F2: Piastri coloca as mãos na taça de 2021

A disputa pelo Campeonato de Pilotos da Fórmula 2 só será decidida na etapa final, no próximo fim de semana, no circuito de Yas Marina, Abu Dhabi. Oscar Piastri é o maior favorito.

Mas – matematicamente falando – até mesmo o terceiro colocado hoje, o ex vice-líder Guanyu Zhou, tem chances, pois está à 64,5 pontos atrás de Piastri. Obviamente para ele levar a taça de campeão, apenas se conseguir fazer todos os 65 pontos possíveis (três vitórias, uma pole e três voltas mais rápidas). Mas ainda precisaria torcer para que Piastri não fizesse nenhum ponto.

Possível? Sim seria possível, mas nada provável, nada mesmo! Inclusive porque Piastri pontuou em todas as etapas, e na que menos pontuou – em Baku – ele fez nada menos que 21 pontos.

Robert Shwartzman, que alcançou a vice-liderança em Jeddah, está a 53,5 pontos de diferença, um pouco mais factível, mesmo assim Shwartzman nunca fez mais que 36 pontos numa única etapa, no caso também a de Baku.

Com sete maneiras diferentes de pontuar, fica um pouco difícil de fazer uma previsão de quais alternativas poderiam dar o título para Shwartzman, mas o que sabemos é que ele precisaria ganhar no mínimo a “feature race”, subir ao pódio nas duas “sprint races” e largar da pole, além de torcer para que Piastri não chegue melhor que oitavo nas corridas, nem leve a pole – que rende 4 pontos sozinha – coisa que Piastri já levou nas quatro últimas etapas.

Ou seja: matematicamente seria demais, e estatisticamente as chances jogam à favor de Piastri.

Mais de 100 Estatísticas e Curiosidades das principais categorias dos Esportes a Motor. Clique e confira tudo!

E sobre o vice-campeão e o terceiro colocado?

Aqui a briga fica muito intensa, com quatro pilotos com chances de disputar essas posições no final do campeonato, já que de Shwartzman e Zhou, até Dan Ticktum e Theo Pourchaire a diferença é de 34 pontos, portanto há chances para Ticktum ou Pourchaire disputarem até com maior facilidade a terceira colocação.

Estatisticamente falando a única real disputa deve ficar para a definição do terceiro colocado, e muito provavelmente entre Ticktum e Zhou, já que a diferença entre eles é de apenas 10,5 pontos.

» Confira a pontuação dos Top 5 no Campeonato de Pilotos:

São mais de 1.500 biografias e estatísticas de Pilotos das mais importantes categorias dos Esportes a Motor no Mundo
1.139.199FJPB1.355

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=22351

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com