FIA anuncia as equipes da F1 Academy

Praticamente um mês após anunciar a criação de categoria exclusiva para pilotas, a F1 Academy, a FIA confirmou nesta sexta (16/12) os nomes das cinco equipes que vão participar da temporada.

Todas elas são veteranas das categorias de base – F-2 e F-3 – o que deverá garantir uma solidez maior da nova categoria sobre a praticamente extinta W Series.

  • ART Grand Prix (Francesa)
  • Campos Racing (Espanhola)
  • Carlin (Inglesa)
  • MP Motorsport (Holandesa)
  • Prema Racing (Italiana)

Cada equipe terá três carros, fazendo um grid inicial de 15 pilotas para a temporada de 2023.

Agora só falta definir o Calendário e os nomes das Pilotas.

Muitas dicas legais estão sempre aparecendo no Dica-Legal.com – venha conhecer, pois sempre tem muita informação importante para você usar no seu dia-a-dia no mundo atual!

FIA cria a F1 Academy só para pilotas

A FIA já tinha anunciado em 18 de novembro, em Yas Marina, que a partir de 2023 estará criada a F1 Academy, uma categoria exclusivamente feminina, para dar mais condições de igualdade com os pilotos.

Com um nível de carros similar à da Fórmula 4, e com um grid já definido de 15 pilotas – divididas entre cinco equipes – terá como equipes apenas algumas das que já disputam a Fórmula 2 e a FIA F-3. O calendário, também não definido, será composto por sete etapas, provavelmente apenas dentro da Europa, compostas cada uma por três corridas.

A ideia é selecionar etapas que coincidam com a própria Fórmula 1, para melhorar ainda mais a visibilidade das jovens promessas femininas.

A F1 Academy utilizará um chassis Tatuus T421, que está sendo utilizado pelas F4 ao redor do mundo, com motores da Autotecnica, com potência de 165 CV, e pneus da Pirelli.

São mais de 1.500 biografias e estatísticas de Pilotos das mais importantes categorias dos Esportes a Motor no Mundo

Embora a Fórmula 1 subvencionará a nova categoria com 150.000 euros por pilota e por temporada, as pilotas terão que arcar com igual quantia. Mas a FIA garante que esse valor é apenas uma fração dos custos habituais numa categoria similar.

A categoria também deixou claro que a F1 Academy não chega em substituição à W Series, que deve voltar às atividades em 2023, se resolver seus problemas financeiros.

Lembrando que apenas a ideia foi acordada pela FIA e pela F1, entretanto não se sabe mais sobre as equipes, o calendário da temporada inaugural, menos ainda quais serão as pilotas que farão parte dessa categoria, nem se haverá uma pré-seleção, como aconteceu nas temporadas da W Series.

Tudo sobre os Esportes a Motor
Fórmulas, Motos, Turismo, Rali e muita Estatística
1.637.013FJPB1.559

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/fia-cria-a-f1-academy-so-para-pilotas/