Chase 2015 – Predições do Blog

Chase da Nascar 2015

Chase da Nascar 2015

Chase da Nascar 2015

Atualização de 13 de setembro:

Tendo sido finalmente completada a fase inicial – com a realização da 26ª etapa da temporada deste ano da Nascar Sprint Cup em Richmond, encerramos esta versão do nosso sistema de predição do Chase.

Neste ano desenvolvemos um cálculo estatístico mais complexo que os das versões anteriores, levando em conta quatro indicadores* que, juntos, permitem-nos tentar dar uma porcentagem muito mais próxima da chance real que cada um dos pilotos – selecionamos os 30 pilotos melhor classificados no Campeonato de Pilotos até a etapa anterior -, deve esperar sobre sua possível entrada no Chase deste ano.

E acertamos todas as predições na mosca, já que nenhum novo vencedor apareceu na última etapa para alterar o quadro e tirar Clint Bowyer do Chase.

Vamos deixar assim, para vocês verem e reverem como chegamos no acerto das definições finais da Nascar, para esta temporada.

» passe a acompanhar a definição final do Chase 2015 aqui!

 

Análise da Semana

Até o presente momento, com a 25ª etapa (e penúltima da fase pré-Chase) da temporada já disputada, a tabela acima mostra todas as chances de cada um dos Top 30, incluindo Kyle Busch – que só retornou às pistas a partir da 12ª etapa.

Simplesmente falando podemos dizer que quatorze pilotos já carimbaram o passaporte para o Chase 2015 até agora – isto é: já estão garantidos dentro do Chase -, e que agora só falta definir as outras duas vagas, na fila para receber o carimbo.

Classificado por enquanto, mas na bolha por causa de Kyle Busch, se encontra Aric Almirola. Então ele precisa se esforçar mais, pois tem um dos menores rendimentos entre os dezessete primeiros colocados na tabela de pontuação. Mas ele pode tentar se livrar da situação se melhorar suas classificações – melhor ainda se superar também o 14º colocado, no momento Paul Menard, para se garantir por pontos.

Por enquanto está com uma boa margem de segurança de passar ao Chase – com 84% – o sem vitória Clint Bowyer – já que tem boa pontuação e bom retrospecto nos resultados obtidos até aqui.

Serão dezesseis os pilotos que passarão ao Chase, a partir da 27ª etapa (Chicagoland, em 20 de setembro). Com isso, do 16º colocado (Aric Almirola) para trás, no momento não há mais chances matemáticas, mas ainda há esperanças: a de vencer a próxima prova e/ou melhorar substancialmente sua performance no Campeonato, passando a ter um resultado dentro do Top 10 e principalmente do Top 5, na derradeira etapa de definição, a 26ª etapa.

 

——————————————————————————————————–

Comentários adicionais:

A terceira forma diferente da Nascar para a disputa do Chase só vai se encerrar após a 36ª etapa da temporada. Mas na tabela acima você poderá ir acompanhando as variações das chances de cada um dos 25 melhores classificados na fase inicial, que é composta pelas 26 primeiras etapas da temporada. Apenas os 16 melhores – os 16 do Chase dentro das Regras da Nascar -, é que vão disputar o título da temporada.

Alguns já estão totalmente garantidos no Chase 2015 (aparecem na tabela com a chance de 100%), mas outros já não têm chances matemáticas de entrar. Mas como uma única vitória já quase dá a certeza da garantia de carimbar o passaporte para o Chase, uma ou outra  surpresa poderá acontecer até a etapa de Richmond, em 12 de setembro. Então volte aqui a cada etapa que o Chase avança, e saiba como ficaram as chances de cada piloto após cada nova etapa.

* os indicadores-base de nossos cálculos estatísticos são:

1. o número de vitórias (lembrando que 1 vitória praticamente define os que entrarão no Chase, mas duas é a certeza absoluta dessa entrada);
2. o total de Top 5 e Top 10 – com pesos obviamente diferenciados, maior para o Top 5 – que cada piloto já conquistou na temporada 2015;
3. uma soma ponderada desses três parâmetros, com viés de porcentagem sobre as chances que um piloto com tais indicadores passe para as fases eliminatórias do Chase;
4. quantas vagas faltam comparativamente ao número de pilotos dentro do Top 16

— FJPB —

1.644.609FJPB1.9

Link permanente para este artigo: https://www.esportesmotor.com/chase-2015/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.