ACO anuncia criação da Asian Le Mans Series (Asian LMS)

O Automobile Club de l’Ouest (ACO), organização responsável pela realização do Mundial de Endurance, da European Le Mans Series e da American Le Mans Series, anunciou nesta quinta-feira a criação de uma nova categoria Asian Le Mans Series.

Com um calendário de seis etapas, o campeonato asiático será disputado a partir de 2013, inicialmente com provas de três horas. Em 2014, a duração decada uma das provas subirá para quatro horas.

A categoria terá uma estrutura semelhante à European Le Mans Series. Serão quatro classes – LMP2, GTE, GT3-C e Formula Le Mans (FLM) – e ao menos um asiático terá de ser incluído na linha de pilotos de cada carro. Além disso, os vencedores das classes LMP2, FLM e GTE ganharão inscrições para as 24 Horas de Le Mans – o time da FLM terá que usar um protótipo P2.

O circuito de Zhuhai na China receberá a prova de abertura do campeonato. Em seguida, o calendário terá Xangai, Ordos, na Mongólia, e outro destino, ainda a ser anunciado, na China. A temporada então será encerrada em Fuji, no Japão, e Sentul, na Indonésia.

A ideia do campeonato, segundo o presidente do ACO, Pierre Fillon, é expandir o endurance para os mercados emergentes na Ásia, em especial a China.

“As corridas permitirão que as montadoras demonstrem a confiabilidade de seus carros, melhorem sua imagem e exibam a solidez de suas novas tecnologias nestes mercados”, argumentou Fillon.

“O ACO tem sempre se concentrado no desenvolvimento a longo prazo, um argumento recorrente no continente asiático. O objetivo do Automobile Club d’Ouest é não visitar um continente uma ou duas vezes por ano, mas construir uma base sólida a longo prazo”, acrescentou o diretor de desenvolvimento internacional do ACO, Remy Brouard.

1.614.969FJPB1.14

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/aco-anuncia-criacao-da-asian-le-mans-series-aslms/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.