F1: Análise dos Testes de Pré-temporada 2022

Encerrados os testes de pré-temporada da Fórmula 1, cujos últimos três dias aconteceram de quinta-feira até sábado, já dá para termos algumas pistas sobre como estará o grid.

Fica claro que a Ferrari parece que será a força da vez, mesmo levando-se em conta que não liderou nenhum dia. Mas foi consistente – 4 vezes dentro dos Top 5, e a quarta que mais voltas deu na pista. Em seguida aparece a Red Bull, aparecendo quase empatada com a AlphaTauri.

Mas a Mercedes, que aparece em quarto em nosso Indicador SS-TPT foi a que mais rodou entre todas as equipes, e provavelmente esteve escondendo o jogo de seu real desempenho.

Confira tudo o que rolou nos Testes de Pré-temporada e os Tempos de cada dia

Já Alfa Romeo, Williams e McLaren enfrentaram sérias dificuldades, e até mesmo a Alpine segue esse caminho. Em nosso prognóstico essas equipes, mais a Haas, deverão ficar no fundo da tabela no campeonato.

Lá no topo a briga vai ser melhor que a de 2021, com a Ferrari aparecendo muito bem, e muito melhor que ano passado. A Mercedes provavelmente superará até mais tranquilamente a AlphaTauri, embora esta deva ser a melhor equipe do pelotão intermediário.

Lembrando que os testes de pré-temporada são feitos para permitir os ajustes finos nos carros (suspensão, assoalho, motor, aerodinâmica, etc). Mas, além disso, temos que considerar que, além desses ajustes mecânicos, tem dois tipos de comportamento que várias equipes lançam mão, querendo jogar poeira nos olhos dos fãs, concorrentes e patrocinadores:
1) as que tudo fazem para parecer mais rápidas do que serão na verdade, e
2) aquelas que fazem exatamente o oposto, não querem dar bandeira mostrando a real performance de seus carros.
E para 2022 temos ainda a interferência de um novo carro, bem diferente dos carros dos anos anteriores.
Em razão desse jogo de pré-temporada nós elaboramos um índice próprio (que denominamos de SS-TPT, ou índice SuperSpeeday de Testes de Pré-Temporada, que leva em conta os dias em que as equipes lideraram, ficaram no Top 5, sua melhor posição nos dias dias de teses e o total de voltas. Cada um com um peso proporcional ao que permite “descobrir” a real condição de cada carro.

1.637.454FJPB1.313

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/f1-analise-dos-testes-de-pre-temporada-2022/

1 menção

  1. […] F1: Análise dos Testes de Pré-temporada 2022 […]

Comentários foram desabilitados.