Hamilton e Kovalainen chegam aos 100 GPs na Alemanha

Inglês Lewis Hamilton

Dois pilotos da Fórmula 1 vão atingir, neste próximo fim de semana, no GP da Alemanha, que será disputado no circuito de Hockernheim, a marca histórica de 100 GPs disputados. E as coincidências nas carreiras dos dois pilotos não para por aí.

Tanto o inglês quanto o finlandês começaram a correr na F-1 no mesmo GP – e mais – no mesmo ano. Foi no GP da Austrália de 2007. Ambos nunca perderam um único GP desde então e só venceram correndo com carros da equipe McLaren.

Eles tomaram pelo menos uma vez cada uma das melhores posições nos GPs: vitória, segundo, terceiro, quarto, quinto e sexto lugares, ambos fizeram poles e também melhores voltas, nesses 99 GPs que já disputaram, até o de Silverstone.

Mas há diferenças grandes entre eles, basicamente sobre os números em suas estatísticas. Vitórias Hamilton já conta com 18 em seu histórico, Kovalainen venceu apenas uma única vez. Hamilton já subiu ao pódio em 46 oportunidades, já Kova apenas 4 vezes. Além da idade, já que Kova é 3 anos mais velho que Hamilton.

Finlandês Heikki Kovalainen

As diferenças também se vêm nas poles (21 x 1), e nas melhores voltas (11 x 1). Pontos acumulados na carreira, então é gritante diferença entre eles: 864 estão na bagagem do inglês, já a malinha de Kova “só leva” 105 pontos.

Mesmos com números tão discrepantes e cada um ao seu modo, Hamilton e Kova amargam – nas últimas três temporadas – seus piores desempenhos na F-1.

Basicamente Hamilton pela perda de seu controle emocional, que o levou a muitas batidas nesses anos, desde 2010. Kovalainen por ter que se contentar em correr por equipes que não tem carros para disputar uma F-1 de verdade.

Mas ambos estão demonstrando um empenho melhor que seus companheiros, e Kova até mesmo mostra que não merece correr pela Caterham – merece uma chance numa equipe melhor que a fraquíssima Lotus / Caterham destas últimas temporadas. Quem sabe uma Sauber ou a nova Lotus, ou mesmo na Williams.

Com cabeça no lugar (Hamilton) e melhor carro (Kova) os dois poderão demonstrar novo vigor e desempenho na próxima temporada.

Para saber mais sobre estes quase iguais, siga os links abaixo:

» Ficha Técnica de Lewis Hamilton

» Ficha Técnica de Heikki Kovalainen

» Desempenho dos Pilotos na Fórmula 1

» Biografia de Lewis Hamilton

» Biografia de Heikki Kovalainen

 

1.637.459FJPB1.5

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/hamilton-e-kovalainen-chegam-aos-100-gps-na-alemanha/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.