Villeneuve diz que Raikonen está atrás de Grosjean, será?

Nesta sexta-feira o padock em Valência, na Espanha, escutou a declaração do ex-campeão da Fórmula 1, Jacques Villeneuve, que dizia com todas as letras: Kimi Raikkonen está quase sempre atrás de Romain Grosjean, e portanto deverá ser dispensado pela Lotus, até o final da temporada.

O canadense é conhecido por ser bastante amargo, e destilar sempre boas porções de veneno, para todo o lado. Algumas vezes até que tem alguma razão, mas neste caso dos dois ex-pilotos da F-1, ambos retornando à categoria nesta temporada, parece que ele não lê as estatísticas de montão, matéria prima do SuperSpeedway.

Então vamos aos números frios, de todos os ângulos possíveis, que todos encontram no Site dos Campeões:

1. Começando do começo – como eles vão nas classificações:

Aqui fica claro que Romain Grosjean é melhor, sim, que Kimi Raikkonen. Simplesmente o placar está 5 X 2 para o francês. Mais ainda, a posição média de largada de Grosjean é perto do sexto lugar, a de Raikkonen é em torno do nono lugar.

Veja mais detalhes em Melhores Voltas de Qualificação por Equipes

2. Estatísticas de Chegadas na temporada – resultados finais nos GPs:

Aqui o jogo empata um pouco, mas ainda há uma pequena vantagem para o francês. Os dois subiram ao pódio duas vezes cada um, ambos obtiveram um seggundo e um terceiro lugares. Grosjean tem um quarto e um sexto lugares, enquanto Kimi tem um quinto, um sétimo, um oitavo e um nono lugares. E na melhor posição de largada Grosjean tem um terceiro, mas Kimi está encostado, tendo um quarto lugar como melhor posição de largada.

Veja mais detalhes em Estatísticas dos Pilotos por Temporada desde 2001

3. Rank dos Pilotos – matemática pura, focada em resultados:

Aqui o jogo vira, e bastante, para o lado do finlandês, que tem demonstrado realmente ter bons resultados finais, comparativamente aos de seu companheiro de equipe. No Rank II de Pilotos do SuperSpeedway Kimi tem 35,71 pontos, contra 29,00 de Grosjean. Vendo os resultados que eles têm, fica claro quem leva vantagem, e onde. Total de pódios (2 Kimi x 2 Grosjean), Top 5 (3 x 3), Top 10 (6 x 4), Voltas mais Rápidas (1 x 1), Quantas vezes Liderou (2 x 1), Quantas Posições Subiu (25 x 13).

Uuau este último indicador está mostrando muita coisa: que Kimi realmente subiu mais entre o grid e a bandeira quadriculada – obviamente porque obteve quase os mesmos resultados, saindo – em média – 6 posições atrás de Grosjean. Mas o que importa para o campeonato são as posições de chegada, não as de largada.

Veja mais detalhes em Rank de Pilotos da Fórmula 1

4. Pontuação no Campeonato – simples assim:

Tudo muito bem, tudo muito bom. Aprendemos também que o SuperSpeedway é o site perfeito para quem fazer análises consubstanciadas das principais categorias. Mas o que importa mesmo é … Quem Pontua Mais?

Aqui fecha tudo o que foi visto acima, coroando as estatísticas com o resultado atual no campeonato. E aqui, no que importa, no que define quem é (será) o campeão, quem será o vice, o terceiro, e assim por diante, o comparativo mostra que Kimi não está atrás de Grosjean. Kimi acumula até agora 55 pontos (e está na sexta posição do campeonato) enquanto Grosjean tem 53 pontos (e está na sétima colocação).

É pouca a diferença não é? lógico que é, mas Kimi está à frente, não atrás, de Grosjean. Simples assim!

Veja mais detalhes em Classificação dos Pilotos da F-1

E sobre o futuro? bom aqui as nossas estatísticas não podem prever plenamente o futuro de ambos, nem mesmo quem ficará melhor classificado ao final das vinte etapas de 2012, mas tudo leva a crer que ambos ficarão ainda, por um bom tempo, com resultados próximos. Para um futuro mais distante, se Grosjean parar de ter tantos enroscos nas largadas, tudo leva a crer que poderá estar disputando, de verdade, um título na F-1, em até uns 2 anos.

Mas… lembre-se… Kimi Raikkonen já foi campeão. Este prêmio máximo ele já alcançou. Grosjean pode chegar lá também, pois velocidade e arrojo é com ele.

 

1.638.566FJPB1.7

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/villeneuve-diz-que-raikonen-esta-atras-de-grosjean/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.