Curtas da F-1

Aqui temos um resumo das principais notícias sobre a Fórmula 1 que estão sendo debatidas no paddock, e pela internet. Pequenas resenhas das notícias mais interessantes sobre a maior categoria dos esportes a motor.

Volte sempre, pois sempre teremos pequenos drops sobre a categoria máxima.


10/05 » Xangai ganha licença Grau 1

A FIA restaurou o circuito de Xangai à licença Grau 1 da entidade, permitindo que sejam realizadas corridas da categoria num circuito. No paddock se espera que o GP da China possa estar de volta ao calendário da Fórmula 1 na próxima temporada. Esse é o único circuito chinês a ter essa licença, obrigatória para que possa sediar um GP. A China esteve no calendário da F1 desde 2004 de forma contínua, até 2019. Por causa das restrições pela pandemia de Covid 19, desde então ficou de fora da categoria.


28/04 » TL1 de Baku termina com Verstappen na liderança

Único treino livre do GP do Azerbaijão terminou com Max Verstappen na liderança, com as Red Bull e as Ferrari intercaladas.

Charles Leclerc ficou à frente de Sergio Perez, e este à frente da Carlos Sainz Jr.

Fernando Alonso levou sua Aston Martin à oitava posição, enquanto as Mercedes não conseguiram fazer muito. Lewis Hamilton foi P11, enquanto George Russel não conseguiu passar da P17.

25/04 » FIA cria classificação para a sprint race em Baku Nova mudança que a FIA vai implantar para as “sprint races”, já começando com o GP do Azerbaijão desta semana, ainda trás dúvidas – até mesmo na programação do fim de semana. Será criada uma classificação específica para a corrida curta do sábado, com um formato que ninguém sabe qual será, mas que muito provavelmente pode ser o mesmo tradicional (Q1 + Q2 + Q3) só que com durações mais curtas. Nem mesmo o horário está definido, devendo ser oficialmente divulgado até a tarde desta terça-feira.

Provavelmente se manterá o TL1 e a Classificação para o GP na sexta-feira, enquanto a classificação da sprint poderá ser feita no horário originalmente reservado para o TL2, mas ninguém realmente sabe ao certo.

06/04 » Estreia de novo formato de classificação será em Imola

A FIA e a Pirelli definiram que o primeiro experimento de classificação será em Imola, perto do final de maio. Primeiro que serão reduzidos os jogos de pneus a cada equipe, dos atuais treze para apenas onze jogos. Depois na classificação será obrigatório usar os duros no Q1, os médios no Q2 e os macios no Q3. Nessa etapa todas as equipes receberão 3 jogos dos pneus duros, quatro dos médios e quatro de macios para todo o fim de semana. Haverá um segundo experimento, mas a FIA ainda não confirmou em qual etapa isso acontecerá.

05/04 » Norris critica os pneus Pirelli de 2023

O piloto da McLaren, Lando Norris, criticou duramente os pneus disponíveis nesta temporada, pois acha-os terríveis, não estando à altura da Fórmula 1.

Norris culpou os pneus da Pirelli pelo caos que foi o GP da Austrália, dizendo que são muito ruins de agarre.

O britânico insinuou que a especificação atual dos Pirelli de 23 polegadas não estavam à altura do que os carros da categoria precisam.

31/03 » O GP da Austrália pode virar noturno
Os organizadores do GP da Austrália, estão estudando as possibilidades de transformar seu GP num GP noturno. Como um resultado prático inicial praticamente ninguém mais teria que madrugar para ver treinos, classificação e a corrida.
O GP da Austrália é um dos mais complicados para ser visualizado, fora da Austrália, pelos telespectadores.

Além do mais toda a caravana de mecânicos e pilotos sofrem muito, por causa do”jet lag” muito alto, para poderem estar prontos e despertos em tão poucos dias de preparação.

No momento, entretanto, a organização diz não ter recursos para realizar as obras necessárias, e a forte ampliação do sistema de iluminação.

28/03 » Mercedes conhecia os limites do conceito do W14 antes do Bahrain
Logo após a classificação para a abertura da temporada, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse que a equipe já havia jogado a toalha em seu conceito de design e começaria a trabalhar em uma direção totalmente nova. Embora seus comentários após apenas uma única sessão tenham levado alguns a sugerir que a equipe estava agindo com pressa, desde então surgiu que a Mercedes sabia, muitas semanas antes, que precisava fazer algo diferente.

O diretor de engenharia da pista, Andrew Shovlin, revelou que a Mercedes chegou a uma conclusão sobre os limites do W14 no túnel de vento quando percebeu que as melhorias não estavam vindo tão facilmente quanto esperava.

22/03 » Hill diz que Max pressionará a Red Bull para tirar Checo do caminho

Na batalha interna pelo mundial de 2023 da F1, Damon Hill acredita que a política dos Verstappen vai ser jogada fortemente contra Perez. Perez é o único rival à altura de Max, mas os Verstappen não querem saber de luta justa, mas sim que a equipe alije Perez da disputa.

Hill crê que os Verstappen – que nem comemoraram a vitória do mexicano em Jeddah – farão pressão para que Perez não interfira no que consideram o direito holandês de mandar e ser o único apoiado pela equipe para garantir o terceiro título do holandês.

14/03 » Sainz acha que Ferrari vai melhor em outras pistas

Carlos Sainz Jr avaliou que a Ferrari pode jogar um “jogo melhor” para enfrentar a Red Bull nas futuras corridas da Fórmula 1, depois de não conseguir desafiar sua equipe rival de 2022 pela vitória no Bahrain, onde o espanhol ficou em quarto lugar – 48s atrás de Max Verstappen.

Esse desempenho, comparativamente ruim, levou o novo chefe da equipe, Fred Vasseur, a sair em defesa do carro de 2023, insistindo que uma configuração imperfeita era a responsável pelo déficit de ritmo, e não por um déficit fundamental no conceito geral do novo carro.

10/03 » Marko diz não querer polêmicas com a Aston Martin

O bocudo consultor da Red Bull, Helmut Marko, está tentando diminuir as bobagens que falou no domingo, dizendo que três Red Bull subiram ao pódio do Bahrain. Com isso queria dizer que o carro da Aston era uma cópia do da Red Bull.

Agora tenta amainar dizendo que foi apenas uma frase jocosa, e que a ida de alguns engenheiros de sua equipe para a rival, não significava nada em relação a uma possível cópia do projeto.

09/03 » Aston Martin diz que distância para a Red Bull é ainda substancial

O chefe da Aston Martin declarou que a distância para as performances da Red Bull ainda é substancial, a despeito do pódio que o espanhol Fernando Alonso obteve no primeiro GP da temporada.

Mike Krack disse que ainda tem que desenvolver o seus carros para se manter pelo menos como a terceira força nesta temporada.

08/03 » Hamilton acusa Mercedes de não escutá-lo

O piloto britânico crê que a Mercedes não escutou todas as suas recomendações ao longo da temporada passada e por isso seu carro de 2023 voltou a ser pouco competitivo.

Ele disse que teve experiência com os muitos carros que pilotou, e que sabia o que devia e o que não devia ser feito.

Agora ele considera que se trata de assumir a responsabilidade pelas decisões tomadas.

08/03 » Wolff diz que Mercedes deve decidir que projeto vai desenvolver

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse que sua equipe deve imediatamente decidir sobre em que direção de design deve tocar seu carro de 2023, já que ele alega que a equipe não pode dividir seus recursos por diferentes projetos.

Na primeira etapa de 2023 a Mercedes ficou atrás de Red Bull, Aston Martin e Ferrari, e isso pode afetar as chances da equipe em se reerguer de uma temporada de 2022 já ruim.

07/03 » Alpine duvida de Alonso por causa da idade do espanhol.

O chefe da Alpine, Otamar Szafnauer, que perdeu o bicampeão Fernando Alonso para a rival Aston Martin, e não se conforma ainda, pois achava que a idade do espanhol (41 anos) seria inadequada para conseguir uma performance boa,

Agora viu seu ex-piloto subir a seu 99º pódio, mas ainda continua declarando que não acredita no “velho” piloto.

07/03 » A própria Mercedes está consciente do naufrágio de seu novo carro

O diretor da Mercedes, Toto Wolff, não poupou as fortes críticas ao W14 após o GP do Bahrain e descreveu o fim de semana como um dos piores desde que está na equipe: um verdadeiro desastre que afetará a organização. Os alemães parecem ter cometido o erro de continuar com o mesmo conceito de ir sem pontões (side-pods), algo que para o austríaco considera que tem que mudar, se a equipe quiser disputar algo ainda nesta temporada.

1.601.959FJPB1.3.184

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/curtas-da-f-1/