Francesco Bagnaia alcançou o Grand Chelem no GP da Espanha da MotoGP, ao vencer largando da pole, com a volta mais rápida da prova e liderando todas as voltas, em Jerez de la Frontera.
Entretanto o piloto italiano só agora alcançou sua primeira vitória na temporada 2022 e, portanto, só chegou à sexta colocação no campeonato. Destaque para que, nas seis corridas em 2022, tivemos cinco vencedores diferentes.
O pódio espanhol ainda contou com as presenças de Fabio Quartararo, que assumiu a liderança no campeonato, e Aleix Espargaró. Depois chegaram Marc Marquez, Jack Miller, Joan Mir e com Takaaki Nakagami completando o Top 7 desta corrida.
A volta mais rápida desta corrida ficou com Bagnaia, completada em 1min37,669s – à uma velocidade média de 163,0 km/h, novo recorde da MotoGP no circuito de Jerez de la Frontera.

» Confira o resultado completo da prova:


No Campeonato de Pilotos Quartararo assumiu a liderança com 7 pontos de vantagem sobre Aleix, com Alex Rins, que não pontuou nesta prova, ficando em terceiro, agora empatado com Enea Bastianini.
» Confira os melhores no Campeonato de Pilotos:

Já no Campeonato de Equipes a liderança continua com o Team Suzuki, mas que perdeu 8 pontos para a Aprilia Racing, que por sua vez está sendo pressionada pela Yamaha MotoGP que já está a 2 pontos de diferença. Quem subiu quatro posições foi a Ducati Team, que chegou à 4ª colocação e já ficou à 9 pontos da Yamaha.
» Confira as melhores no Campeonato de Equipes:


Francesco Bagnaia leva a pole em Jerez
Francesco Bagnaia levou a pole para o GP da Espanha em Jerez, quebrando o recorde da categoria no circuito Angel Nieto. O novo recorde é de 1min36,170s à uma velocidade média de 295,0 km/h…
Fabio Quartararo e Aleix Espargaró vão dividir a primeira fila com o italiano, que terá três motos de marcas diferentes: Ducati, Yamaha e Aprilia. Já a primeira Honda no grid será a de Marc Marquez, que conseguiu o quinto tempo – míseros 0,096s atrás do tempo de Jack Miller. Ao lado dos dois estará Johann Zarco.
A terceira fila do grid contará com Takaaki Nakagami, Marco Bezzecchi e Joan Mir, com a Suzuki melhor colocada neste grid.

» Confira o grid completo da prova:


