Audi chamada para maiores investigações no DTM

A autoridade alemã dos esportes à motor (DMSB) confirmou que irá aprofundar ainda mais suas investigações com os membros das equipes da Audi parta descobrir a verdade sobre as alegadas ordens de equipe que podem ter ocorrido na última prova do DTM, dia 31 de julho.

Os oficiais declararam os resultados da prova de domingo, em Zandvoort, provisórios após terem sido levantadas suspeitas pela maneira como o piloto Audi, Mattias Ekstrom, conseguiu ultrapassar seus parceiros de Audi Martin Tomczyk, Alexandre Premat e Oliver Jarvis nas voltas finais daquela prova.

Todos os pilotos e membros de equipe envolvidos serão entrevistados acerca dessa acusação, e o DMSB já dispendeu os últimos dias analisando todos os dados que estão à sua disposição sobre os acontecimentos.

Entretanto, um veredito foi adiado já que os oficiais desejam falar com todos novamente. O entendimento de todos é que o DMSB deseja manter maiores discussões sobre o caso porque teria encontrado evidências de que os fatos reais não devem ter correlação com a história apresentada pela Audi no último domingo.

Ficou decidido que as novas investigações tomarão lugar na sexta-feira antes da próxima etapa da temporada do DTM, no próprio circuito de Oschersleben. O DMSB também confirmou que uma decisão final será anunciada antes do treino de qualificação para a quinta rodada que será disputada dia 1º de agosto.

As ordens de equipe foram banidas no DTM desde o final da temporada de 2007, e a Audi negou que qualquer um de seus pilotos tenha sido forçado a diminuir sua velocidade, para permitir que Ekstrom possa se beneficiar e chegar ao título de pilotos de 2009. Ao invés disso a Audi declarou que o sueco estava muito mais rápido que seus companheiros de time porque estaria com pneus muito mais novos por causa de um pitstop feito mais tardiamente naquela prova.

Parte da defesa da Audi inclui dados comparando as velocidades das voltas de seus pilotos com a também forte diminuição de velocidade do vencedor, o piloto Mercedes Gary Paffett.

Entretanto o campeão da temporada 2005 do DTM declarou que simplesmente estava economizando seu carro, e que não tinha nenhum problema em seu carro. “Eu estava simplesmente economizando meus pneus no final da prova,” ele declarou. “Eu diminuí cerca de 1,5s por volta mas ainda assimestava aumentando a minha vantagerm para os demais pilotos.”

A Audi também levantou suspeitas por reportadamente ter bloqueado as comunicações de rádio de seus times para a ARD TV, nas últimas dez voltas da prova – quando todos os fatos sob investigação ocorreram. Entretanto o DMSB teve acesso a todas as transmissões de rádio da equipe, além de outros dados das telemetrias, como velocidades, acelerações e utilização dos freios.

Se o DMSB concluir pela confirmação de suas suspeitas, a punição para a Audi poderá chegar até a desclassificação dessas equipes do campeonato.

1.615.159FJPB1.11

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/audi-chamada-para-maiores-investigacoes-no-dtm/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.