José Carlos Pace

José Carlos Pace no GP do Brasil de 1975

O brasileiro José Carlos Pace começou um pouco diferente dos demais grandes pilotos do automobilismo de ponta. Ele não passou pelo Kart, começando correndo na Fórmula Vee Brasileira, onde disputou 12 provas nos anos de 1967 e 1968. Depois ele passou o ano de 1969 fora das pistas.

Pace então estreou no automobilismo internacional no ano de 1970, disputando a Fórmula 3 Inglesa. Ele já se sagrou campeão naquele mesmo ano, começando uma grande carreira que o levou, em 1972, para a Fórmula 1.

Em 1971 foi para a antiga, e extinta, Fórmula 2, de onde foi convidado pela Ferrari para disputar o campeonato de protótipos. Quase que simultaneamente começou a correr também na Fórmula 1, onde entrou em 1972 pela equipe March. Nessa temporada de estréia na categoria máxima do automobilismo, seu melhor resultado foi um quinto lugar, obtido no GP da Bélgica.

Em 1973 mudou para a equipe Surtees, onde obteve sua primeira – e única – pole na categoria. Novamente trocou de equipe antes da metade da temporada de 1974. Pela Brabham conseguiu seu melhor resultado até então: um segundo lugar, no GP dos EUA.

Na temporada de 1975 conseguiu seu melhor resultado no campeonato de pilotos, com o sexto lugar. Também foi nesse ano conseguiu sua primeira – e também única – vitória na Fórmula 1, e logo no seu GP caseiro, o do Brasil.

O que parecia ser o real começo de sua merecida ascenção na Fórmula 1, a temporada de 1976 se mostrou muito ruim, pois a Brabham trocou seu fornecedor de motores, a Ford, pela Alfa Romeo. Mas esses novos motores apresentaram inúmeras quebras, o que forçou o abandono de Pace em diversas provas.

Começou sua temporada de 1977 até que bem, com um segundo lugar na Argentina, mas em seguida abandonou no Brasil e na África do Sul, sua última corrida em vida.

Pace morreu num acidente aéreo, no dia 18 de março de 1977, quando viajava num pequeno monomotor, mas que bateu na Serra da Cantareira, divisão entre os municípios de São Paulo e Mairiporã.

Em sua homenagem, o Autódromo de Interlagos foi batizado de Autódromo José Carlos Pace.

 

» Veja abaixo um resumo biográfico do piloto:
Nome da pilota: José Carlos Pace
Nome mais conhecido: Moco
Data de nascimento: 06/10/1944
Onde nasceu: São Paulo (Brasil)

Última categoria: Fórmula 1 (1977)
Outras categorias: F-3 Inglesa, F-2 Europa

Destaques da carreira:
1967: terceiro na Fórmula Vee Brasil
1970: terceiro na Fórmula 3 Inglesa
1972: segundo na Fórmula 1 Victory Race
1973: segundo na 24 Horas de Le Mans – S 3.0

Total de Campeonatos: 0 (zero)
Total de Vitórias no Automobilismo: 5 (cinco)
Pace também subiu ao pódio em 21 ocasiões diferentes, por 4 vezes largou da pole e em 11 oportunidades fez a volta mais rápida de uma prova.

Você pode conhecer a biografia de mais de 1.080 pilotos visitando o site PilotosDB.com

» o link é este aqui: http://www.pilotosdb.com

1.639.142FJPB1.6

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/jose-carlos-pace/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.