FIA F-3 muda tudo para 2021

A FIA Fórmula 3 vai revolucionar não só seu calendário para 2021 mas, e principalmente, as regras de definição dos grids, a pontuação e o número de corridas que agora serão de três em cada etapa.

Ela, e a Fórmula 2 deixarão de correr juntas, terão mais corridas por fim de semana mas diminuirão o número de etapas, permitindo às equipes economizarem um pouco mais, nessa época que ainda deverá continuar a ser afetada pela pandemia.

Na FIA F-3 serão disputadas duas corridas aos sábados, com uma terceira corrida sendo disputada aos domingos, e todas elas com a mesma duração, de 40 minutos cada uma.

O treino livre e a classificação seguem acontecendo nas sextas-feiras. O treino livre com 45 minutos de duração, enquanto o classificatório será disputado em 30 minutos.

Os grids serão definidos de forma bem diferente dos atuais: na corrida #1 se inverterão os Top 12 do classificatório da sexta-feira, com o grid da corrida #2 sendo definido pela ordem de chegada da corrida #1, mas invertendo novamente os Top 12. Já a corrida #3 terá o grid normal, como foi definido no classificatório, e sempre será disputada antes da corrida da Fórmula 1.

A pontuação das provas dos sábados, seguirão a seguinte sequência de pontuação, para os Top 10 de cada uma: 15 pontos para o vencedor, 12, 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 para os demais.

A pontuação da prova do domingo dará a pontuação cheia, na seguinte sequência: 25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1.

Os pontos das voltas mais rápidas – em cada uma das três corridas – permanece valendo dois pontos, enquanto a pole na classificação, também permanecem valendo quatro pontos. Portanto ao final de cada etapa tripla terão sido distribuídos um total de 65 pontos, contra os atuais 48.

1.645.455FJPB1.725

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/fia-f-3-muda-tudo-para-2021/

1 menção

  1. […] também que a categoria vai mudar quase que por completo o formato de seus fins-de-semana, para esta temporada. Três corridas por fim de semana, a […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.