo colocado no Campeonato de Pilotos, Leon Haslam, fará sua 280ª corrida pela categoria assim que largar da prova #1, que sempre é disputada nas tardes de sábado.

Mais corridas que o piloto inglês na categoria apenas cinco outros corredores: Troy Corser (estonteantes 380 corridas na categoria), Tom Sykes (323), Noriyuki Haga (314), o virtual campeão de 2020 Jonathan Rea (306) e Pierfrancesco Chili (183).

Outro dado estatístico muito interessante é que Rea poderá alcançar – e até superar – a marca de cem vitórias na SuperBike. No momento ele acumula 99 vitórias.

A disputa da etapa no Estoril será, entretanto, apenas uma mera formalidade, já que Rea só precisará fazer 3 pontos para impedir qualquer devaneio do vice-líder, o estreante (na categoria) Scott Redding, que tem uma desvantagem de 59 pontos para Rea, com apenas 62 pontos em jogo.

Para Redding superar Rea na final duas situações precisam acontecer – e de forma simultânea: primeiro que Redding vença as três corridas; segundo que Rea não marque mais que 2 pontos nessas últimas três corridas.

O problema, para Redding, é que nenhuma dessas situações aconteceu nem com ele – que no máximo venceu duas corridas (Jerez) -, nem com Rea – que teve como seu resultado mais pífio a etapa em Philip Island, quando marcou nada menos que 32 pontos, em seu “pior” resultado na temporada.

Basicamente a única disputa na pista portuguesa será para se definir o terceiro colocado no campeonato, com Chaz Davies estando 19 pontos à frente de Michael van der Mark. Esta deverá ser a única disputa possível nesta final.

» Confira os melhores no Campeonato:

#Piloto – MotoPtos
Jonathan Rea – Kawasaki340
Scott Redding – Ducati281
Chaz Davies – Ducati222
Michael van der Mark – Yamaha203
1.644.672FJPB1.856

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/superbike-decide-titulo-na-volta-ao-estoril/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.