Chase 2013 – Predição do Blog

Chase 2013

Esta é a Predição do Blog SuperSpeedway para o Chase 2013 da Sprint Cup

» atualizada após a 35ª etapa (Phoenix – 10/11/2013)

O Chase 2013, que serve para a Nascar decidir a disputa do Título de Campeão de 2013, alcançou a nona etapa, chegando assim a sua reta final.

Esta, obviamente, será nossa última predição do ano – que começamos em 10 de agosto -, já que no próximo domingo acontecerá a grande final, em Homestead.

E na etapa de Phoenix finalmente aconteceu a definição, pelo nosso Oráculo Mor, e da dupla de pilotos que anteriormente aparecia como os favoritos – Jimmie Johnson e Matt Kenseth -, apenas Johnson deve levar o título.

Nosso Oráculo considera que estão descartadas todas as possibilidades de que Kenseth consiga ultrapassar a Johnson, que – com a ajuda do péssimo resultado de seu único oponente – livrou 28 pontos de vantagem. Assim ele pode chegar em 23º e mesmo assim será o campeão.

Matematicamente Kenseth ainda pode ter a sorte que lhe faltou                 neste domingo, inclusive porque nesta temporada, por cinco vezes, Johnson ficou além do 23º lugar – e tudo pode acontecer numa final da Nascar.

Na tabela abaixo preste atenção para a coluna “Chega Até?”. Nela nosso Oráculo Mor (ou Gran Bruxo, como queiram) faz sua predição sobre qual a melhor posição que cada piloto poderá chegar até a 36ª etapa – a última antes da decisão final do título da Sprint Cup 2013.

Note que tudo isso são predições nossas, e são baseadas em alguns cálculos estatísticos. Se você quer saber COMO fazemos esta Bruxaria, veja mais abaixo, no tópico Como Isso é Calculado.

— Como isso é calculado ————————————————–

Baseado em números e nas estatísticas relevantes, sobre os doze do Chase, o Blog do SuperSpeedway tenta indicar quem AINDA TEM CHANCES de levar o título desta temporada da Sprint Cup.

Na tabela acima, o resultado final de nossa predição matemática está indicada na última coluna (TÁ NO PÁREO?). Se aparecer um SIM, num fundo azul, quer dizer que nosso oráculo considera que o piloto ainda tem chances de ser o campeão da temporada. Se entretanto aparecer um NÃO, num terrível fundo avermelhado, quer dizer que suas chances se desfizeram no ar. Quase nada – exceto alguma catástrofe terrível, com alguns de seus oponentes – poderá reverter a sorte do infeliz…

O que levamos em Consideração:

  • a pontuação atual de cada piloto;
  • a diferença entre cada piloto e o líder;
  • o número de provas que ainda faltam para o fim do Chase;
  • o número de vitórias que o piloto acumulou no campeonato;
  • o número de classificações dentro do Top 5 acumuladas no campeonato;
  • o resultado da última prova disputada no Chase;

 

by Panizo

FJPB5

Link permanente para este artigo: http://www.esportesmotor.com/?p=3604

6 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Ouvi falar que para 2014 mudou muita coisa, agora quem vence 1 prova já está no Chase, etc. Ficou melhor ou piorou?

    1. Luiza, minha opinião sincera? não sei dizer, mas….
      pode ser que pelo menos dê um maior valor para as vitórias (se o Galvão, o Bueno, narrasse a Nascar já teria dito que não dão valor para a vitória, que quase é o mesmo chegar em 1º ou em 5º, isso tem que mudar!). Nesse prisma, o novo método é melhor, pois – possivelmente – todos que vencerem estarão no Chase na 27ª etapa.

      Só vamos ter que verificar se, perto do fim da fase 1, quem não tiver vencido ainda, não ficará tentado a tirar os “inimigos” das corridas, dando os famosos totós – totalmente permitidos na Nascar – para conseguir a vitória nem que seja na marra.

  2. Mas como dizer que Newman e Kahne não teem mais chances de ser campeões?

    1. Nunca falamos isso. Matematicamente ambos poderiam chegar lá, mas…
      A estatística é uma ciência que determina – entre outras coisas – as chances de algo acontecer, baseado numa série anterior de fatos relacionados. Nessa situação, ele poderão até chegar à frente de outros, que nem venceram ainda, mas …
      Nada indica que eles possam superar, em condições normais, aos – por exemplo – quatro melhores colocados, que tem mais vitórias, e/ou mais pontos que os normalmente obtidos pelos dois citados.
      É só isso, pura estatística, quase sempre dá certo, e dificilmente o último vai chegar em primeiro, mas…

  3. Não entendi uma coisa, a ordem na tabela não bate com as possibilidades dele chegar ao topo. Porque?

    1. As duas colunas não tem muita coisa a ver uma com a outra. A primeira sempre mostra a ordem da classificação atual dos pilotos. Já a “Chega Até?” indica até que posição cada piloto poderá chegar na disputa pelo título. Essa coluna leva em conta todas as demais, e é nossa predição estatística do que pode ser o resultado final do Chase.

Deixe uma resposta

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com