F1: As provas Sprint mudam para 2022

A FIA confirmou de novo a realização de três provas Sprint para a temporada 2022 da Fórmula 1. Isso é uma das poucas coisas que permanecerão igual, mas há várias mudanças para este ano.

A primeira das três Sprint de 2022 acontecerá já neste fim de semana, junto ao GP da Emilia-Romagna, que acontece no circuito italiano de Imola. As outras duas acontecerão na Áustria (09/07) e no Brasil (12/11). Portanto apenas o GP de São Paulo terá a repetição da corrida Sprint, pelo segundo ano seguido.

O Que Muda?

Para começar o sistema de pontuação. Se em 2021 apenas os três primeiros ganhavam pontos de bonificação (3 – 2 – 1) para 2022 serão os Top 8 que sairão com bonificações. Serão distribuídos 8 pontos para o vencedor, 7 para o segundo, até o oitavo, que levará 1 ponto de bonificação. Esses pontos de bonificação valerão, como antes, tanto para os Campeonatos de Pilotos quanto o de Construtores.

O Pole Position, oficialmente falando, em 2022 será aquele que for o mais rápido do Q3 no Classificatório de sexta-feira. Isso independente da sua classificação pessoal na Sprint Race. Muito provavelmente, esse pole – agora oficial – não sairá da pole na corrida de domingo, cujo grid será definido integralmente pelos resultados completos da Sprint.

Lembrando que permanecem a não obrigatoriedade de pit stop na Sprint Race, nem seus resultados contam para nenhuma estatística da categoria, nem mesmo vitória, pódios, melhor volta, etc.

Qual será o Formato dos fins-de-semana com Sprint

  1. Manhã de Sexta-feira: Treino livre #1, de 60 minutos de duração
  2. Tarde de Sexta-feira: Classificatório com Q1 + Q2 + Q3
  3. Manhã de Sábado: Treino livre #2, de 60 minutos de duração
  4. Tarde de Sábado: Sprint Race, com 100 km de extensão que decidirá o grid do GP principal
  5. Tarde de Domingo: GP principal, com a extensão e pontuação normais
Mais de 100 Estatísticas e Curiosidades das principais categorias dos Esportes a Motor. Clique e confira tudo!
1.636.798FJPB1.493

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/f1-as-provas-sprint-mudam-para-2022/

3 menções

  1. […] Fórmula 1 – oficialmente está será marcada como sua única vitória em Interlagos, pois a sprint race não vale para os […]

  2. […] Os GPs marcados com (SR) são os que terão a corrida sprint em 2023 […]

  3. […] Sergio Perez ficando com o quarto tempo, mas já à 0,420s de diferença. Pelas novas regras das Corridas Sprint em 2022, esta classificação é a oficial para todos efeitos estatísticos da categoria, portanto Max é o […]

Comentários foram desabilitados.