Nascar só terá 8 etapas com classificação

Repetindo o que já tinha adotado durante a afetada temporada 2020, a Nascar Cup vai continuar a fazer a maior parte de suas etapas apenas no domingo, sem treinos e classificação.

A organização selecionou apenas oito etapas em 2021 em que fará treinos e classificatórios, nas sextas e nos sábados. A primeira delas é exatamente a etapa de abertura, em fevereiro, quando a Nascar realiza a chamada Daytona 500. Aliás essa é bastante diferente das demais, com classificação em 3 etapas, como detalhado aqui.

Outra etapa completa será a de estreia de pista de terra na Nascar, no mês de maio em Bristol. As outras etapas que serão completas, na classificação, serão em Austin (circuito novo para a Nascar), Charlotte, Nashville (circuito novo), Road America, Indianápolis e em Phoenix.

Para as demais a Nascar vai continuar usando o método de rankeamento dos carros e pilotos, como adotou em 2020: a nova regra de definição do grid, para as corridas sem classificatório, baseia-se num método estatístico, que usa a posição na corrida anterior do piloto e do proprietário do carro, e que entram com peso 25% cada um nessa fórmula, a pontuação do proprietário do carro que entra com peso 35% e a melhor volta do piloto na última corrida e que entra com peso 15%.

Confira o Calendário da Nascar 2021:

Temporada regularPlayOffs


Etapas com classificatórios:
Daytona 500
Bristol (terra)
Austin (misto)
Charlotte
Nashville (novo)
Road America (misto)
Indianápolis
Phoenix (final)
São mais de 1.500 biografias e estatísticas de Pilotos das mais importantes categorias dos Esportes a Motor no Mundo
1.637.522FJPB1.1.127

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/nascar-so-tera-8-etapas-com-classificacao/

2 comentários

3 menções

  1. Por que a F1 não usa um método desses? É tão chato assistir alguns treinos livres, e algumas classificações tem visto pilotos parados nos boxes até o instante final, Pra que perder tempo? Vamos para os finalmente, ou seja as corridas.

    1. Olá Mario,

      Verdade muitos TLs são chatos, vários não entra ninguém na pista por muitos minutos. A classificação em si é bacana, na minha opinião, embora em 2020 tenham acontecido dois casos de pilotos perderem a volta rápida porque ficaram nos boxes tempos demais (pareceu até amadorismo das equipes).
      Mas o método da Nascar é bem interessante, diminui as chatices da F1, e economiza tempo e dinheiro para as equipes.

  1. […] prova será a quarta etapa deste ano que terá uma sessão de classificação, entre as apenas oito ao longo da temporada. O classificatório será disputado a partir das 12:05h do sábado, com a […]

  2. […] métrica será mantida em todas as 28 corridas que não terão classificatório ao longo de […]

  3. […] métrica será mantida em todas as 28 corridas que não terão classificatório ao longo de […]

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.