Di Grassi: Estratégia falha e piloto perde vitória em Londres

Uma estratégia nada convencional, adotada pela Audi Sport na 13ª etapa da Fórmula E, neste domingo, nas ruas de Londres causou a punição, e Lucas foi desclassificado.

Na 12 volta, durante uma intervenção do safety car, o time chamou o brasileiro para passar pelo box e retornar rapidamente ao traçado, de forma que ele voltasse à pista na frente do pelotão.

Lucas era o oitavo colocado, e realmente voltou na liderança, mas por seu carro não ter parado completamente na frente do box da equipe o piloto foi excluído da prova. “Essa estratégia é permitida pelo regulamento. Poderia ter funcionado e já foi usada por outras equipes ao longo do campeonato. Mas no nosso caso aceitamos a decisão da FIA por que a manobra não funcionou 100%”, disse o chefe da equipe, o escocês Allan MacNish.

São quase 1.500 biografias e estatísticas de Pilotos dos mais importantes Esportes a Motor no Mundo

“O problema na minha parada foi que as rodas não pararam completamente devido ao piso escorregadio e por isso a FIA não considerou como uma parada normal no box”, comentou Di Grassi, após a prova. “Foi uma estratégia inteligente da equipe, aproveitando um momento em que o safety car ia muito devagar pela pista”, completa – sem considerar que foi na verdade uma manobra antiesportiva (o tal do jeitinho brasileiro, levado para os alemães).

Di Grassi continuou na pista até o final da corrida e cruzou a linha de chegada em primeiro. Mas por considerar a estratégia irregular a FIA anunciou que o brasileiro deveria fazer nova passagem pelo box, mas a equipe não avisou o piloto, que então acabou excluído. A vitória na prova foi do britânico Alex Lynn, da equipe Mahindra.

» Confira os Top 10 oficiais da prova #2:

#Piloto (Nac)EquipePtos
Alex Lynn (ING)Mahindra26
Nyck de Vries (HOL)Mercedes18
Mitchell Evans (NZE)Jaguar15
Robin Frijns (HOL)Virgin13
Pascal Wehrlein (ALE)Porsche10
Maximilian Gunther (ALE)BMW8
Nick Cassidy (NZE)Virgin6
Sergio Sette Camara (BRA)Dragon4
Jake Dennis (ING)BMW2
10ºJoel Eriksson (SUE)Dragon1
Tudo sobre os Esportes a Motor
Fórmulas, Motos, Turismo, Rali e muita Estatística
699.433FJPB167.1

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=20356

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com