Coronavirus continua afetando Calendário 2021

Se mais de 150 eventos acabaram afetados pela pandemia em 2020, a temporada de 2021 ainda nem bem deslanchou e já temos 30 eventos afetados. Saiba o que já foi afetado até aqui.

Nesta quarta-feira (07/04) a IMSA cancelou a etapa do Canadá por causa das restrições do país para prevenir a disseminação maior da pandemia. Mas em seu lugar foi agendado uma segunda etapa em Watkins Glen na mesma semana.

Tudo sobre os Esportes a Motor
Fórmulas, Motos, Turismo, Rali e muita Estatística

Na última quarta-feira (31/03) começaram a circular rumores sobre possível cancelamento de GPs da Fórmula 1, devido à situação da pandemia ou as restrições: Brasil e Canadá. No caso do Canadá por causa da obrigatoriedade de quarentena, enquanto no caso do Brasil por causa do aumento da incidência.

As informações dão conta de que a categoria já teria dois substitutos se isso tiver de acontecer: Turquia e Sakhir. Assim o GP da Turquia voltaria ao calendário ainda no primeiro semestre de 2021, enquanto a prova no anel externo do Bahrain ficaria entre os meses de outubro e novembro.

Na sexta-feira (26/03) o Mundial de Rali já tinha confirmado o cancelamento do Rali do Chile, originalmente agendado para 9 a 12 de setembro. Mas em seu lugar confirmou a realização do Rali da Grécia.

Confira nossos serviços, incluindo um encurtador de link inédito

Anteriormente, na sexta-feira (11/03) a Stock Car já tinha anunciado que vai adiar sua etapa de abertura da temporada 2021, que seria no dia 28 de março, no Velopark, por causa da pandemia. A nova data será 01/08.

Anteriormente, na terça-feira (09/03) a SuperBike já tinha anunciado o adiamento, sine die, da que seria a etapa de abertura da temporada 2021 da categoria, jogando-a para o fim da temporada, mas sem confirmar a data, que ficou em aberto.

Na última sexta-feira a FIA WEC já tinha anunciado que também a etapa de abertura da temporada, que seria em Portugal, no Algarve, foi transferida para os dias 12 e 13 de junho – exatamente as datas previstas para as 24 Horas de Le Mans.

Com isso a temporada agora irá começar no dia 1º de maio, com a realização da etapa da Bélgica, em Spa-Francorchamps.

São quase 1.500 biografias e estatísticas de Pilotos dos Esportes a Motor

Na quinta-feira (04/03) a organização da famosa corrida 24 Horas de Le Mans já tinha confirmado o adiamento da data da disputa dessa corrida de endurance, para os dias 21-22 de agosto, que novamente deixando de ser disputada em maio/junho, repetindo o problema na temporada passada, novamente por causa da pandemia.

Na terça-feira (16/02) a organização da SuperBike já tinha confirmado nova mudança em sua temporada 2021, e informou o adiamento da etapa de abertura, em Assen, para os dias 24 e 25 de julho.

Na quinta-feira (28/01) a organização da Fórmula E já tinha confirmado mais mudanças em sua temporada 2021, quando anunciou o cancelamento dos ePrix de Paris e Seul. Mas confirmou a inclusão do circuito de Valência, que será o primeiro circuito permanente na história da categoria.

A sexta-feira (22/01) já tinha sido pesada, cheia de diversos eventos adiados ou simplesmente cancelados novamente pelo progresso da pandemia ao redor do Mundo. FIA WEC, WTCC, MotoGP e IndyCar fizeram novas alterações.

Aqui você sempre encontra dicas e soluções importantes para suas viagens

No início da tarde foi a vez da MotoGP anunciar que cancelou três corridas, os GPs da Argentina, o dos EUA e o de Brno na Eslováquia, embora neste caso tenha colocado duas outras corridas em seus lugares. E ao final deste dia pavoroso também a IndyCar anunciou novas alterações em seu calendário. Neste último caso alterou as datas de dois GPs: Barber Park (pela segunda vez) e Long Beach, que virou a última etapa do novo calendário.

Nesta sexta-feira também uma outra categoria teve que cancelar sua etapa de abertura da temporada. Foi o FIA WEC, que cancelou a prova 1000 Milhas de Sebring, nos EUA, por causa da pandemia.

A categoria confirmou que a nova etapa de abertura do FIA WEC 2021 será a de Portugal, no Algarve, que será realizada no dia 4 de abril. Uma semana antes dessa prova, a categoria realizará dois dias de testes de pré-temporada em 30 e 31 de março.

Neste mesmo dia a FIA também confirmou que a abertura do WTCC – o Mundial de Carros de Turismo -, que seria na Hungria, foi adiada para 21-22 de agosto. Com isso a nova data da largada da temporada 2021 da categoria será na Alemanha, entre 3 e 5 de junho. A categoria resolveu cancelar a etapa da Eslováquia.

São quase 1.500 biografias e estatísticas de Pilotos dos Esportes a Motor

Na sexta-feira (15/01) a Nascar já tinha confirmado o cancelamento da que seria sua terceira etapa, Fontana. Neste caso ela remanejou outras provas e inseriu o Roval de Daytona no calendário, mantendo assim as 36 etapas.

Na parte da manhã o DTM já tinha anunciado oficialmente o cancelamento da etapa de abertura de seu calendário da temporada de 2021, que seria realizada em 19 e 20 de junho, no circuito de Igora Drive, na Rússia, mas sem dar o motivo.

Agora a temporada do DTM 2021 – a primeira da nova era GT3 – só vai acontecer nos dias 19-20/06.

Nesta quarta (13/01) mais um adiamento foi anunciado, desta vez a da etapa de abertura da nova categoria, a Extreme E de carros elétricos. Mas será apenas um adiamento de duas semanas.

Aqui você sempre encontra dicas e soluções importantes para suas viagens

Na terça-feira (12/01) a Fórmula 1 anunciou diversas mudanças em seu calendário, confirmando o adiamento do GP da Austrália para 21/11. Também o GP da China foi adiado, mas aqui sem data nova informada.

Foi confirmado a realização do GP de Imola para 18 de abril, além de alteração na data do GP de São Paulo, que foi adiantado para 07/11.

No domingo (10/01) já tinha sido anunciado que a organização do GP da China da Fórmula 1 teria solicitado oficialmente o adiamento de seu GP, devido à continuação da pandemia, para o segundo semestre de 2021.

Na sexta-feira (08/01) o WRC já tinha sido obrigado a fazer sua segunda alteração no Calendário de 2021, cancelando – pela segunda vez seguida – o Rali da Inglaterra. Mas desta vez colocou o Rali de Ypres, na Bélgica em seu lugar. Lembrando que este rali também acabou cancelado em 2020.

Nesta quarta-feira (06/01) a IndyCar anunciou o adiamento de sua etapa de estreia, o GP de St Petersburg, para o final de abril, dia 25, por causa do recrudescimento da pandemia na Flórida.

No final de 2020 começou-se a falar na grande possibilidade de que o Rali de Monte Carlo estar sob grande risco, devido ao recrudescimento da pandemia na região onde o rali será disputado.

Também se levantaram receios fundamentados no mesmo problema com a região onde se correrá o GP da Austrália, prova de abertura da Fórmula 1.

Tudo sobre os Esportes a Motor
Fórmulas, Motos, Turismo, Rali e muita Estatística

O primeiro evento afetado foi o Rali da Suécia, cancelado pelo WRC em razão do aumento de casos na Suécia. Nesta mesma semana a Fórmula E anunciou um adiamento de sua etapa dupla de abertura da temporada.

A situação está se agravando novamente, e até que os efeitos das vacinações em massa possam ser visíveis, provavelmente muitos outros eventos ainda poderão ser afetados: adiados ou cancelados.

Relação dos Eventos afetados pela Covid-19 em 2021

CategoriaEventoEfeito
WRCRali de Monte Carlo
Rali da Suécia
Rali da Inglaterra
Rali do Chile
Realizado c/cortes
Cancelado
Cancelado
Cancelado
Fórmula EeP de Santiago #1
eP de Santiago #2
eP de Paris
eP de Seul
Adiado p/ 05/06
Adiado p/ 06/06
Cancelado
Cancelado
Fórmula 1GP da Austrália
GP da China
Adiado p/ 21/11
Adiado sine die
IndyCarGP de St Petersburg
GP de Barber Park
GP de Long Beach
Adiado p/ 25/04
Adiado p/ 18/04
Adiado p/ 26/09
Extreme EArábia SauditaAdiado p/ 3-4/04
DTMIgora DriveCancelado
NASCARFontanaCancelado
FIA WECMil Milhas de SebringCancelado
WTCCHungria
Eslováquia
Adiado p/ 21-22/08
Cancelado
MotoGPGP da Argentina
GP dos EUA
GP de Brno
Cancelado
Cancelado
Cancelado
SuperBikeAssen
Estoril
Adiado p/ 24-25/07
Adiado sine-die
24 H de Le MansLe MansAdiado p/ 21-22/08
FIA WECPortugalAdiado p/ 12-13/06
Stock CarVeloparkAdiada p/ 01/08
Fórmula 1GP do Canadá
GP de São Paulo
Sob ameaça
Sob ameaça
IMSACanadáCancelado
A tabela acima mostra o total de 30 eventos já afetados, ou sob forte ameaça de cancelamento ou adiamento

473.742FJPB4.964.1

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=16390

2 menções

  1. […] agora os eventos que já foram afetados em 2021e todos os eventos que foram afetados pela pandemia em […]

  2. […] Coronavirus afeta Calendário de 2021 […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com