Nascar pune Hamlin e 5 carros após Phoenix

A Nascar Cup anunciou nesta quarta-feira, graves punições para cinco pilotos e cinco carros, incluindo todos da Hendrick Motorsport, o de Justin Haley da Kaulig Racing e a Denny Hamlin.

A punição à Denny Hamlin foi a mais leve das punições anunciadas, e se tratou da confissão pública, numa rede social, do próprio Hamlin, de que teria intencionalmente bloqueado o carro de Ross Chastain, na prova de Phoenix, na parte final da corrida, prejudicando o seu concorrente. Hamlin perdeu 25 pontos e ainda foi multado em US$ 50.000.

O interessante é que a própria Nascar, em seu comunicado, declarou que ela tinha considerado a ação de Hamlin como de incidente de corrida, e só resolveu agir pois a situação se tornou pública pela confissão do piloto.

É a situação de sempre, na Nascar: tudo é situação de corrida, só sai punição se houver troca de sopapos, ou uma irregularidade técnica flagrante. Os pilotos podem fazer de tudo que a turba “urra”, inclusive alguns fãs da categoria, que “passam o pano” nessas situações.

Confira os Campeonatos de Pilotos e Equipes; as Temporadas; as Estatísticas dos Pilotos e os PlayOffs

Mas a Nascar deu punições muito mais severas para os casos da Kaulig e da Hendrick, porque eles alteraram um componente de fornecedor único, no caso as chamadas “hood louvers” ou persianas do capô – usadas para remover o ar quente que sai dos radiadores.

Por essa ação todos os pilotos oficiais da Hendrick na prova, Kyle Larson, William Byron e Alex Bowman, e o piloto da Kaulig, Justin Haley, foram punidos com a perda de 100 pontos, além da perda de 10 pontos de PlayOffs. Neste caso as equipes também perderam os mesmos 100 e 10 pontos de seus pilotos, além de que os seus chefes de mecânicos terem sido banidos pelas próximas quatro etapas da temporada.

Com isso o Campeonato de Pilotos e o de Equipes sofreu uma grande modificação.

Hamlin caiu de 4º para 12º no campeonato. Larson caiu de 3º para 32º, Bowman perdeu a liderança e caiu para 23º, Byron caiu para o 29º lugar e Haley caiu para o último lugar (mas ainda está devendo 40 pontos para a Nascar).

Mais de 100 Estatísticas e Curiosidades das principais categorias dos Esportes a Motor. Clique e confira tudo!
1.601.916FJPB1.510

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/nascar-pune-hamlin-e-5-carros-apos-phoenix/