WRC: Ogier à um passo do octa-campeonato

Em poucos dias acontece a penúltima etapa da temporada do Mundial de Rali, com o retorno da Espanha após um ano fora do calendário. E Sebastien Ogier aproxima-se de seu oitavo título.

A diferença no Campeonato de Pilotos entre o francês e seu parceiro na Toyota Gazoo, o britânico Elfyn Evans, está em 24 pontos. Com 30 pontos em jogo a cada etapa (25 pela vitória no rali + 5 por vitória no “Power Stage”), para Ogier já sair do Rali da Espanha com mais um título, bastará fazer pelo menos 6 pontos à mais que Evans neste fim de semana.

Como Ogier tem 4 vitórias, contras as duas de Evans, o primeiro critério de desempate já dará o oitavo título ao francês.

Se você quer ver muitas estatísticas, aqui é o lugar certo. São exatas uma centena de estatísticas

Destacar todas as hipóteses que dariam esse título, já por antecipação, fica muito complexo por causa dos pontos de bonificação no “Power Stage”, portanto assumindo que eles não pontuem na última especial, Ogier seria o novo campeão se:

  • vencer
  • for segundo e Evans não vencer
  • for P3 e Evans não for melhor que P6
  • for P4 e Evans não for melhor que P7
  • for P5 e Evans não for melhor que P9
  • for P6 e Evans não for pontuar

Assim fica claro que Evans só levaria a disputa para a etapa final se vencesse a Ogier – aqui não importando o resultado do francês, ou fizesse sete ou mais pontos que ele na Espanha.

Só que existe um outro fator: sendo pilotos da mesma equipe, Evans não superaria a Ogier, por ordens da equipe; provavelmente nem se Ogier tiver problemas na Espanha.

» Comparativo entre Ogier e Evans em resultados em 2021 e Títulos:

Sebastien Ogier
piloto da Toyota Gazoo

Ogier X Evans

7Títulos0
4Vitórias2
6Pódios5
34Especiais26
Elfyn Evans
piloto da Toyota Gazoo
São quase 1.500 biografias e estatísticas de Pilotos dos mais importantes Esportes a Motor no Mundo
699.131FJPB307.1

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=21653

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com