F-1: Uma análise técnica de Abu Dhabi

Antes de encerrar a temporada 2011 em terras brasileiras no fim do mês, a Fórmula 1 visita neste fim de semana o glamour e o luxo de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Abastada pelos petrodólares, Abu Dhabi foi considerada no ano passado pela renomada revista “Fortune” e a emissora de notícias “CNN” como a cidade mais rica do planeta.

Com tanto dinheiro, a ilha atraiu a atenção da F-1, e estreou no calendário de 2009 com um moderno e inovador circuito situado em Marina Bay, com 21 curvas, 5.554 metros e uma saída de box que passa por baixo da reta principal. Nos dois últimos anos, a vitória ficou com o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull campeão antecipado.

Confira abaixo uma análise completa de Abu Dhabi feita pelo brasileiro Luiz Razia, terceiro piloto do Team Lotus na F-1:

Aerodinâmica
“Abu Dhabi é um circuito no qual a parte aerodinâmica não conta muito. O importante, mesmo, é andar rápido nas três longas retas e ter um equipamento bastante equilibrado em curvas de baixa, que são a maioria nesta pista, em 90º.”

Motor
“Neste caso em especial, todo mundo tem motores já usados no estoque. Quem trocar será punido, então o negócio é escolher o melhorzinho e rezar para dar tudo certo…”

Freios
“Esse ítem será bastante usado em Abu Dhabi, uma vez que temos ‘apenas’ 21 curvas e a frenagem para elas geralmente é bruta. Desta forma, as equipes provavelmente deverão usar os dutos de freios maiores para gerar uma melhor refrigeração.”

Pneus
“Sem segredos. A pista é nova e pouco abrasiva e os compostos usados serão os macios e médios, os mesmos do Brasil e de outras pistas, como a Itália.”

KERS/DRS
“Teremos duas zonas de ativação da asa móvel, o que deve tornar a corrida mais interessante, e acredito que o Kers deve ter boa influência, uma vez que temos freadas interessantes. Devemos ver muitas ultrapassagens.”

O GP de Abu Dhabi, penúltima etapa da temporada 2011, será realizado neste domingo, a partir das 11 horas (de Brasília). A Rede Globo e as Rádios Bandeirantes, CBN, Globo e Jovem Pan transmitem a corrida ao vivo para todo o Brasil.

1.614.922FJPB1.12

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/f-1-uma-analise-tecnica-de-abu-dhabi/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.