FIA muda pontuação para evitar vergonha de Spa

A FIA vai mudar o esquema de pontuação de corridas da Fórmula 1 que não terminem na distância regulamentar, evitando o fiasco da corrida de Spa no ano passado, encerrada só com 2 voltas.

Foi um dos piores momentos da categoria em seus mais de 70 anos de história, pois foram dados metade dos pontos regulamentares para todos os dez primeiros colocados – que não tiveram como tentar melhorar de posição já que ficaram essas 2 voltas atrás do safety car.

A primeira decisão define que uma corrida só será declarada como oficialmente realizada se tiver pela menos duas voltas sem o Safety Car à frente dos carros – o mesmo valendo seja um Safety Car real, ou um virtual.

Outra decisão foi de mudar o esquema de pontuação, dependendo do total de voltas (em percentagem) completadas sem o safety car.

Muitas dicas legais estão sempre aparecendo no Dica-Legal.com – venha conhecer, pois sempre tem muita informação importante para você usar no seu dia-a-dia no mundo atual!

A regra não é perfeita – a principal colocação é como passar ao público que um GP se completou em meras duas voltas – mas por outro lado não se dará a perda total dos gastos com a organização de um GP da Fórmula 1, por causas naturais.

Para corridas que terminem antes de 1/4 da prova, apenas os cinco primeiros pontuarão (sempre com pontos inteiros); de 1/4 à 1/2 da distância da prova os nove primeiros pontuarão; e com mais de 3/4 das voltas os dez primeiros pontuarão.

PosMenos de
25% das voltas
Entre 25% e
50% das voltas
Entre 50% e
75% das voltas
161319
241014
33812
4269
5158
646
735
823
912
101

A imagem de capa deste artigo é uma montagem, feita para aumentar a realidade da situação vivida pelos carros atrás do safety car e sob chuva constante…

Aqui você sempre encontra Dicas e Soluções importantes para suas viagens. E o melhor, com muitas Ferramentas e Dicas para você economizar muito nas suas viagens.

Mas esta não a única alteração no sistema de pontuação que a Fórmula 1 terá a partir de 2022. As corridas sprint, que serão três nesta temporada (Emilia-Romagna; Áustria e São Paulo) passarão a dar pontos de bonificação para os oito primeiros colocados, conforme a tabela abaixo:

PosPontosPosPontos
1854
2763
3672
4581

Esta última alteração, fará com que o máximo de pontos possível para um piloto amealhar em 2022 e além, seja de espantosos 622 pontos.

1.645.084FJPB1.258

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/fia-muda-pontuacao-para-evitar-vergonha-de-spa/

1 menção

  1. […] E por causa do atraso de 65 minutos para iniciar o GP, por causa da chuva persistente, e depois com a bandeira vermelha por causa da fortíssima batida de Mick Schumacher, os pontos corriam o risco de não serem dados de forma integral, mas sim pelas novas regras para 2022. […]

Comentários foram desabilitados.