Elliott vence prova emocionante em Martinsville

Chase Elliott assegurou sua passagem para a grande final da Nascar Cup ao vencer em Martinsville e marca sua primeira disputa de final da Nascar, depois de quatro tentativas.

Elliott liderou 236 das 500 voltas disputadas no menor oval da Nascar e venceu sua quarta corrida nesta complicada temporada, que ficará marcada para sempre nos Esportes a Motor, pela pandemia.

Esta foi a décima vitória do piloto da Hendrick Motorsport desde a sua estreia parcial durante a temporada de 2015.

Ryan Blaney terminou a corrida na segunda posição pela segunda vez nesta pista, sendo seguido por Joey Logano, Brad Keselowski, com Kurt Busch fechando o Top 5 da prova.

Quem se deu muito mal foi Kevin Harvick, que foi o piloto mais vitorioso da temporada – com nove vitórias e 20 vezes no Top 5 – mas que teve um rendimento muito fraco na corrida, terminando apenas na 17ª colocação, e ainda viu um dos que estavam abaixo da linha de corte vencer, o que o derrubou da grande final.

Desde a criação do Chase, que mais tarde se transfigurou nos Playoffs, nunca o piloto líder do campeonato, ou aquele que tinha mais vitórias, deixou de disputar a final.

Veja o Resultado Completo da corrida deste domingo
Veja como ficou o Campeonato de Pilotos
Reveja as provas já disputadas, os Top 3 e o Poles
Confira as Estatísticas Atualizadas dos Pilotos
Confira um Resumo Geral dos Resultados dos Pilotos
Confira como ficou o Campeonato de Equipes
Acompanhe a posição de cada Piloto nas fases dos Playoffs

» Confira os melhores classificados na prova:

#PilotoMotorPtos
Chase ElliottChevrolet939
Ryan BlaneyFord42
Joey LoganoFord933
Brad KeselowskiFord915
Kurt BuschChevrolet40
Alex BowmanChevrolet42
Aric AlmirolaFord30
Clint BowyerFord29
Kyle BuschToyota37
10ºMatt DiBenedettoFord27
11ºDenny HamlinToyota934
12ºErik JonesToyota25

Keselowski fica com a pole

Brad Keselowski ficou com a pole para a final da “Round of 8” da Nascar em Martinsville, no domingo. A etapa é crítica pois só quatro passarão para a final.

Dos oito pilotos ainda dentro dos Playoffs quatro vão com tudo para o oval de 0,526 milha de extensão e banking de até 12º. Quem está na pior situação é Kurt Busch. Por pontos ele não tem nenhuma chance de passar para a grande final. Para ele apenas uma vitória salva.

Martin Truex Jr é quem tem as melhores chances de passar, mas é o sétimo na pontuação e está bem longe do terceiro colocado, exatamente Keselowski, ao qual precisa superar nos pontos – mas a diferença é de 36 pontos, e portanto só um desastre para Keselowski e no mínimo um terceiro lugar na corrida para Truex para salvá-lo da degola. Lógico uma vitória resolve tudo.

Em termos de pontuação, a situação de Chase Elliott e Alex Bowman é melhor, mas não muito. Ambos estão empatados e necessitariam de mais 26 pontos que Keselowski para passar para a final. Chances existem, mas não são tão altas assim, e portanto também deve tentar vencer a corrida.

Indubitavelmente Kevin Harvick (líder nos pontos) e Joey Logano (que venceu a prova do Kansas), estão garantidos na grande final. Denny Hamlin e Keselowski devem ir também para a final, à não ser que alguns resultados estranhos, e uma vitória dos que estão na parte de baixo dos Playoffs, aconteçam simultaneamente.

De qualquer modo, uma coisa temos certeza: o bicho vai pegar no oval mais curto da Nascar Cup.

O padrão anterior da definição do grid durante as fases dos playoffs, teve alterações para garantir que os pilotos nos playoffs larguem à frente do pelotão, ficando aderente à nova formula matemática: posição na última corrida com peso 25%, pontuação do proprietário do carro com peso 35%, posição final do proprietário do carro com peso 25%, e a melhor volta do carro na última corrida com peso 15%. Na maioria dos eventos da Cup desde o retorno da NASCAR em maio, as escalações iniciais foram definidas por sorteios aleatórios. A nova estrutura baseia-se no desempenho de corridas individuais e resultados ao longo da temporada, ao invés de deixar uma variedade de postos iniciais ao acaso.

» Confira os melhores no grid da prova:

#PilotoMotorEquipe
Brad KeselowskiFordTeam Penske
Martin Truex JrToyotaJoe Gibbs Racing
Alex BowmanChevroletHendrick Motorsports
Denny HamlinToyotaJoe Gibbs Racing
Kurt BuschChevroletChip Ganassi Racing
Kevin HarvickFordStewart-Haas Racing
Joey LoganoFordTeam Penske
Chase ElliottChevroletHendrick Motorsports
Kyle BuschToyotaJoe Gibbs Racing
10ºRyan BlaneyFordTeam Penske
11ºChristopher BellToyotaLeavine Family Racing
12ºMatt DiBenedettoFordWood Brothers Racing
1.613.859FJPB1.1.000

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/nascar-em-martinsville-keselowski-fica-com-a-pole/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.