IndyCar em Barber: Palou tem vitória inédita

Alex Palou alcançou uma vitória inédita na etapa de Barber Park, na abertura da temporada 2021 da IndyCar. O espanhol segurou as investidas, nas últimas voltas, de Will Power.

A diferença entre eles foi caindo volta a volta, já que Palou – de 24 anos – precisava economizar combustível, e na linha de chegada essa diferença caiu para apenas 0,4016s.

O pódio da prova foi completado por Scott Dixon, que é um dos companheiros de Palou na Chip Ganassi, que chegou 2,9881s atrás, mostrando uma grande constância de performances, tanto que vem se colocando entre os Top 10 nas últimas onze corridas consecutivas. Na temporada passada, quando foi o campeão, apenas ficou fora do Top 10 em duas corridas.

Tudo sobre os Esportes a Motor
Fórmulas, Motos, Turismo, Rali e muita Estatística

A corrida só teve primeiras vezes: primeira vitória de Palou, e primeira pole e primeira melhor volta de Pato Oward, que terminou a corrida na quarta colocação, a frente de Sebastien Bourdais, Rinus VeeKay e Graham Rahal.

Entre os novatos o melhor classificado foi o ex-F1 Romain Grosjean, que terminou em décimo lugar com o carro da Dale Coyne. Scott McLaughlin, que veio da V8 SuperCars australiana, foi o 14º, enquanto Jimmie Johnson, ex-Nascar, foi o 19º.

A corrida foi marcada por enorme acidente, logo na primeira volta, quando Josef Newgarden rodou, mas não aliviou o pé e viu seu carro rodar e voltar para o meio da pista onde foi coletado por vários carros. Foram cinco os carros que sofreram danos nesse acidente, mas apenas Newgarden e Ryan Hunter Reay abandonaram a corrida.

São quase 1.500 biografias e estatísticas de Pilotos dos mais importantes Esportes a Motor no Mundo

Veja o Grid e o Resultado Completo da corrida
Veja o Histórico deste Circuito
Veja como ficou o Campeonato de Equipes
Veja como ficou o Campeonato de Pilotos
Veja as Estatísticas dos Pilotos na temporada

» Confira os melhores na prova:

#PilotoNac.EquipeTempo
Alex PalouESPChip Ganassi90 voltas
Will PowerAUSTeam Penske+0,4016s
Scott DixonNZEChip Ganassi+2,9881s
Pato OwardMEXArrow McLaren SP+3,9741s
Sebastien BourdaisFRAA. J. Foyt+10,6967s
Rinus VeeKayHOLEd Carpenter Racing+13,8750s
Graham RahalEUARahal Letterman+18,7387s
Marcus EricssonSUEChip Ganassi+20,0700s
Alexander RossiEUAAndretti Autosport+20,5601s
10ºRomain GrosjeanFRADale Coyne Racing+45,0805s

Pato Oward leva a pole

Pato Oward começou com o pé direito a temporada da IndyCar, conseguindo a pole para o GP do Alabama, a ser disputado neste domingo no circuito de Barber Park. Esta foi a sua segunda pole.

O piloto da Arrow Mclaren deixou Alexander Rossi da Andretti Autosport para trás, por 0,0698s. Da segunda fila vão largar Alex Palou, da Chip Ganassi, e Will Power, do Team Penske. O atual campeão, Scott Dixon largará da terceira fila, tendo ao lado seu companheiro da Chip Ganassi, Marcus Ericsson. Estes seis foram para o Q3, ou Fast Six como é chamado na categoria.

Dos três “rookies” desta temporada o melhor, disparado, foi o ex-F1 Romain Grosjean, que corre pela Dale Coyne e foi o melhor piloto da equipe, ficando com a sétima posição do grid. Os outros dois foram Scott McLaughlin, do Team Penske, que ficou com a 12ª posição, e Jimmie Johnson – multicampeão da Nascar Cup, que com o seu Chip Ganassi não passou da 21ª posição.

Tudo sobre os Esportes a Motor
Fórmulas, Motos, Turismo, Rali e muita Estatística

A prova será disputada neste domingo, a partir das 16:00h, com TV ao Vivo.

Veja o Grid Completo da corrida
Veja o Histórico deste Circuito

» Confira os melhores no grid:

#PilotoNac.EquipeTempo
Pato OwardMEXArrow McLaren SP65,8479s
Alexander RossiEUAAndretti Autosport65,9177s
Alex PalouESPChip Ganassi66,0538s
Will PowerAUSTeam Penske66,1186s
Scott DixonNZEChip Ganassi66,3976s
Marcus EricssonSUEChip Ganassi66,4102s
Romain GrosjeanFRADale Coyne65,7643s
Josef NewgardenEUATeam Penske65,7902s
Colton HertaEUAAndretti Autosport65,7957s
10ºConor DalyEUAEd Carpenter Racing65,9118s
11ºJack HarveyINGMeyer Shank Racing65,9634s
12ºScott McLaughlinNZETeam Penske66,7226s

Os favoritos à vitória

Quem são os favoritos para vencer na etapa de abertura da temporada 2021 da IndyCar, neste fim de semana no Barber Park? Elencamos quatro como os que tem maiores chances de vencer.

O GP do Alabama já teve dez corridas da IndyCar, estando presente desde 2010 no calendário da categoria, embora tenha sido cancelada a edição de 2020, por causa da pandemia.

São quase 1.500 biografias e estatísticas de Pilotos dos mais importantes Esportes a Motor no Mundo

Os maiores vitoriosos por lá são Josef Newgarden, que venceu três vezes, e Will Power, que venceu duas vezes. Mas as vitórias de Power foram em 2011 e 2012, e embora suas performances nos últimos anos tenham sido um pouco apáticas, em Barber Park ele é o cara que mais vezes largou da pole (foram quatro contra duas de Hélio Castroneves) e também um dos mais rápidos – com três voltas mais rápidas, mesmo número de Scott Dixon – atual campeão da categoria em seu sexto título.

Tudo sobre os Esportes a Motor
Fórmulas, Motos, Turismo, Rali e muita Estatística

Takuma Sato não se destaca muito na IndyCar, mas tem grandes corridas na categoria, já tendo vencido a Indy 500. E devemos lembrar que na última corrida em Barber Park o japonês simplesmente largou da pole e venceu a corrida com uma margem tranquila sobre o segundo colocado, exatamente Dixon. Por isso seu nome está entre os favoritos para esta corrida.

Por isso é que nosso quarto favorito é Dixon. Na categoria desde o início (em 2003) o neo-zelandês já é hexacampeão, e mesmo com 40 anos não parece desistir de vencer, nem de perder seus ótimos rendimentos e corridas cerebrais, pelas quais se destaca há vários anos. Não dá para riscar seu nome de nenhuma lista de favoritos da IndyCar.

Lembrando que a corrida será às 16:00h de domingo, com o classificatório sendo realizado a partir das 18:55h do sábado, com a informação que a TV Cultura deverá transmitir ao vivo esses dois eventos, que não contarão com nenhum brasileiro na pista.

São quase 1.500 biografias e estatísticas de Pilotos dos mais importantes Esportes a Motor no Mundo

728.545FJPB827.1

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=18329

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com