As Escolhas do Editor de 2021

Nas Escolhas do Editor destacamos os Top 30 no Rank Geral, além dos Top 3 em cada uma das nove Categorias, mostrando os pilotos que mais pontos fizeram ao longo de 2021 no Rank do SuperSpeedway

Encerradas todas as temporadas das nove categorias que em 2021 fizeram parte do Rank de Pilotos do site SuperSpeedway, novamente partimos para compilar os dados dos resultados de cada um dos pilotos dessas categorias – e olhe que foram quase 360 pilotos no total. Lembrando que as Escolhas do Editor vão para aqueles pilotos que mais pontos acumularam ao longo das respectivas temporadas de 2021, conforme as regras estabelecidas pelo Rank de Pilotos.

Assim como já tínhamos feito no ano passado vamos, além de indicar os pilotos Escolhas do Editor, os Top 30 do Rank, apresentar também os Top 3 por Categoria, dando uma visão mais completa do que aconteceu em cada uma das nove categorias em que nosso parceiro o PilotosDB.com contabiliza os resultados dos pilotos ao longo dos últimos quinze anos.

A primeira das tabelas da Escolhas do Editor mostra os Top 30, exatamente os trinta melhores pilotos do ano de 2021, na ordem dos pontos obtidos ao longo dessa temporada.

Como dá para conferir aqui, a Escolha do Editor foi a do piloto holandês Max Verstappen. Ainda mais, desta vez ele terminou a temporada superando todos os seus próprios desempenhos anteriores no rank. Entretanto ficou aquém do recorde dos 129,68 pontos (que o espanhol Marc Marquez alcançou em 2019).

Interessante destacar que, na maioria das categorias ao longo de suas temporadas, o “melhor” piloto se torna o campeão. Isso não quer dizer que o Rank de Pilotos seja a ferramenta-oráculo para a decisão dos títulos.
Nesta temporada tivemos essa coincidência em oito das nove categorias. Apenas no DTM o campeão não foi o melhor, mas sim aquele que conseguiu manter uma grande consistência. Isso porque o Rank de Pilotos se utiliza de indicadores de excelência (vitórias, pódios, poles, Top 5, Top 10, voltas mais rápidas, quantas posições subiu em cada corrida, etc).
Nos 16 anos de existência do Rank de Pilotos, a maioria das Escolhas do Editor corresponderam aos respectivos campeões. Nos poucos casos (menos de 30% do total) em que os campeões não ficaram no Topo de suas categorias, eles foram os mais consistentes.

Já a tabela abaixo mostra os Top 3 em cada uma das categorias, lembrando que foram nove as categorias que monitoramos ao longo das temporadas dessas categorias em 2021.

Dois destaques desta tabela, e diametralmente opostas, foram os casos dos Top 3 da Nascar e da Fórmula E. Na Nascar tivemos a maior diferença de pontos entre o primeiro e o segundo – quase 40 pontos os separaram -, enquanto na Fórmula E tivemos a menor diferença, na verdade quase um empate triplo, entre os Top 3, com menos de 1 ponto entre o primeiro e o segundo.

Só para efeito comparativo. em 2020 a maior diferença foi na Fórmula 1, enquanto a menor foi na MotoGP.

Isto naturalmente acontece quando as disputas são mais ou menos acirradas, quando um piloto praticamente não tem um adversário à altura. Portanto isso deverá acontecer amiúde, embora não necessariamente repetindo as mesmas categorias.

Confira todos os detalhes, de todos os pilotos que pontuaram no Rank de Pilotos no ano de 2021 no site SuperSpeedway.

Confira também, e compare, como foram as Escolhas do Editor nas temporadas de
20202019 – 2018 – 2017
além das aprofundadas Análise da Temporada 2021 e 2020

866.688FJPB592.1

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=22526

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com