F2 muda quase tudo para 2021

A Fórmula 2 vai revolucionar não só seu calendário para 2021 mas, e principalmente, as regras de definição dos grids, pontuação e o número de corridas que agora serão de três por etapa.

Ela, e a FIA Fórmula 3 deixarão de correr juntas, terão mais corridas por fim de semana e diminuirão o número de etapas, permitindo às equipes economizarem um pouco mais, nessa época que ainda deverá continuar a ser afetada pela pandemia.

Na Fórmula 2 serão disputadas duas corridas curtas – as “sprint races” – aos sábados, enquanto a corrida mais longa – a “feature race” ficará sendo disputada aos domingos, invertendo o que era o normal até esta temporada.

O treino livre e a classificação seguem sendo nas sextas-feiras. O TL com 45 minutos de duração enquanto o classificatório será disputado em 30 minutos.

As corridas de sábado, permanecem com extensão de 120 km, com uma duração máxima de 45 minutos cada. Já a corrida de domingo, permanecerá com a extensão de 170 km e com uma hora de duração máxima.

Os grids serão definidos de forma bem diferente dos atuais: na corrida #1 se inverterão os Top 10 do classificatório, com o grid da corrida #2 sendo definido pela ordem de chegada da corrida #1, mas invertendo novamente os Top 10. Já a corrida #3 terá o grid normal, como foi definido no classificatório, e sempre será disputada antes da corrida da Fórmula 1.

A pontuação das provas curtas, as dos sábados, seguem as mesmas sequências das atuais “sprint races”, com pontuação para os Top 8: 15 pontos para o vencedor, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1 para os demais.

A pontuação da prova longa do domingo também permanece como é atualmente, na sequência: 25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1 – premiando os dez primeiros..

Os pontos das voltas mais rápidas – em cada uma das três corridas – permanece valendo dois pontos em cada corrida (mas apenas para quem chegar entre os Top 10), enquanto a pole na classificação, também fica valendo quatro pontos. Ao final de cada etapa tripla terão sido distribuídos 65 pontos, contra os atuais 48.

1.614.856FJPB1.927

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/f2-muda-quase-tudo-para-2021/

1 menção

  1. […] F2 muda quase tudo para 2021 […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.