Automobilismo nacional ganha novo campeonato em 2012

Carro da Sprint Race 2012

Com o “boom” da Stock Car nos anos 2000, a modalidade de carros de turismo cresceu muito no Brasil. Tanto que muitos dos pilotos que saem do kart hoje pensam em se profissionalizar para competir ao lado de nomes como Cacá Bueno e Luciano Burti, entre outros.

Contudo, não existia um campeonato que servisse para formar pilotos de turismo com qualidade a não ser os regionais. Isso até 2012. A temporada que se inicia no esporte a motor nacional terá, finalmente, uma categoria à altura.

Essa nova categoria servirá como passo vital para quem quiser aspirar a saltos maiores, como a Stock e o Brasileiro de Marcas. Criada pela família Marques e com execução técnica de todos os carros pelo experiente Amadeu Rodrigues, a nova Sprint Race pretende se tornar uma alternativa viável e de qualidade para pilotos que desejam se profissionalizar no país.

Para começar, o carro a ser utilizado , é uma verdadeira máquina de corrida: chassis tubular com tecnologia avançada, contando com o piloto no centro do carro, telemetria, motor aspirado e câmbio traseiro – de seis marchas, sequencial e com powershift.

“A ideia é preencher a lacuna entre os campeonatos de turismo regionais para os nacionais, com um alto nível técnico e que chega ao piloto num valor supercompetitivo, totalmente subsidiado pelos patrocinadores do evento, no intuito de abranger pilotos de todos os níveis, como Kartistas que pretendem fazer carreira no turismo, ‘gentlemen drivers’ que buscam um verdadeiro carro de corrida e até pilotos profissionais que pretendem aumentar sua fonte de renda”, comenta Thiago Marques.

O formato do campeonato será de rodadas duplas com dez etapas. O grid inicial será restrito a 15 carros neste primeiro ano, sendo que 12 deles pontuam, e terá equalização de pesos às duplas que dividirem o mesmo carro. Na parte do regulamento, os três primeiros colocados no campeonato recebem o chamado “lastro de sucesso” a partir da segunda prova e a rodada dupla final terá pontuação dobrada.

“Como as corridas serão em rodadas duplas, é possível ter um ou dois pilotos por carro, o que ameniza ainda mais o valor do campeonato. Pelas duplas já formadas, teremos uma mistura interessante de pilotos profissionais com aqueles que estão buscando seu espaço” completa.

A estreia da Sprint Race está marcada para o dia 4 de março, em Interlagos, fechando o calendário no dia 2 de dezembro, em Curitiba, totalizando sete etapas em São Paulo, duas no Paraná e uma no Rio Grande do Sul. A lista de inscritos será divulgada em breve.

1.645.955FJPB1.10

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/automobilismo-nacional-ganha-novo-campeonato-em-2012/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.