IndyCar: Palou X Pato; a disputa do título

Neste fim de semana acontece a grande final da IndyCar, que será disputada no circuito de Rua de 1,968 milha em Long Beach, e que primeira vez na história sedia uma final da categoria.

O circuito tem longa tradição na categoria, tendo como maiores vencedores Will Power, Mike Conway e Alexander Rossi. Cada um já venceu por lá duas vezes. Já entre os poles, destaques para Power e Hélio Castroneves, com três poles cada.

Mas a disputa do título da temporada 2021 está – matematicamente – nas mãos de dois pilotos estrangeiros: o espanhol Alex Palou, piloto da Chip Ganassi, e o mexicano Pato Oward, piloto da Arrow McLaren.

Se você quer ver muitas estatísticas, aqui é o lugar certo. São exatas uma centena de estatísticas

Nos números mais expressivos da temporada até que não estão tão distantes assim:

PilotoVitóriasPódiosVoltas
Lideradas
Voltas Mais
Rápidas
Poles
Palou3813732
Pato2511813

Embora claramente favorável de forma consistente ao espanhol, na pontuação do Campeonato de Pilotos a situação é ainda muito mais favorável à Palou. O espanhol tem 517 pontos, ou seja, 35 à frente do mexicano.

São 54 pontos em jogo, mas mesmo que Pato largue da pole (1 ponto), vença a corrida (+50 pontos) e faça o maior número de voltas na liderança (+3), vai precisar torcer para que Palou chegue no máximo na 12ª colocação.

Com o histórico de Palou em 2021 mostrando que ele foi melhor que 12º em onze das quinze etapas (ou seja: mais de 73% das provas), somente um sério problema para Palou poderia dar o título à Pato. Mesmo assim, Pato precisaria chegar no mínimo na segunda colocação.

A estatística mostra que as chances de Pato são baixíssimas. Agora é esperar para ver o que vai acontecer na corrida de Long Beach.

São quase 1.500 biografias e estatísticas de Pilotos dos mais importantes Esportes a Motor no Mundo

Matematicamente também Josef Newgarden pode pensar no título, mas para tal depende de uma combinação de resultados simultâneos muito difícil de acontecer. Para Newgarden ser o campeão ele não só precisa vencer – e obrigatoriamente levar todos os pontos de bônus -, também precisa que Palou fique além da 24ª colocação, e que Pato consiga no máximo um P3 na corrida de domingo.

699.392FJPB376.1

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=21300

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com