Há algum tempo, na maior parte já com 2 ou mais anos de experiência na Stock Car, a categoria conta com cinco ex pilotos da Fórmula 1 e da IndyCar, hoje distribuídos por cinco equipes diferentes.
Por que, com uma grande experiência internacional, e de alto nível, esses pilotos estão amargando posições – na maior parte dos casos – muito inferior ao mínimo que esperaríamos?
Antes de tentar achar as respostas, vamos aos números (alguém já falou: os números não mentem!).

Os pilotos Ricardo Zonta e Rubens Barrichello, ex-F1 com boa experiência na Stock Car, se mostram em situação compatível com suas experiências. Estão razoavelmente próximos dos líderes (Daniel Serra e Gabriel Casagrande). Já Felipe Massa, Tony Kanaan e Nelson Piquet Jr estão completamente deslocados, abaixo até de Matias Rossi, que tem pouca experiência e corridas.

Comparando esses três últimos pilotos, que tem grande experiência em carros de fórmula, mas não conseguem mostrar isso nas corridas da Stock Car, com os seus atuais companheiros de equipe, a situação não muda quase nada. Kanaan leva uma surra de Rafael Suzuki, Piquet Jr idem. Apenas Massa está quase empatado com Julio Campos.
Então, o que pode explicar esses baixos rendimentos destes três pilotos, com relação a seus colegas?
Equipe com baixa performance, de pouca experiência na categoria, não é a resposta certa. A MX Piquet Sports é apenas a 14ª colocada, entre as dezesseis que competem, mas mesmo assim o experiente filho de Nelson Piquet, não supera seu companheiro.
A Podium Stock Car também é uma equipe com pouca experiência, mas Massa não consegue superar seu companheiro. Já a Full Time Bassami também tem baixa performance, mas Kanaan não consegue chegar ao fim das corridas e tem apenas 1/6 dos pontos do companheiro.
Qual é então a resposta correta?
- primeiro que ser bom num carro de fórmula não garante nada com relação à correr num carro de turismo*
- segundo que eles vem de categorias que tem um nível contato muito inferior ao que a Stock tem apresentado; isto pode estar deixando-os mais suscetíveis a problemas com danos em seus carros**
- talvez falte simplesmente vontade de lutar, com mais afinco, por vitórias, ou pelo menos por bons resultados
(*) é só comparar pelo que está passando o multicampeão da Nascar Jimmie Johnson, que vem sofrendo bastante para se adaptar à IndyCar
(**) nas etapas já disputadas esses pilotos realmente ficaram bem abaixo com relação às voltas que conseguiram completar
Será que seria o conjunto desses fatores acima, ou terá mais algum?

Você quer dar sua opinião? então deixe seu comentário abaixo…