MotoGP: Corridas Sprint em 2023

A DORNA e a FIM definiram que, a partir da temporada de 2023, a MotoGP terá corridas “Sprint” em todas as etapas. As “sprint race” serão realizadas aos sábados, depois das respectivas classificatórias.

A FIM emitiu um comunicado que detalha como serão desenvolvidas essas corridas curtas e como serão dadas suas respectivas pontuações. O horário das “sprint race” será sempre as 15:00 horas – no horário local – e serão sempre disputadas aos sábados.

A duração das “sprint race” será de aproximadamente metade da distância de um GP normal, assim como serão os pontos que serão distribuídos aos Top 9 da “sprint race” conforme a tabela abaixo.

As corridas “sprint” não valerão para a formação do grid, que continuará sendo definido pelo classificatório (Q1 + Q2) da parte da manhã. Lembrando que o resultado da classificação define o grid de largada de ambas as corridas de cada etapa, com isso quem fizer a pole largará nas duas corridas na frente do pelotão.

Pontuação1º = 122º = 93º = 74º = 6
5º = 56º = 47º = 38º = 29º = 1
Tudo sobre os Esportes a Motor
Fórmulas, Motos, Turismo, Rali e muita Estatística

Mudam alguns treinos livres. A partir de 2023 continuarão existindo os TL1 e TL2 nas sextas-feiras, mas que passarão de 45 para 60 minutos de duração.

Assim o TL3, a ser realizado na manhã dos sábados, será o equivalente ao TL4 de hoje, e que terá a duração reduzida para 30 minutos.

Como na F1 os resultados das corridas “sprint” só valerão pelos pontos distribuídos, porém as estatísticas de vitórias e pódios não serão afetadas pelos seus resultados.

São mais de 1.500 biografias e estatísticas de Pilotos das mais importantes categorias dos Esportes a Motor no Mundo

Vários pilotos não gostaram da ideia, dizendo não haver muito sentido em se arriscar a ficar fora da corrida principal por causa de um acidente maior (seja pelos estragos na moto, seja por ferimentos maiores no piloto).

A situação ainda ficou muito estranha quando a FIM informou que os resultados dessas “sprint race” não valeriam para compor as estatísticas dos pilotos. Isto é: se um piloto vencer uma “sprint race“, mas na “feature race” nem se classificar, o que ficaria para a história seria que o piloto não se classificou.

Mais de 100 Estatísticas e Curiosidades das principais categorias dos Esportes a Motor. Clique e confira tudo!
1.601.899FJPB1.1.107

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/motogp-corridas-sprint-em-2023/

1 menção

  1. […] duas semanas depois, no mesmo circuito português, com a grande novidade desta temporada: as corridas “sprint” que serão disputadas sempre aos sábados, com distância e pontuação cerca de metade da corrida […]

Comentários foram desabilitados.