FIA cria Mundial de Rali Cross-Country

A FIA e a Amaury Sport (ASO) anunciaram a criação do Mundial de Cross-Country para o ano de 2022, e que englobará o Rali Dakar como sua principal prova do calendário da nova categoria.

O Mundial Cross-Country será uma realidade pela primeira vez na história em 2022, após de anos de negociações da Federação Internacional de Automobilismo e a Amaury Sport Organization, que terá o Dakar como epicentro.

A proposta foi discutida e votada pelo Conselho Mundial de Motor da FIA na semana passada. A primeira parte da categoria durará cinco anos, sempre com a organização da ASO, para depois ser assumida pela própria FIA.

O calendário ainda não foi divulgado, mas contará com cinco etapas no decorrer do ano.

O novo campeonato mundial se junta aos outros seis organizados pela FIA: Fórmula 1, Fórmula E, WRC, WEC, RallyCross e o de Kart.

As categorias T1, T2, T3 e T4 poderão participar do novo mundial, mas a FIA trabalha numa normativa para caminhões protótipos (T5) já para valer em 2022.

Mas a ideia é construir, num prazo de média duração, uma pirâmide de categorias, do tipo que a FIA já criou com a F2 e F3 subalternas à F1 ou mesmo a Moto2 e Moto3 subalternas à MotoGP.

726.647FJPB60.1

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=19667

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com