Kyle Busch vence a corrida do Texas

Depois de três adiamentos, por causa das persistentes chuvas sobre o oval do Texas, na região de Fort Worth, finalmente a prova foi concluída nesta quarta-feira.

O vencedor foi Kyle Busch, que ainda não tinha vencido na temporada, mas acabou mantendo a escrita de 16 anos – de vencer pelo menos uma corrida a cada temporada. Mas fora da disputa dos Playoffs, sua vitória tirou as chances de quem precisava de uma vitória para passar para a grande final.

Exatamente a situação de Martin Truex Jr, que se tivesse vencido, e não chegado logo atrás de Kyle, teria passado para a grande final. Com o resultado Truex agora só passa se vencer em Martinsville, no próximo domingo.

Esta também é a situação de Kurt Busch – o último colocado na “Round of 8”. Alex Bowman é o que ainda tem chances de passar para a final só por pontos, mas para isso teria que fazer pelo menos 16 pontos mais que Brad Keselowski. Possível é, mas com certeza as chances disso acontecer são bem pequenas.

Na verdade, neste momento, apenas dois pilotos tem vaga assegurada na final: Joey Logano, que venceu a corrida anterior, e Kevin Harvick, que tem bastante pontos e não tem como ser superado nesse quesito.

Um fato interessante é que esta corrida teve um 1-2 da Joe Gibbs Racing, além de um 1-2-3 da Toyota, com Christopher Bell, da Leavine Family Racing, chegando em terceiro lugar.

A prova em Martinsville – o chamado “clip de papel” pelo formato de sua pista – será de extrema carga emocional para os seis outros pilotos.

» Confira os melhores classificados na prova:

#PilotoMotorPtos
Kyle BuschToyota50
Martin Truex JrToyota33
Christopher BellToyota39
Ryan BlaneyFord46
Alex BowmanChevrolet40
Brad KeselowskiFord38
Kurt BuschChevrolet30
Matt DiBenedettoFord30
Denny HamlinToyota28
10ºJoey LoganoFord30
11ºAustin DillonChevrolet32
12ºRicky Stenhouse JrChevrolet27

Chuva continua e corrida passa para quarta-feira

A persistente chuva, que caiu a partir da volta 38, e continuou por diversas voltas sob bandeira amarela, acabou causando a bandeira vermelha na volta 52. Depois de cinco horas de tentativa de checagem da pista, finalmente a Nascar decidiu por adiar a corrida para a segunda-feira, a partir das 11:00h.

No momento da bandeira vermelha o líder era Clint Bowyer, com Jimmie Johnson em segundo e Erik Jones em terceiro.

Mas não se conseguiu secar a pista, pois a chuva voltava sempre durante toda a manhã e tarde de segunda. Às 19:05h (de Brasília) a Nascar divulgou que a corrida foi novamente adiada, agora para as 13:00h da terça-feira.

Entretanto, nesse horário da terça-feira, a chuva persistia. Fraca mas sem dar condições de bandeira verde. Parada na volta 52 a corrida precisa ter pelo menos 167 voltas disputadas para ter validade. Continuamos na espera pela melhora no tempo.

Seis horas depois do último horário, a Nascar decidiu adiar mais uma vez a relargada da prova, que ficou para às 16:00h desta quarta-feira.

Confira os Vencedores dos Dias Seguintes

Martin Truex Jr punido com a perda de 20 pontos

Por ter falhado duas vezes na pré inspeção ao seu Toyota #19, o piloto Martin Truex Jr, e sua equipe – a Joe Gibbs Racing -, sofreram severa punição da Nascar. Equipe e piloto perderam 20 pontos, além de seu mecânico chefe, James Small, ter sido banido da corrida e a equipe ter levado adicionalmente uma multa de US$ 35.000.

Com isso Truex agora dificilmente conseguirá superar em pontos o quarto colocado dentro os Playoffs, e será obrigado a vencer ou no Texas (na prova que continua sem definição de seu início, após ter sido novamente adiada nesta segunda-feira) ou em Martinsville, na semana que vem.

Truex participa de seu oitavo PlayOffs – o quinto consecutivo – nos 17 anos de existência desse sistema de definição do campeão da Nascar Cup.

Harvick larga da pole

Kevin Harvick é o piloto definido para largar da pole da segunda corrida da “Round of 8” da Nascar Cup, prova que será realizada no oval do Texas neste próximo domingo.

Harvick, que atualmente lidera o campeonato, com 21 pontos de vantagem para Denny Hamlin, já venceu nesse oval três vezes. Mas os maiores vitoriosos, nessa pista de 1,5 milha de extensão e com banking de até 24º, são Jimmie Johnson com 7 vitórias, e Carl Edwards, com quatro. Hamlin e Kyle Busch também já contam com três vitórias por lá.

O padrão anterior da definição do grid durante as fases dos playoffs, teve alterações para garantir que os pilotos nos playoffs larguem à frente do pelotão, ficando aderente à nova formula matemática: posição na última corrida com peso 25%, pontuação do proprietário do carro com peso 35%, posição final do proprietário do carro com peso 25%, e a melhor volta do carro na última corrida com peso 15%. Na maioria dos eventos da Cup desde o retorno da NASCAR em maio, as escalações iniciais foram definidas por sorteios aleatórios. A nova estrutura baseia-se no desempenho de corridas individuais e resultados ao longo da temporada, ao invés de deixar uma variedade de postos iniciais ao acaso.

A primeira fila do grid ainda terá Joey Logano, com Brad Keselowski e Chase Elliott largando da segunda fila, enquanto Alex Bowman e Martin Truex Jr largarão da fila #3. Os últimos a largar, que disputam os Playoffs, serão Denny Hamlin e Kurt Busch, que largarão da fila #4.

A briga para não ser eliminado a partir de Martinsville é grande. Três pilotos vão depender de bons resultados nas duas provas que restam para o fim da “Round of 8”, ou então uma vitória, para garantir a passagem para a grande final: Alex Bowman, Martin Truex Jr e Kurt Busch. Todas as chances apontam que Truex é quem tem as maiores chances de se juntar a Kevin Harvick, Denny Hamlin e Joey Logano, tirando Brad Keselowski e Chase Elliott, que ainda não se garantiram de forma absoluta.

» Confira os melhores no grid de largada:

#PilotoMotorEquipe
Kevin HarvickFordStewart-Haas Racing
Joey LoganoFordTeam Penske
Brad KeselowskiFordTeam Penske
Chase ElliottChevroletHendrick Motorsports
Alex BowmanChevroletHendrick Motorsports
Martin Truex JrToyotaJoe Gibbs Racing
Denny HamlinToyotaJoe Gibbs Racing
Kurt BuschChevroletChip Ganassi Racing
Kyle BuschToyotaJoe Gibbs Racing
10ºRyan BlaneyFordTeam Penske
11ºWilliam ByronChevroletHendrick Motorsports
12ºAustin DillonChevroletRichard Childress Racing
698.853FJPB1.563.1

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=15487

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com