F1 em Sakhir: Perez vence, Mercedes perde

Teve um vencedor no GP de Sakhir, penúltima etapa da Fórmula 1: Sergio Perez, numa vitória inédita após 191 GPs. Mas teve um perdedor: Mercedes, com a maior presepada em décadas.

A Mercedes tinha tudo para vencer num 1-2, com George Russel à frente de Valtteri Bottas, mas um pit-stop logo após a batida de Jack Aitken, na frente dos boxes, causou uma enorme trapalhada da equipe, que usou os pneus de Bottas no carro de Russel, teve que recolocar os pneus que tinha retirado de Bottas, para não causar um novo erro – pelo qual foi multada em $ 20.000 – e assim teve que parar seus dois carros novamente na volta seguinte.

Para o mexicano Perez uma corrida fantástica, onde aproveitou o presente que a Mercedes deu a todos, vencendo sua primeira corrida na Fórmula 1, após 191 tentativas. Esteban Ocon também se aproveitou da confusão e foi o segundo colocado, lembrando que o francês nunca tinha subido ao pódio em seus quatro anos na categoria.

A Racing Point era a equipe mais feliz do paddock, pois além da vitória, também comemorou o terceiro lugar de Lance Stroll, que subiu ao pódio pela segunda vez na temporada.

Carlos Sainz Jr, Daniel Ricciardo, Alexander Albon e Daniil Kvyat completaram os Top 7 de uma prova que não teve nenhum dos nomes tradicionais nestes lugares. E onde eles ficaram, então?

Bom, Bottas e Russell ainda conseguiram pontuar, respectivamente em oitavo e nono lugares – Russell ainda conseguiu o ponto extra pela volta mais rápida da corrida, completada em 55,404s à 230,214 km/h. Já Max Verstappen parou na terceira curva da corrida, depois que foi jogado para a barreira de proteção num erro de Charles Leclerc, que bateu em Perez – Leclerc e Verstappen abandonaram.

Os dois estreantes não conseguiram resultado dignos. Aitken foi o 16º e Pietro Fittipaldi o 17º – os últimos a completarem as mesmas 87 voltas do vencedor.

Veja o Grid e o Resultado Completo do GP
Veja o Histórico Completo deste Circuito
Veja um Resumo de como ficou a Temporada da F-1
Veja como ficou o Campeonato de Construtores
Veja como ficou o Campeonato de Pilotos
Veja os Resultados dos Pilotos nesta Temporada
Veja como ficou a Batalha entre Companheiros de Equipe

» Confira os melhores classificados na prova:

#PilotoNac.EquipeTempo
Sergio PerezMEXRacing Point87 voltas
Esteban OconFRARenault+10,518s
Lance StrollCANRacing Point+11,869s
Carlos Sainz JrESPMcLaren+12,580s
Daniel RicciardoAUSRenault+13,330s
Alexander AlbonTAIRedBull+13,842s
Daniil KvyatRUSAlphaTauri+14,534s
Valtteri BottasFINMercedes+15,389s
George RussellINGMercedes+18,556s
10ºLando NorrisINGMcLaren+19,541s

Bottas leva a pole no 1-2 da Mercedes

Hamilton não corre em Sakhir, mas a Mercedes fez novo 1-2 no classificatório para o GP de Sakhir da Fórmula 1, com a volta mais rápida da história da categoria, à 53,377s.

A volta recorde de Valtteri Bottas, a primeira abaixo de 1 minutos em décadas, teve uma velocidade média de 238,957 km/h, obtida no uso inédito do Anel Externo do circuito GP do Bahrain. E George Russell, que está substituindo o afastado Lewis Hamilton, que testou positivo para a Covid-19, não ficou muito atrás, com a diferença ficando em apenas 0,026s.

Um pouco mais lento apareceu Max Verstappen, que levou sua Red Bull ao terceiro lugar do grid, com uma volta apenas 0,030s pior que a de Russell.

Charles Leclerc foi uma das surpresas do treino, conseguindo ficar com a quinta posição do grid, deixando a Ferrari de Sebastian Vettel apenas na 13ª posição, para a corrida de domingo, que será num horário diferenciado, iniciando às 14:10h.

Sergio Perez, Daniil Kvyat, Daniel Ricciardo e Carlos Sainz Jr completam o Top 8.

Entre os estreantes do ano, Jack Aitken, que entrou na Williams no lugar de Russell, foi o melhor, classificando-se em 18º. Já Pietro Fittipaldi, que entrou na Haas – o pior carro de 2020 -, no lugar de Romain Grosjean, ficou com o último lugar no grid.

Veja o Grid Completo do GP
Veja o Histórico Completo deste Circuito
Veja um Resumo de como está a Temporada da F-1
Veja como está o Campeonato de Construtores
Veja como está o Campeonato de Pilotos
Veja os Resultados dos Pilotos nesta Temporada
Veja como ficou a Batalha entre Companheiros de Equipe

» Confira os melhores no grid da prova:

#PilotoNac.EquipeTempo
Valtteri BottasFINMercedes53,377s
George RussellINGMercedes53,403s
Max VerstappenHOLRedBull53,433s
Charles LeclercMONFerrari53,613s
Sergio PerezMEXRacing Point53,790s
Daniil KvyatRUSAlphaTauri53,906s
Daniel RicciardoAUSRenault53,957s
Carlos Sainz JrESPMcLaren54,010s
Pierre GaslyFRAAlphaTauri54,154s
10ºLance StrollCANRacing Point54,200s

Russell lidera os TLs de sexta

Impressionante desempenho de George Russel ao volante do carro Mercedes que era de Lewis Hamilton no Anel Externo de Sakhir. O inglês liderou os dois TLs disputados na sexta-feira.

No TL1 ele deixou Max Verstappen 0,176s para trás, enquanto no TL2, sobre o mesmo Verstappen, Russell foi 0,128s. Já sua vantagem sobre Valtteri Bottas foi bem maior. Se no TL1 Bottas foi 0,322s mais lento, no TL2 Bottas ficou ainda mais para trás, com 0,608s mais lento em sua melhor volta.

Os demais estreantes já não se destacaram muito, e não superaram seus novos companheiros na pista. Mesmo ficando perto do fim do grid, não ficaram muito atrás: Pietro Fittipaldi fez o 18º tempo de volta, uma posição à frente de Jack Aitken. No TL2 Pietro foi 0,150s mais rápido que Aitken, com os dois só não ocupando as duas últimas posições porque Charles Leclerc teve problemas com sua Ferrari, não conseguindo nem dar uma volta lançada.

» Confira os melhores tempos do TL2:

#PilotoEquipeTempo
1George RussellMercedes54.713s
2Max VerstappenRed Bull0.128s
3Sergio PerezRacing Point0.153s
4Esteban OconRenault0.227s
5Alexander AlbonRed Bull0.323s
6Daniil KvyatAlphaTauri0.355s
7Lance StrollRacing Point0.391s
8Daniel RicciardoRenault0.411s
9Pierre GaslyAlphaTauri0.420s
10Carlos Sainz Jr.McLaren0.545s

Russell entra no lugar de Hamilton

A penúltima etapa da temporada da Fórmula 1, a ser disputada neste final de semana no Anel Externo de Sakhir, não terá Lewis Hamilton, que testou positivo para a Covid-19.

Seu impedimento – que poderá se estender também para a final, em Abu Dhabi no outro domingo -, trará para a equipe um piloto da ativa, o também inglês George Russell, que não pontuou na temporada, na única equipe zerada nos pontos entre os dez construtores, a Williams.

Mas o empréstimo de Russell trará para a categoria o piloto Jack Aitken, também inglês mas de origem tailandesa, que atualmente corre na Fórmula 2, onde soma 48 pontos e está na 14ª posição no Campeonato de Pilotos.

Para Russell esta será uma enorme oportunidade, já que pilotará o melhor carro das últimas temporadas, e conta com boa experiência com os carros de 2020 e como eles se comportam com os pneus da temporada.

Outro piloto que vai estrear neste GP, e que também poderá correr em Abu Dhabi, é o brasileiro Pietro Fittipaldi, que vai substituir o machucado piloto francês, Romain Grosjean, na Haas.

Traçado do Anel Externo de Sakhir

Embora correndo este GP com o nome de GP do Sakhir, a F1 vai usar um circuito diferente do tradicionalmente utilizado nos GPs do Bahrain. Será o Anel Externo, que tem 3.543 metros de extensão, e é praticamente um circuito “oval”, com três grandes retas e uma seção – oposta à reta dos boxes – um pouco sinuosa.

Se espera bater um recorde há muito longe da categoria, com um tempo de volta esperado bem inferior à 1 minuto. Na verdade se espera que o tempo da pole fique em 53 segundos baixo.

1.642.600FJPB1.1.588

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/f1-em-sakhir-russell-entra-no-lugar-de-hamilton/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.