MotoGP: Aprilia contrata Vinhales para 2022

Depois da suspensão que o espanhol Maverick Vinhales sofreu da Yamaha, conforme a bomba divulgada na sexta, nova bomba foi anunciada nesta segunda, com a Aprilia contratando o piloto.

Ainda não se sabe se Maverick voltará a subir numa Yamaha neste ano, mas a Aprilia fez seu anúncio logo cedo, e garantiu a participação de um dos melhores pilotos da atualidade para ajudar a melhorar os resultados da equipe na classe rainha, a partir de 2022.

O contrato celebrado prevê uma opção entre as partes para 2023, e uma antiga dupla espanhola voltará aos boxes, já que Vinhales foi companheiro de Aleix Espargaró, quando ambos correram pela Suzuki entre 2015 e 2016.

Mas Maverick perderá bastante na parte salarial. Dos € 8 milhões, seu salário ficará próximo dos € 3 milhões. Mas Massimo Rivola, CEO da Aprilia, se declarou encantado em poder contar com “… um piloto de altíssimo nível, e um dos que tem mais talento puro da classe rainha …”

Yamaha suspende Vinhales na Áustria

Esta semana está sendo difícil na MotoGP, e agora é a Yamaha que anunciou a suspensão da participação de Maverick Vinhales, do GP da Áustria, por ter tentado explodir o motor.

Segundo a equipe, a telemetria teria mostrado que Vinhales tentou explodir o motor de sua própria moto nas voltas finais do GP da Styria. Segundo outros pilotos o espanhol começou a fazer voltas fora do padrão, andando algumas vezes em ponto morto, mas acelerando o motor até o sistema cortar.

A relação de Vinhales com a Yamaha MotoGP já tinha azedado após várias reclamações do piloto, tanto que o piloto e a equipe já tinham acertado a saída de Vinhales ao final desta temporada, encurtando em um ano o contrato entre ambos.

Entretanto fica difícil acreditar que Vinhales volte a subir numa Yamaha, pelo restante desta temporada, pois as acusações contra o piloto são muito graves.

Mais de 100 Estatísticas e Curiosidades das principais categorias dos Esportes a Motor. Clique e confira tudo!

A equipe declarou que a suspensão de Vinhales é consequência de uma análise em profundidade dos dados da telemetria, que ela levou a cabo nos últimos dias: “A decisão relativa aos pilotos que participarão dos próximos GPs se tomarão assim que a situação seja detalhadamente estudada”.

Neste momento Vinhales está apenas na sexta colocação do Campeonato de Pilotos, com 95 pontos, o que é praticamente a metade dos pontos que Fabio Quartararo já acumula, 172.

Cal Crutchlow, que é piloto de testes da Yamaha, está sendo aventado como seu eventual substituto, até o fim da temporada. Procurado pela mídia, declarou: “Não sei. É algo que não foi colocado para mim, então não vale a pena pensar nisso.” O britânico, que se aposentou das provas no final da temporada passada, também enfatizou que qualquer decisão sobre ele substituir Vinhales terá que ser primeiro discutida com sua família.

São mais de 1.500 biografias e estatísticas de Pilotos das mais importantes categorias dos Esportes a Motor no Mundo
1.613.217FJPB1.702

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/motogp-petronas-suspende-vinhales-na-austria/