Coronavírus continua afetando Calendário 2021

A temporada chegou ao número de 49 eventos afetados, em diversas categorias. Os últimos cancelamentos anunciados foram da etapa do GP do Japão do WRC e a de Austin da F-3.

Nesta terça-feira (07/09) o Mundial de Rali (WRC) confirmou o cancelamento do Rali do Japão, pela segunda temporada consecutiva, na esteira do cancelamento também do GP do Japão. Ainda não foi confirmado onde será reposto esse rali, mas já se dá como certo que serão novamente o Rali de Monza.

No dia anterior (06/09) também foi confirmado o cancelamento da etapa final do FIA F-3, que seria realizado em outubro em Austin, nos EUA. A nova final já foi confirmada para Sochi, na Rússia, com a data alterada para os dias 25 e 26 de setembro.

Muitas dicas legais estão sempre aparecendo no Dica-Legal.com – venha conhecer, pois sempre tem muita informação importante para você usar no seu dia-a-dia no mundo atual!

Relação dos Eventos afetados pela Covid-19 em 2021

CategoriaEventoEfeito
WRCRali de Monte Carlo
Rali da Suécia
Rali da Inglaterra
Rali do Chile
Rali da Finlândia
Rali do Japão
Realizado c/cortes
Cancelado
Cancelado
Cancelado
Adiado p/ 03/10
Cancelado
Fórmula EeP de Santiago #1
eP de Santiago #2
eP de Paris
eP de Seul
eP de Marrakeshi
Cancelado
Cancelado
Cancelado
Cancelado
Cancelado
Fórmula 1GP da Austrália
GP da China
GP do Canadá
GP da Turquia
GP de Cingapura
GP de São Paulo
GP do Japão
Cancelado
Cancelado
Cancelado
Cancelado
Cancelado
Sob risco
Cancelado
IndyCarGP de St Petersburg
GP de Barber Park
GP de Long Beach
GP de Toronto
Adiado p/ 25/04
Adiado p/ 18/04
Adiado p/ 26/09
Cancelado
Extreme EArábia Saudita
Brasil
Argentina
Adiado p/ 3-4/04
Cancelado
Cancelado
DTMIgora Drive
Norisring
Cancelado
adiado sine die
NASCARFontanaCancelado
FIA WECMil Milhas de SebringCancelado
WTCCHungria
Eslováquia
Adiado p/ 21-22/08
Cancelado
MotoGPGP da Argentina
GP dos EUA
GP de Brno
GP da Finlândia
GP do Japão
GP da Austrália
GP da Tailândia
GP da Malásia
Cancelado
Cancelado
Cancelado
Cancelado
Cancelado
Cancelado
Cancelado
Cancelado
SuperBikeAssen
Estoril
Austrália
Adiado p/ 24-25/07
Adiado p/ 29-30/05
Cancelado
24 H de Le MansLe MansAdiado p/ 21-22/08
FIA WECPortugalAdiado p/ 12-13/06
Stock CarVeloparkAdiada p/ 01/08
IMSACanadáCancelado
GP de MacauGP de F-3
GP de GT3
Cancelado
Cancelado
FIA F-3AustinCancelado
A tabela acima mostra o total de 49 eventos já afetados, ou sob forte ameaça de cancelamento ou adiamento
Tudo sobre os Esportes a Motor
Fórmulas, Motos, Turismo, Rali e muita Estatística

Confira os acontecimentos anteriores em ordem cronológica

setembro —–

agosto —–

Na semana passada (30/08) foi confirmado pela Fórmula 1 o cancelamento do GP do Japão, mas nenhum circuito foi anunciado em seu lugar, embora a categoria afirme que está finalizando um novo calendário para breve.

Depois de praticamente um mês sem nenhuma alteração anunciada, nesta quinta-feira (19/08) tivemos duas categorias anunciando alterações em seus calendários, novamente por causa da pandemia.

Na MotoGP o GP da Malásia caiu, com a etapa originalmente agendada para o dia 24 de outubro, deixando de ser disputada pelo segundo ano consecutivo. A categoria já definiu sua substituição por uma segunda corrida no circuito de Misano.

A outra categoria foi a F-3 Macau, que confirmou o cancelamento – pelo segundo ano consecutivo – do famoso GP de Macau. Isso igualmente afeta a FIA GT Worlds Cups.

julho —–

Na quarta-feira (21/07) a organizadora da MotoGP já tinha confirmado os boatos que davam conta de um bem provável cancelamento da etapa de Chang, na Tailândia. É o segundo cancelamento consecutivo dessa etapa, e assim como em 2020 tudo por causa da pandemia da Covid-19. A DORNA declarou que está estudando um novo circuito, e que dará informações posteriormente.

Na quarta-feira (07/07) a organizadora do WEC, o Mundial de Endurance já tinha anunciado que cancelava a etapa de Fuji, pelo segundo ano consecutivo, por causa das restrições causadas pela pandemia. Entretanto o número de etapas será mantido, já que o calendário será reposto com uma segundo etapa no Bahrain.

A data de 26 de setembro será trocada pela de 30 de outubro, com a realização de uma corrida de 6 horas, enquanto o evento original no Bahrain, com duração de 8 horas, encerrará a temporada na semana seguinte, à 6 de novembro, evento adiantado em duas semanas.

Na terça-feira (06/07) a Fórmula 1 e a MotoGP também já tinham anunciado que, devido às restrições de viagens, tiveram de cancelar seus respectivos GPs da Austrália. No caso da MotoGP a DORNA já anunciou que voltará ao Algarve em 07 de novembro. Já no caso da F1 não foi anunciado nenhum substituto, embora a organização declare que vai estudar uma nova pista nas próximas semanas.

Se você quer ver muitas estatísticas, aqui é o lugar certo. São exatas uma centena de estatísticas

junho —–

Na quarta-feira (23/06) a MotoGP já tinha anunciado que, devido às restrições de viagens, teve de cancelar o GP do Japão, originalmente agendado para o dia 3 de outubro. Mas a organização anunciou também que colocou Austin como seu substituto, e na mesma data.

Nesta sexta-feira (11/06), como está virando rotina, mais anúncios de cancelamentos por causa da pandemia de Coronavírus. Desta feita pela Extreme E que anunciou o cancelamento de suas duas etapas na América do Sul, Argentina e Brasil. A categoria informou que está tentando substituir essas duas etapas, que já se somam à da Arábia Saudita, cancelada anteriormente.

Na semana anterior o DTM confirmou que a etapa de Norisring não será mais realizada em 3 e 4 de julho , tudo por causa das restrições estabelecidas por causa da pandemia. A organização do DTM não informou qual será a nova data – nem se – haverá de fato tal corrida.

Nesta sexta-feira (04/06) outro cancelamento aconteceu, agora na Fórmula 1, com com o anúncio de que o GP de Cingapura tinha sido cancelado, tudo por causa das restrições estabelecidas por causa da pandemia. A organização da F1 não informou onde – nem se – haveria um circuito alternativo.

maio —–

Na sexta-feira (14/05) outro cancelamento aconteceu na IndyCar, com a categoria anunciando o cancelamento da etapa de Toronto, sempre por culpa das restrições de viagens por culpa da pandemia. No caso da IndyCar não houve anúncio de reposição da etapa por outra, o que deixará o calendário com 16 etapas.

Algumas horas antes a Fórmula 1 também já tinha cancelado o GP da Turquia, que entretanto será substituído por um segundo GP na Áustria, como já tinha acontecido na temporada passada. O novo GP se chamará Styria, e será disputado na semana anterior ao do GP da Áustria.

Com isso o GP da França teve que ser adiantado em uma semana, o que significará que a F1 disputará três GPs em semanas consecutivas.

Umas horas antes a MotoGP já tinha anunciado o cancelamento do GP da Finlândia, que estava agendado para o dia 11 de julho, devido às restrições relativas à pandemia do Coronavirus. Mas a FIM anunciou uma nova etapa em Spielberg, fazendo uma repetição do que já aconteceu em 2020, quando foi disputado o GP da Styria. Para este ano esse GP será disputado então no dia 8 de agosto, uma semana antes do GP da Áustria.

abril —–

Na quinta-feira (29/04) a SuperBike já tinha confirmado que se viu obrigada a cancelar a etapa que a categoria iria disputar no final do ano, na Austrália. Mas a organização anunciou que iria estrear uma nova pista, a do Autodrom Most, na República Tcheca, que se coloca no calendário entre as etapas da Holanda e a da também estreante de Navarra, na Espanha.

Na quarta-feira (28/04), a F1 já tinha confirmado uma notícia que circulava já a quase duas semanas como um – forte – boato: o GP do Canadá foi cancelado. Mas a categoria já colocou a Turquia em seu lugar, assim como fez na pandêmica temporada de 2020.

As restrições impostas pelo governo local não deixaram outra alternativa e a categoria rapidamente colocou uma segunda edição do GP da Turquia em seu lugar. A data será a mesma que o Canadá já ocupava: 13 de junho.

Nesta terça-feira (20/04) o WRC confirmou que o Rali da Finlândia sofrerá um atraso, também por causa da pandemia. Programado para ser realizado de 29 de julho à 01 de agosto, o rali finlandês agora foi atrasado dois meses, sendo reprogramado para ser disputado entre 30 de setembro até 03 de outubro.

Lembrando que este será o segundo rali disputado nesse país, como já foi o Rali do Ártico, disputado no final de fevereiro.

E nesta mesma quinta-feira a Fórmula E divulgou nova versão de seu bastante modificado calendário da temporada, confirmando que a etapa dupla no Chile, originalmente apenas adiada para junho, foi totalmente cancelada, assim com a etapa do Marrocos.

São quase 1.500 biografias e estatísticas de Pilotos dos mais importantes Esportes a Motor no Mundo

Na quarta-feira (07/04) a IMSA já tinha cancelado a etapa do Canadá por causa das restrições do país para prevenir a disseminação maior da pandemia. Mas em seu lugar foi agendada uma segunda etapa em Watkins Glen e na mesma semana.

março —–

Na última quarta-feira (31/03) começaram a circular rumores sobre possível cancelamento de GPs da Fórmula 1, devido à situação da pandemia ou as restrições: Brasil e Canadá. No caso do Canadá por causa da obrigatoriedade de quarentena, enquanto no caso do Brasil por causa do aumento da incidência.

As informações dão conta de que a categoria já teria dois substitutos se isso tiver de acontecer: Turquia e Sakhir. Assim o GP da Turquia voltaria ao calendário ainda no primeiro semestre de 2021, enquanto a prova no anel externo do Bahrain ficaria entre os meses de outubro e novembro.

Na sexta-feira (26/03) o Mundial de Rali já tinha confirmado o cancelamento do Rali do Chile, originalmente agendado para 9 a 12 de setembro. Mas em seu lugar confirmou a realização do Rali da Grécia.

Confira nossos serviços, incluindo um encurtador de link inédito

Anteriormente, na sexta-feira (11/03) a Stock Car já tinha anunciado que vai adiar sua etapa de abertura da temporada 2021, que seria no dia 28 de março, no Velopark, por causa da pandemia. A nova data será 01/08.

Anteriormente, na terça-feira (09/03) a SuperBike já tinha anunciado o adiamento, sine die, da que seria a etapa de abertura da temporada 2021 da categoria, jogando-a para o fim da temporada, mas sem confirmar a data, que ficou em aberto.

Na última sexta-feira a FIA WEC já tinha anunciado que também a etapa de abertura da temporada, que seria em Portugal, no Algarve, foi transferida para os dias 12 e 13 de junho – exatamente as datas previstas para as 24 Horas de Le Mans.

Com isso a temporada agora irá começar no dia 1º de maio, com a realização da etapa da Bélgica, em Spa-Francorchamps.

São quase 1.500 biografias e estatísticas de Pilotos dos mais importantes Esportes a Motor no Mundo

Na quinta-feira (04/03) a organização da famosa corrida 24 Horas de Le Mans já tinha confirmado o adiamento da data da disputa dessa corrida de endurance, para os dias 21-22 de agosto, que novamente deixando de ser disputada em maio/junho, repetindo o problema na temporada passada, novamente por causa da pandemia.

fevereiro —–

Na terça-feira (16/02) a organização da SuperBike já tinha confirmado nova mudança em sua temporada 2021, e informou o adiamento da etapa de abertura, em Assen, para os dias 24 e 25 de julho.

janeiro —–

Na quinta-feira (28/01) a organização da Fórmula E já tinha confirmado mais mudanças em sua temporada 2021, quando anunciou o cancelamento dos ePrix de Paris e Seul. Mas confirmou a inclusão do circuito de Valência, que será o primeiro circuito permanente na história da categoria.

A sexta-feira (22/01) já tinha sido pesada, cheia de diversos eventos adiados ou simplesmente cancelados novamente pelo progresso da pandemia ao redor do Mundo. FIA WEC, WTCC, MotoGP e IndyCar fizeram novas alterações.

Aqui você sempre encontra Dicas e Soluções importantes para suas viagens
E o melhor, várias Ferramentas e Dicas para você economizar muito.

No início da tarde foi a vez da MotoGP anunciar que cancelou três corridas, os GPs da Argentina, o dos EUA e o de Brno na Eslováquia, embora neste caso tenha colocado duas outras corridas em seus lugares. E ao final deste dia pavoroso também a IndyCar anunciou novas alterações em seu calendário. Neste último caso alterou as datas de dois GPs: Barber Park (pela segunda vez) e Long Beach, que virou a última etapa do novo calendário.

Nesta sexta-feira também uma outra categoria teve que cancelar sua etapa de abertura da temporada. Foi o FIA WEC, que cancelou a prova 1000 Milhas de Sebring, nos EUA, por causa da pandemia.

A categoria confirmou que a nova etapa de abertura do FIA WEC 2021 será a de Portugal, no Algarve, que será realizada no dia 4 de abril. Uma semana antes dessa prova, a categoria realizará dois dias de testes de pré-temporada em 30 e 31 de março.

Neste mesmo dia a FIA também confirmou que a abertura do WTCC – o Mundial de Carros de Turismo -, que seria na Hungria, foi adiada para 21-22 de agosto. Com isso a nova data da largada da temporada 2021 da categoria será na Alemanha, entre 3 e 5 de junho. A categoria resolveu cancelar a etapa da Eslováquia.

São quase 1.500 biografias e estatísticas de Pilotos dos mais importantes Esportes a Motor no Mundo

Na sexta-feira (15/01) a Nascar já tinha confirmado o cancelamento da que seria sua terceira etapa, Fontana. Neste caso ela remanejou outras provas e inseriu o Roval de Daytona no calendário, mantendo assim as 36 etapas.

Na parte da manhã o DTM já tinha anunciado oficialmente o cancelamento da etapa de abertura de seu calendário da temporada de 2021, que seria realizada em 19 e 20 de junho, no circuito de Igora Drive, na Rússia, mas sem dar o motivo.

Agora a temporada do DTM 2021 – a primeira da nova era GT3 – só vai acontecer nos dias 19-20/06.

Nesta quarta (13/01) mais um adiamento foi anunciado, desta vez a da etapa de abertura da nova categoria, a Extreme E de carros elétricos. Mas será apenas um adiamento de duas semanas.

Aqui você sempre encontra dicas e soluções importantes para suas viagens

Na terça-feira (12/01) a Fórmula 1 anunciou diversas mudanças em seu calendário, confirmando o adiamento do GP da Austrália para 21/11. Também o GP da China foi adiado, mas aqui sem data nova informada.

Foi confirmado a realização do GP de Imola para 18 de abril, além de alteração na data do GP de São Paulo, que foi adiantado para 07/11.

No domingo (10/01) já tinha sido anunciado que a organização do GP da China da Fórmula 1 teria solicitado oficialmente o adiamento de seu GP, devido à continuação da pandemia, para o segundo semestre de 2021.

Na sexta-feira (08/01) o WRC já tinha sido obrigado a fazer sua segunda alteração no Calendário de 2021, cancelando – pela segunda vez seguida – o Rali da Inglaterra. Mas desta vez colocou o Rali de Ypres, na Bélgica em seu lugar. Lembrando que este rali também acabou cancelado em 2020.

Nesta quarta-feira (06/01) a IndyCar anunciou o adiamento de sua etapa de estreia, o GP de St Petersburg, para o final de abril, dia 25, por causa do recrudescimento da pandemia na Flórida.

No final de 2020 começou-se a falar na grande possibilidade de que o Rali de Monte Carlo estar sob grande risco, devido ao recrudescimento da pandemia na região onde o rali será disputado.

Também se levantaram receios fundamentados no mesmo problema com a região onde se correrá o GP da Austrália, prova de abertura da Fórmula 1.

Tudo sobre os Esportes a Motor
Fórmulas, Motos, Turismo, Rali e muita Estatística

O primeiro evento afetado foi o Rali da Suécia, cancelado pelo WRC em razão do aumento de casos na Suécia. Nesta mesma semana a Fórmula E anunciou um adiamento de sua etapa dupla de abertura da temporada.

A situação está se agravando novamente, e até que os efeitos das vacinações em massa possam ser visíveis, provavelmente muitos outros eventos ainda poderão ser afetados: adiados ou cancelados.

Muitas dicas legais estão sempre aparecendo no Dica-Legal.com – venha conhecer, pois sempre tem muita informação importante para você usar no seu dia-a-dia no mundo atual!

676.434FJPB7.898.2

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=16390

2 menções

  1. […] agora os eventos que já foram afetados em 2021e todos os eventos que foram afetados pela pandemia em […]

  2. […] Coronavirus afeta Calendário de 2021 […]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com