MotoGP: Campeões estão sofrendo em 2021

A temporada da MotoGP chegou a apenas seu primeiro quarto mas já dá para perceber que dois grandes campeões da categoria estão sofrendo, e não é pouco não. Marquez e Valentino…

Valentino Rossi – heptacampeão, contando só a MotoGP – enfrenta uma queda de rendimento constante desde 2017 – e muitos afirmam que não é só devido às dificuldades de pilotar a Yamaha, mas também de sua idade, pois o italiano já tem 42 anos de idade.

Qualquer que seja a razão real – e provavelmente as duas apontadas são verdadeiras – o que vemos nas últimas temporadas não deixa dúvidas. Confira na tabela abaixo, onde 2009 entra na comparação, pois foi o ano de seu último título, assim como 2016, o ano de seu último vice-campeonato.

Como pode-se constatar na tabela abaixo, Valentino vem sofrendo uma queda que fica clara a partir de seu último vice-campeonato (em 2016), mas que despenca a partir de 2018 quando já não mais venceu algum GP, e partir de 2020, quando só chegou uma única vez ao pódio, na terceira colocação.

Evolução de Valentino nas últimas temporadas da MotoGP:

AnoClassifPtosVitóriasPódiosMelhor
Posição
2009Campeão306613
2016Vice249210
201720816
201819805
201917402
202015º6601
202121º34*0011º
* O valor para 2021 é projetado para as 19 etapas programadas (com 5 já disputadas)

Para o piloto, entretanto, vem apenas da falta de conseguir tirar um rendimento melhor da Yamaha. Ele cita os problemas e dificuldades que vem sentindo com as frenagens dessa moto, e com as mudanças de direção – embora este último tópico possa ser colocado na conta da idade sim. Ele também reclama dos pneus, item em que também não consegue extrair o máximo possível. Ele declarou nesta semana: “Não me sinto bem com a moto”.

São mais de 1.500 biografias e estatísticas de Pilotos das mais importantes categorias dos Esportes a Motor no Mundo

Marc Marquez – hexacampeão, contando só a MotoGP, com todos consecutivos até 2019, vem enfrentando sérias dificuldades de tornar a recuperar a forma impecável que demonstrou ao longo desses seis anos, interrompidos entretanto no primeiro GP de 2020, quando sofreu uma queda em Jerez, e quebrou o braço direito. A idade não é o seu problema, pois tem apenas 28 anos.

Os problemas com uma afastamento por esse motivo seria o normal, e deixaria o espanhol fora das pistas por no máximo 3 ou 4 corridas. Entretanto Marc surpreendeu a todos e voltou alguns dias depois, para a disputa do segundo GP que seria disputado, no mesmo circuito espanhol, na semana seguinte.

Logo teve que abandonar os treinos, mas tentou voltar cerca de dois meses depois, mas teve um problema com a placa colocada em seu braço, e que Marc alega ter se rompido ao tentar mexer com uma janela em sua casa. Ninguém engoliu tal história, pois o problema – logo ampliado por uma infecção no local – deve ter sido causado pelo seu açodamento em voltar. Isso o fez perder todo o restante da temporada.

Para 2021 ele chegou a treinar com uma moto da SuperBike na Espanha, mas em sua estreia no GP de Losail, acabou não acontecendo, e ele perdeu também o segundo GP no Qatar. Voltou para o GP do Algarve, onde conseguiu até que um bom resultado – tendo em vista seus problemas não resolvidos em um ano de recuperação – um sétimo lugar.

EM Jerez voltou a sentir bastante dor no braço e no ombro, e acabou apenas em nono. Dois resultados que não depõe contra o piloto, vista que seu braço está ainda fraco e com muita dor. Compreensível que ele se conformasse em tentar ir recuperando sua performance aos poucos.

Mas não para Marc, que se animou com o desempenho de sua quase inguiável Honda nas chuva de Le Mans, e foi com tudo até chegar à liderança da prova. Continuou andando mais do que deveria e, caiu. Conseguiu voltar e já estava em 12º quando levou um segundo tombo, e desistiu, terminando na 17ª colocação.

O problema é que Marquez sente bem as dificuldades de fazer as curvas de Mugello, onde nesta semana será disputado o sexto GP da temporada, e reconheceu que o ombro é, agora, seu ponto mais fraco.

Como será que esses dois grandes campeões vão chegar ao final desta temporada? Valentino dá sinais que poderá se aposentar; já Marc precisa entender sua situação de saúde, e deixar de querer ser novamente o campeão ainda nesta temporada. Se continuar querendo pular etapas, poderá se tornar incapaz de continuar correndo.

Mais de 100 Estatísticas e Curiosidades das principais categorias dos Esportes a Motor. Clique e confira tudo!
1.613.757FJPB1.372

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/motogp-campeoes-estao-sofrendo-em-2021/